
Para Suzana C., o primeiro contato com o mundo dos concursos deu-se por conta da sua atividade profissional da época: tradução e revisão de textos. Trabalhando aqui no Gran no exercício de transcrição de aulas, ela conta como se interessou pelas lições e como se percebeu aprendendo muitas coisas novas.
Até então, Suzana C. não tinha ativamente considerado o serviço público como a sua imediata escolha para o futuro. Na época, ela estava realizando a sua segunda graduação.
No entanto, apoiada pela sua família, ela decidiu ingressar nesse novo caminho depois da experiência de transcrição de materiais, passando a se dedicar exclusivamente aos estudos.
“Pude me dedicar exclusivamente aos estudos. Voltei à casa de minha família, sou solteira e sem filhos. À medida que fui criando a rotina, fui notando a necessidade de alimentação e exercícios, então minhas outras atividades eram exercício físico e alguns períodos de lazer. Estudava durante o dia quase todo, e aos fins de semana, revisava e fazia provas.”
Apesar de não precisar lidar com conciliações, a trajetória de Suzana C. foi marcada por dificuldades na construção do hábito de estudos e também das ansiedades e incertezas que surgem com o passar do tempo. Algumas delas são: será que estou fazendo o suficiente? Será que vai demorar para ser aprovado? Será que vou ser aprovado?
No entanto, apesar de todos os desafios, Suzana C. apostou na organização e no equilíbrio e os resultados logo se seguiram.
Afinal, ao realizar o Concurso TSE Unificado, ela conquistou o cargo de Técnico Administrativo para o Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo, um ano e meio após iniciar os estudos específicos para este certame!
“A mudança de vida que a aprovação me trouxe foi gigantesca. Nunca tive um emprego que pagasse mais do que um salário mínimo, então agora posso ter a vida que sempre sonhei; além de poder ajudar minha família, mesmo que de longe. Sinto que sou capaz, que tenho a força necessária, que posso realizar meus sonhos. Eu me vejo de forma diferente e sei que sou vista assim também.”
Como o Gran participou desta vitória?
Suzana C. apostou no Gran como principal parceiro de estudos desde o início, há cerca de três anos, quando começou estudando com foco em concursos da área fiscal.
Assim, quando mudou a rota e começou a focar em Tribunais, o Gran também esteve ao seu lado, facilitando a transição de foco!
Abaixo, Suzana C. contou um pouco mais sobre como é ser Gran Aluna. Confira!
“O Gran é uma certeza na vida no concurseiro, porque vai dizer exatamente o que estudar, inclusive na ordem que o edital coloca. Ele te passa a segurança de estar estudando tudo o que pode ser cobrado, com alguma margem de erro caso a banca decida inovar, então saber que basta seguir a ordem do que me está sendo proposto é uma tremenda ajuda. Usei, além dos pdfs (e os sintéticos, em alguns casos), o banco de questões e os vídeos (quando algum assunto não ficava claro).”
Acompanhe todas as notícias sobre o Concurso TSE Unificado
Clique aqui para seguir o canal do Gran no Whatsapp!
Destaques: |
Panorama dos Concursos 2025: o MELHOR ANO da história para os concurseiros
Novos editais estão saindo todos os dias e é só o começo: o número de vagas previstas para concursos federais é o maior dos últimos 10 anos!
No total, são mais de 120 mil oportunidades de ingressar no serviço público em todas as esferas ainda em 2025.
Confira no Panorama 2025 quais são os maiores concursos do país, as vagas disponíveis, as melhores carreiras e as excelentes oportunidades que o mundo dos concursos tem para você e como se preparar para elas! Construa seu futuro desde já!
A partir de 30 de junho, você terá acesso a dicas dos nossos especialistas sobre o que estudar, como estudar e quando agir para conquistar sua aprovação.
Preencha o formulário abaixo ou INSCREVA-SE AQUI e garanta sua vaga no MAIOR evento para concurseiros do Brasil. Participação 100% gratuita e totalmente online!
Dicas e táticas de estudos de Suzana C.
Em cada dia dedicado à preparação para concursos, Suzana C. cresceu não apenas no conhecimento do conteúdo, mas também como concurseira.
Assim, ela aprendeu a importância do equilíbrio entre estudos teóricos e técnicos, contabilizando centenas de questões e dezenas de simulados para o Concurso TSE Unificado!
Para os concurseiros que seguem na trajetória de aprovação, Suzana C. compartilhou alguns dos conhecimentos inestimáveis que obteve em sua própria caminhada:
“Montar um cronograma eficiente é o mais importante. Não adianta estudar 10h de Direito Constitucional por semana se não são feitas revisões ou exercícios. O aprendizado sempre precisa da memorização. Importante também ter uma rotina: quando seu cérebro sabe o que será feito no dia seguinte, é menos uma coisa pra se preocupar. Ele já vai estar pronto quando você sentar pra estudar. E, por fim, é preciso saber qual a melhor forma de produzir mais. Seja fazendo um intervalo a cada 2h, ou a cada 30 minutos, qual a maneira mais eficiente de aproveitar seu tempo?”
Quer ficar por dentro dos concursos públicos abertos e previstos pelo Brasil? Clique nos links abaixo:
Receba gratuitamente no seu celular as principais notícias do mundo dos concursos. Clique no link abaixo e inscreva-se:
Participe da conversa