No dia 17 de julho, foi publicada no Diário Oficial da União a terceira retificação do edital do Concurso Nacional Unificado (CNU). O documento trouxe mudanças importantes, como a atualização das regras sobre a alimentação dos candidatos durante as provas, além de alterações nos requisitos de alguns cargos e mudanças em determinadas especialidades.
O prazo para se inscrever no chamado Enem dos concursos terminou no dia 20 de julho, conforme previsto no cronograma oficial.
Clique aqui para saber tudo sobre o concurso CNU
Edital CNU retificado: o que mudou
A terceira retificação do Concurso Nacional Unificado trouxe os seguintes pontos:
Foi incluído o subitem que aborda sobre as condições para a alimentação dos candidatos durante à realização das provas do CNU.
O cargo Analista do Seguro Social na especialidade serviço social do bloco 1 passa a ter a lotação em Superintendência Regional Sudeste III (MG/ES) e Regional Sudeste II (MG/ES).
No bloco temático 1, o cargo de Fisioterapia (B1-07-O) passa a ter a especialidade de fisioterapia adulto.
O cargo de Pesquisador em Saúde Pública mudou a pontuação de títulos. Agora passa a ser somente especialização na área com 5 pontos.
O cargo de Tecnologista em Pesquisa e Investigação Biomédica passou a ter mais possibilidades de especializações que podem ser usadas como prova de títulos.
O cargo de Pesquisador em Saúde Pública do CNU passa a exigir acréscimo de formação específica de acordo com a especialidade.
Os cargos de Pesquisador e Tecnologista da (C.AER) passam a ter fase de títulos. Serão aceitos especialização e doutorado.
O cargo de Engenharia no Comando da Marinha passa a ter as especialidades de engenharia eletrônica e de telecomunicações, além de engenharia elétrica e de telecomunicações.
O cargo de Técnico em Regulação de Aviação Civil passa a aceitar como prova de títulos o certificado de TOEFL/34, IELTS/4 e cambridge/PET.
Veja a retificação CNU na íntegra
Reforma administrativa
O modelo do Concurso Nacional Unificado pode ter impacto na reforma administrativa.
Segundo o relator da reforma administrativa, Pedro Paulo (PSD/RJ), a ideia é ter um Estado mais eficiente. Veja a declaração:
“A questão da identidade única, do ato digital obrigatório, de todo ato no serviço público ser digital e rastreável. A gente está trazendo tema da meritocracia, de planejamento estratégico, indicadores, bônus para servidores que baterem metas. Nós estamos trazendo a questão também no serviço público do concurso nacional unificado para estados e municípios, além do Enem nacional”, afirmou.
As propostas serão apresentadas a partir de agosto, depois do recesso parlamentar. O deputado garantiu que a reforma administrativa não vai retirar direitos dos servidores.
Entre agora no canal de notícias oficial do CNU. CLIQUE AQUI e não perca nenhum detalhe sobre o Enem dos Concursos
Resumo do concurso CNU
- EDITAL CNU 2025 disponível aqui
- Situação atual: edital publicado
- Banca organizadora: Fundação Getúlio Vargas (FGV)
- Cargos: diversos
- Escolaridade: níveis médio, técnico e superior
- Carreiras: administrativa, educação, contabilidade, saúde e tecnologia da informação
- Lotação: nacional
- Vagas: 3.652
- Remuneração: iniciais de até R$ 18,7 mil
- Inscrições: de 2 de julho até 20 de julho de 2025
- Taxa de inscrição: R$ 70,00
- Data da prova objetiva: 5 de outubro de 2025, das 13h às 18h
Quer ficar por dentro dos concursos públicos abertos e previstos pelo Brasil? Clique nos links abaixo:
Receba gratuitamente no seu celular as principais notícias do mundo dos concursos. Clique no link abaixo e inscreva-se:
![[Preparatórios] Concursos Administrativos – Cabeçalho](https://blog-static.infra.grancursosonline.com.br/wp-content/uploads/2025/03/27103310/Administrativos_CABECALHO-1238X216.webp)
![[Preparatórios] Concursos Administrativos – Post](https://blog-static.infra.grancursosonline.com.br/wp-content/uploads/2025/03/27103231/Administrativos_CABECALHO-1238X216-1.webp)



Participe da conversa