Realizou a prova do Concurso Uberlândia MG? Agora é a hora de descobrir como você se saiu! Acompanhe aqui o gabarito extraoficial para o cargo de Oficial Administrativo.
A Prefeitura Municipal de Uberlândia oferta 172 vagas para nível médio, técnico e superior, com iniciais de até R$ 9.838,64, além de benefícios.
Navegue pelo índice e saiba todos os detalhes sobre a prova e o gabarito Uberlândia MG:
- Gabarito Extraoficial
- Comentários
- Gabarito Preliminar
- Recursos
- Etapas
- Cronograma
- Análise
- Resumo e edital do concurso

Gabarito Uberlândia MG: gabarito extraoficial
O gabarito concurso Uberlândia MG extraoficial está em elaboração. A correção está sendo feita com a prova disponível neste link.
Confira os comentários dos professores por disciplinas logo abaixo:
Língua Portuguesa e Redação
QUESTÃO NÚMERO: 1
PROF. BRUNO PILASTRE
GABARITO PRELIMINAR: A
COMENTÁRIO: em (a), a única finalidade da sentença é apresentar uma informação objetiva, sem marcas de subjetividade. Nas demais alternativas, há marcas de subjetividade: antiga e pura; tristeza impessoal; predicação verbal com escolha vocabular específica.
QUESTÃO NÚMERO: 2
PROF. BRUNO PILASTRE
GABARITO PRELIMINAR: D
COMENTÁRIO: nas alternativas (a), (b) e (c), observamos estes núcleos verbais: sei; era; tinha. Em (d), não há núcleo verbal – e, por isso, não há oração.
QUESTÃO NÚMERO: 3
PROF. BRUNO PILASTRE
GABARITO PRELIMINAR: C
COMENTÁRIO: ainda que haja uma negativa na oração anterior, o valor do “porém” continua a ser adversativo, denotando contraste entre as informações apresentadas. Não se trata, então, de tempo, adição ou finalidade.
QUESTÃO NÚMERO: 4
PROF. BRUNO PILASTRE
GABARITO PRELIMINAR: C ou D
COMENTÁRIO: a temática apresenta a vivência da criada, apesar de sua aparente simplicidade, no contexto social em que está inserida. Não estou certo de que a temática central seja sobre a condição feminina e a busca por sua identidade. A palavra “busca”, aqui, é muito específica. Talvez a banca fique entre as alternativas (c) e (d). Descarto as alternativas (a) e (b), pois não se trata de uma procura frustrada por conhecimento e percepção de mundo ou o preconceito pela condição social.
Gabarito da banca: C
A banca indica a alternativa (C) como correta. Há, sim, a ideia expressa de que o eixo central do conto seja condição da mulher (subalterna, silenciosa) e a busca pela própria identidade — tudo expresso por meio de uma linguagem poética e introspectiva.
D) “A vivência da criada, apesar de sua aparente simplicidade, no contexto social em que está inserida.”
→ Parcial. Ainda que mencione a simplicidade e o contexto social, não capta a dimensão psicológica e simbólica que predomina no conto.
QUESTÃO NÚMERO: 5
PROF. BRUNO PILASTRE
GABARITO PRELIMINAR: B
COMENTÁRIO: a atmosfera de afastamento está indicada em (b), especialmente com os vocábulos “mistério” e “floresta”. A floresta, aqui, é simbólica, a qual se afasta do termo “casa”. Nas demais alternativas, os trechos não explicitam essa atmosfera de afastamento.
QUESTÃO NÚMERO: 6
PROF. BRUNO PILASTRE
GABARITO PRELIMINAR: B
COMENTÁRIO: as formas “mas” e “como” denotam, respectivamente, contraste e comparação. Note que a forma “como” pode ser substituída por “tal qual”. O primeiro elemento certamente não denota causa ou condição. Por isso, a alternativa correta é a (b).
Gabarito da banca: D.
A análise de que o termo “como” introduz a noção de conformidade não se aplica, pois a autora compara a “profundeza” da personagem à escuridão, mostrando que, assim como na escuridão só se encontra escuridão, nas profundezas da criada só se encontra a própria profundidade. Como as noções de “oposição” e “contraste” são próximas, deve-se mudar o gabarito de D para B.
QUESTÃO NÚMERO: 7
PROF. BRUNO PILASTRE
GABARITO PRELIMINAR: A
COMENTÁRIO: se perguntarmos “quem comia o pão”, a resposta será “a Eremita”, personagem da narrativa. Os outros termos não são referentes do termo pronominal “ela”.
QUESTÃO NÚMERO: 8
PROF. BRUNO PILASTRE
GABARITO PRELIMINAR: B
COMENTÁRIO: as alternativas (a), (c) e (d) analisam corretamente os sentidos do texto. Em (b), diferentemente, o texto mostra que Eremita não tem plena consciência dessa sensibilidade ou do mundo que a cerca; ela vive entre mundos, sem perceber totalmente sua profundidade. Ela não é perspicaz, mas intuitiva e inconsciente de sua própria riqueza interior.
QUESTÃO NÚMERO: 9
PROF. BRUNO PILASTRE
GABARITO PRELIMINAR: C
COMENTÁRIO: “lágrima” e “ásperos” são proparoxítonas; o termo “talvez” denota dúvida; o termo “andar léguas” significa “percorrer uma grande distância”. Em (c), diferentemente, observamos uma análise incorreta: o termo “confiante” não significa “incompreensível”, “insondável”.
QUESTÃO NÚMERO: 10
PROF. BRUNO PILASTRE
GABARITO PRELIMINAR: B
COMENTÁRIO: o termo “infante” não significa “donzela”. Nas demais alternativas, “de repente” significa inesperadamente; “inteireza” significa “plenitude” e “prestimosa” significa “solícita”.
QUESTÃO NÚMERO: 40
PROF. BRUNO PILASTRE
GABARITO PRELIMINAR: A
COMENTÁRIO: a segunda afirmativa está incorreta, pois em documentos oficiais não se deve evidenciar a opinião direta do agente público. As demais afirmativas estão corretas.
Raciocínio Lógico Matemático
QUESTÃO NÚMERO: 11
PROF. THIAGO CARDOSO
GABARITO PRELIMINAR: D
COMENTÁRIO:
Veja que o lote contém 8 parafusos azuis e 16 que não são azuis. Podemos contar o total de combinações não-favoráveis, isto é, aqueles em que não é escolhido nenhum parafuso azul.

A probabilidade desejada, então, é a probabilidade complementar:
P = 1 – 8 . 15 / 12.23
Podemos simplificar por 4 a razão de frações:

QUESTÃO NÚMERO: 12
GABARITO PRELIMINAR: B
PROF. THIAGO CARDOSO
COMENTÁRIO:
Veja que o número de chamados segue um padrão das potências de 2:
a1 = 22 – 2 = 4 – 2 = 2
a2 = 23 – 2 = 8 – 2 = 6
a3 = 24 – 2 = 16 – 2 = 14
a4 = 25 – 2 = 32 – 2 = 30
a5 = 26 – 2 = 64 – 2 = 62
Então, no oitavo dia, tem-se:
a8 = 29 – 2 = 512 – 2 = 510
Gabarito: B.
QUESTÃO NÚMERO: 13
GABARITO PRELIMINAR: C
PROF. THIAGO CARDOSO
COMENTÁRIO:


QUESTÃO NÚMERO: 14
GABARITO PRELIMINAR: C
PROF. THIAGO CARDOSO
COMENTÁRIO:
Vamos investigar a relação entre o número de encanadores e as demais grandezas:
- Quanto mais hidrômetros, maior é a necessidade de encanadores, portanto, são grandezas diretamente proporcionais;
- Quanto mais horas por dia eles trabalham, menor é a necessidade de encanadores, portanto, são grandezas inversamente proporcionais.
Assim, podemos montar a proporção:


QUESTÃO NÚMERO: 15
GABARITO PRELIMINAR: D
PROF. THIAGO CARDOSO
COMENTÁRIO:
O departamento dispõe de 4 eletricistas e 8 profissionais de outras áreas. Para montar a equipe, devem ser selecionados:
- 2 eletricistas dentre os 4 existentes:
N1 = (42) = 4! / 2! 2! = 4.3 / 2.1 = 6
- 3 profissionais quaisquer dentro os 8 que não são eletricistas:
N2= (8 3) = 8! / 3! 5! = 8. 7.6 / 3 .2 .1 = 8 . 7 = 56
Pelo Princípio Fundamental da Contagem, o número total de possibilidades de escolha é:
N = 6⋅ 56 = 336
Gabarito: D.
QUESTÃO NÚMERO: 16
GABARITO PRELIMINAR: C
COMENTÁRIO:
Vamos calcular o número de insetos após 1 hora:
a1 = 0,70 ⋅ 5000 = 3500
Então, após 2 horas, tem-se:
a2 = 0,70 ⋅ 3500 = 2450
E, após 3 horas, tem-se:
a3 = 0,70 ⋅ 2450 =1715
E, após 4 horas, tem-se:
a4 = 0,70 ⋅1715 ≅ 1200
Por fim, após 5 horas, tem-se:
a5 = 0,70 ⋅1200 = 840
Portanto, somente após 5 horas, será atingido o limite máximo de 1000 insetos.
Gabarito: C.
QUESTÃO NÚMERO: 17
GABARITO PRELIMINAR: D
PROF. THIAGO CARDOSO
COMENTÁRIO:
Vamos resolver a equação do 3° grau:
C(x) = x3 – 6×2 + 8x =0
x ⋅ (x2 – 6x + 8) = 0
Nessa situação, temos que:
x = 0 ou x2 – 6 x + 8 = 0
Agora, resta-nos calcular as raízes da equação do 2° grau. Para isso, teremos o discriminante:

QUESTÃO NÚMERO: 18
GABARITO PRELIMINAR: A
PROF. THIAGO CARDOSO
COMENTÁRIO:
Podemos utilizar a equação da união dos três conjuntos para calcular o número de servidores que fizeram ao menos uma prova:
#(E∪H∪C) = #E + #H + #C – #(E∩H) – #(E∩C) – #(H∩C) + #(E∩H∩C)
Substituindo os dados do enunciado, temos:
#(E∪H∪C) = 70 + 60 + 40 – 30 – 20 – 15 + 10 = 170 – 65 + 10 = 115
Como o programa tem o total de 120 servidores e 115 deles fizeram ao menos um curso, podemos concluir que 5 não fizeram nenhum curso.
Gabarito: A.
QUESTÃO NÚMERO: 19
GABARITO PRELIMINAR: B
PROF. THIAGO CARDOSO
COMENTÁRIO:
Precisamos resolver uma inequação do segundo grau.
t2 + 11t + 32 > 60
t2 + 11t – 28 > 0
Para resolver a inequação, primeiro, precisamos encontrar as raízes da equação:
– t2 + 11t – 28 = 0
Veja que as raízes são dois números, cuja soma é igual a 11 e cujo produto é igual a 28. Assim, os números 4 e 7 são as raízes da equação.
Além disso, sabemos que a função do segundo grau com coeficiente líder negativo (a < 0) só se torna positiva no intervalo entre as raízes, ou seja, no período, de 4 a 7 horas.

Gabarito: B.
QUESTÃO NÚMERO: 20
GABARITO PRELIMINAR: D
COMENTÁRIO:
Seja “x” o preço da pastilha de freio e “y” o preço da lata de lubrificante, pelas informações do enunciado, temos:
12x + 6y = 1560
9x + 3y = 1050
A forma mais simples de resolver o referido problema é dividindo a primeira equação por 4 e a segunda por 3:
3x + 1,5y = 390
3x + y = 350
Agora, podemos subtrair a segunda da primeira e teremos:
1,5y – y = 390 – 350
0,5y = 40
∴y= 400,5 = 80
Gabarito: D.
Direito Administrativo
QUESTÃO NÚMERO: 31
PROF. GUSTAVO SCATOLINO
GABARITO PRELIMINAR: B
COMENTÁRIO: De acordo com a Lei n° 14.133/2021, a Concorrência é a modalidade de licitação cabível para a contratação de obras e serviços especiais de engenharia com valor estimado acima do limite estabelecido para o Pregão (que é usado para bens e serviços comuns) e para a Tomada de Preços (modalidade que foi extinta pela nova lei).
O Pregão é a modalidade obrigatória, em regra, para a aquisição de bens e serviços comuns, independentemente do valor.
A padronização, a ampla disponibilidade no mercado e o critério de julgamento de menor preço reforçam o cabimento do Pregão, que é a modalidade mais célere e eficaz para essas contratações.
O Leilão é a modalidade obrigatória para a alienação de bens móveis inservíveis (e também de bens imóveis, salvo algumas exceções), conforme a Lei n° 14.133/2021.
Seu objetivo é, de fato, obter o maior lance, ou seja, o maior valor para a venda.
QUESTÃO NÚMERO: 32
PROF. GUSTAVO SCATOLINO
GABARITO PRELIMINAR: A
COMENTÁRIO: Segundo o art. 173 da CF, as Empresas Públicas (EP) e Sociedades de Economia Mista (SEM) compõem a Administração Indireta. Elas são criadas para: Explorar atividade econômica (regime de concorrência com a iniciativa privada). Prestar serviços públicos (sob regime de monopólio ou não).
Conhecimentos Específicos do cargo – Direito Constitucional
QUESTÃO NÚMERO: 34
PROF. LUCIANO DUTRA
GABARITO PRELIMINAR: D
COMENTÁRIO:
Samuel é brasileiro nato, uma vez que seus pais não estavam no Brasil a serviço do seu país de origem. Luísa é brasileira nata, porque é filha de pais brasileiros a serviço do Brasil. Raquel é brasileira nata, uma vez que foi registrada em repartição brasileira competente. Considerando que somente brasileiros natos podem exercer o cargo de Presidente da República, a resposta certa é letra D.
QUESTÃO NÚMERO: 35
PROF. LUCIANO DUTRA
GABARITO PRELIMINAR: C
COMENTÁRIO:
A letra C descreve acertadamente o que se entende por Constituição formal. Constituição formal é o conjunto de normas que estão inseridas no texto constitucional, ou seja, naquele documento solene e escrito denominado “Constituição”, independentemente do conteúdo que tenham. Muitos podem imaginar que a letra D está correta, porém o que coloca a Constituição no ápice do ordenamento jurídico, com superioridade sobre as demais normas, é o sentido jurídico.
Noções de administração
QUESTÃO NÚMERO: 36
PROF. ADRIEL DE SÁ
GABARITO PRELIMINAR: A
COMENTÁRIO:
I. Errada, segundo o professor. Embora o conceito de logística envolva o planejamento e a disposição de recursos no tempo e nas condições corretas, buscando a economicidade, a definição apresentada está incompleta para o conceito na administração pública. Na gestão de materiais e logística, o foco não é apenas o “custo mínimo”, mas sim o custo-benefício ótimo ou a eficiência global, garantindo que a qualidade e os objetivos de serviço público sejam atingidos. O princípio da economicidade realmente busca a otimização dos recursos, mas a logística moderna se concentra na otimização de toda a cadeia de suprimentos para entregar valor ao cidadão, não se restringindo apenas ao custo.
No entanto, pela combinação de possibilidades de gabarito, essa alternativa deve ser considerada como correta pela banca no gabarito preliminar. A banca deve abordar esse conceito por outro prisma, dizendo que a logística atua como um pilar estratégico que integra as atividades de movimentação e armazenagem, buscando equilibrar o serviço ao cliente (entregar o produto/serviço adequado, no tempo e condições certas) e a eficiência operacional (ao custo mínimo). É esse equilíbrio que gera vantagem competitiva para a empresa.
II. Correta. A gestão logística e de infraestrutura na esfera pública deve seguir os princípios da responsabilidade fiscal, ampla utilização e transparência, sendo o planejamento a ferramenta essencial para garantir a racionalidade e o alcance máximo dos benefícios das intervenções no sistema logístico.
III. Correta. A essência da gestão pública e da formulação de políticas reside justamente em traduzir a vasta e complexa gama de anseios e necessidades dos cidadãos (o interesse público) em ações e serviços concretos. A dificuldade em mensurar esse interesse público, dada a sua complexidade e dinamismo, é um desafio central da administração pública.
IV. Correta. O planejamento público de qualidade, ao estabelecer diretrizes e projetos transparentes e de longo prazo, cria um ambiente de segurança e previsibilidade. Isso é essencial para atrair investimentos privados, que se baseiam em informações claras sobre o futuro da infraestrutura, economia e políticas do município. Um bom planejamento, portanto, é uma ferramenta de desenvolvimento econômico e não apenas de gestão interna.
Gabarito preliminar: Letra a.
Possibilidade de recurso pela incorreção da afirmativa I, conforme motivos expressos indicados.
QUESTÃO NÚMERO: 37
PROF. ADRIEL DE SÁ
GABARITO PRELIMINAR: A
COMENTÁRIO:
a) Errada. A alternativa diz respeito à Avaliação do potencial de a iniciativa inovadora proposta ser replicada em outros órgãos da administração pública e demais esferas de governo. Este é, sim, um critério muito importante para a avaliação da inovação. No serviço público, a capacidade de escalabilidade e transferibilidade de uma boa prática (o famoso benchmarking) é um indicador de que o esforço valeu a pena e pode gerar ganhos de eficiência em outros lugares. A inovação não deve ser isolada; ela precisa ter potencial para impactar positivamente outras áreas.
b) Certa. A alternativa B afirma: Verificação da inexistência de barreiras para a formulação e para a implementação da inovação proposta, desconsiderando ações, normas ou oportunidades para o sucesso da iniciativa inovadora. Esta é a alternativa que apresenta a ideia incorreta e, portanto, é a resposta que o enunciado busca (lembre-se: ele pede o exceto). É impossível e irreal verificar a inexistência de barreiras em um processo de inovação, especialmente no setor público, que é repleto de normas, resistências e recursos limitados. Além disso, desconsiderar ações, normas e oportunidades é o oposto de uma boa gestão de inovação, que deve justamente mapear e lidar com todas as barreiras e oportunidades (internas e externas) para ter sucesso.
c) Errada. A alternativa trata da Descrição sobre as formas, inclusive em termos metodológicos, da participação dos beneficiários nos processos de formulação (planejamento), implementação, monitoramento e avaliação da iniciativa inovadora proposta. Este é um critério essencial na gestão pública moderna, que busca ser mais cidadã e democrática. A participação dos beneficiários (o público-alvo ou o cidadão) em todas as fases da política pública, desde a concepção (formulação) até a checagem dos resultados (avaliação), garante que a inovação seja pertinente e que realmente atenda às necessidades da população.
d) Errada. Esta alternativa foca no Registro e compartilhamento de depoimentos de stakeholders (beneficiários e parceiros) e indicação dos mecanismos que possibilitam acesso e monitoramento da população à informação de interesse público sobre a inovação. Isso se alinha perfeitamente aos princípios da transparência e da prestação de contas (accountability). A inovação não pode ser um processo sigiloso. É fundamental registrar a percepção de valor dos envolvidos (stakeholders) e, mais importante, garantir que o cidadão tenha acesso fácil e meios para monitorar o andamento e os resultados da inovação proposta, reforçando a legitimidade da ação pública.
Gabarito preliminar: Letra b.
QUESTÃO NÚMERO: 38
PROF. ADRIEL DE SÁ
GABARITO PRELIMINAR: A
COMENTÁRIO:
Afirmativa I: é dito que o final do modelo patrimonialista se dá na Constituição de 1934 e que ali foi conferida autonomia aos municípios para eleger seus prefeitos e vereadores, com exceção de capitais e estâncias. Essa afirmação está incorreta. O modelo patrimonialista só foi superado efetivamente, em termos de organização, com o início da Administração Burocrática (Decreto-Lei n.º 900/1945), e a Constituição de 1934, apesar de iniciar um processo de organização, não consolidou a autonomia municipal de forma plena como sugerido, especialmente porque o período era de grande centralização política e institucional. O fim do patrimonialismo não é datado com precisão em 1934, e sim com a instauração da burocracia.
Afirmativa II: menciona que na Constituição de 1946 (período burocrático), a autonomia financeira e política dos municípios foi ampliada, restaurando a eleição dos prefeitos. Essa afirmação está correta. A Constituição de 1946, após o período ditatorial de 1937, realmente restaurou liberdades e a autonomia dos municípios foi um dos pilares desse resgate democrático e liberalizante, com a retomada das eleições diretas e a participação nos recursos tributários.
Afirmativa III: afirma que o modelo de administração pública gerencial já se encontrava consolidado no Brasil na década de 1980, culminando na CF/88, e que a CF/88 atribuiu pela primeira vez o caráter de entes federativos aos municípios, dando-lhes soberania. Essa afirmação está incorreta. O modelo gerencial não estava consolidado em 1988; ele começou a ser implementado somente após a reforma de 1995 (Plano Diretor da Reforma do Aparelho do Estado – PDRAE). Além disso, a CF/88 não conferiu soberania ao município (apenas a República Federativa do Brasil é soberana), mas sim autonomia, e o transformou em ente federativo (e não meramente uma divisão administrativa), o que está correto. O erro principal é dizer que o modelo gerencial estava “consolidado” em 1988 e a atribuição de “soberania”.
Gabarito preliminar: Letra c.
APÓS PUBLICAÇÃO DO GABARITO PRELIMINAR:
O professor recomentou e concordou com o gabarito da banca.
Afirmativa I: é dito que o final do modelo patrimonialista se dá na Constituição de 1934 e que ali foi conferida autonomia aos municípios para eleger seus prefeitos e vereadores, com exceção de capitais e estâncias. Essa afirmação está correta. A autonomia municipal só foi efetivamente discutida e parcialmente restabelecida com a promulgação da Constituição de 1934. No entanto, mesmo com essa nova Carta, a autonomia local ainda não era plena e foi transitória, pois a Constituição foi revogada poucos anos depois com o golpe do Estado Novo, em 1937. A nomeação de prefeitos para capitais, estâncias hidrominerais e outros municípios de interesse estratégico (como bases ou portos militares) era uma prerrogativa do governo estadual (governador) ou federal, dependendo do período e do tipo de município. Isso visava manter o controle político e a segurança nacional, especialmente durante o regime autoritário do Estado Novo. A prática da nomeação, e não da eleição, manteve-se para certas cidades por muito tempo.
Afirmativa II: menciona que na Constituição de 1946 (período burocrático), a autonomia financeira e política dos municípios foi ampliada, restaurando a eleição dos prefeitos. Essa afirmação está correta. A Constituição de 1946, após o período ditatorial de 1937, realmente restaurou liberdades e a autonomia dos municípios foi um dos pilares desse resgate democrático e liberalizante, com a retomada das eleições diretas e a participação nos recursos tributários.
Afirmativa III: afirma que o modelo de administração pública gerencial já se encontrava consolidado no Brasil na década de 1980, culminando na CF/88, e que a CF/88 atribuiu pela primeira vez o caráter de entes federativos aos municípios, dando-lhes soberania. Essa afirmação está incorreta. O modelo gerencial não estava consolidado em 1988; ele começou a ser implementado somente após a reforma de 1995 (Plano Diretor da Reforma do Aparelho do Estado – PDRAE). Além disso, a CF/88 não conferiu soberania ao município (apenas a República Federativa do Brasil é soberana), mas sim autonomia, e o transformou em ente federativo (e não meramente uma divisão administrativa), o que está correto. O erro principal é dizer que o modelo gerencial estava “consolidado” em 1988 e a atribuição de “soberania”.
Gabarito preliminar: Letra d.
QUESTÃO NÚMERO: 39
PROF. ADRIEL DE SÁ
GABARITO PRELIMINAR: B
COMENTÁRIO:
Vamos analisar as situações de Dulce:
- Situação I: Dulce ignora trechos importantes da fala de gestores, supondo que são “reclamações rotineiras”, pois ela as ouve com frequência. Isso é o famoso “ver e ouvir o que se quer ver e ouvir”. A Dulce está usando o seu próprio filtro baseado em experiências passadas, o que a impede de perceber o real conteúdo da mensagem que está sendo transmitida naquele momento. Essa barreira é chamada de Percepção Seletiva.
- Situação II: Dulce é designada para elaborar relatórios, atender ligações, protocolar processos e organizar dados, simultaneamente. Com isso, ela perde prazos e falha em muitas atribuições. Quando um indivíduo é bombardeado com mais informações ou tarefas do que consegue processar ou executar em um determinado período, ele entra em Sobrecarga de Informação. O excesso faz com que ele não consiga absorver ou lidar com a qualidade e o volume exigidos.
- Situação III: Dulce decide omitir parte dos riscos apontados por um setor técnico, pois acredita que isso poderia gerar resistência da chefia, a quem ela queria agradar. Quando a informação é manipulada ou retida propositalmente pelo emissor antes de ser transmitida, para ser vista de forma mais favorável pelo receptor (o chefe, neste caso), o processo é conhecido como Filtragem. É uma distorção da mensagem para atingir um objetivo pessoal.
- Situação IV: Ao redigir um ofício, Dulce estava emocionalmente abalada por conflitos pessoais e usou linguagem ríspida e ambígua, gerando interpretações equivocadas nos colegas. O estado de espírito/sentimento de uma pessoa (como a Dulce estar abalada) afeta diretamente como ela codifica a mensagem (tornando-a ríspida/ambígua) e como o receptor a decodifica. Quando as Emoções interferem na comunicação, elas atuam como uma forte barreira.
Gabarito Uberlândia MG: gabarito preliminar
Os gabaritos preliminares serão divulgados a partir das 16h do dia 27 de outubro de 2025 (segunda-feira), nos sites www.institutoconsulplan.org.br e www.uberlandia.mg.gov.br.
Gabarito Uberlândia MG: recursos
Os candidatos poderão interpor recursos em até 3 dias úteis após a divulgação dos gabaritos, pelo site www.institutoconsulplan.org.br.
Gabarito Uberlândia MG: análise
Fez a prova do concurso Uberlândia MG neste domingo (26/10)? Deixe nos comentários a sua análise sobre a prova.
• O que você achou do nível de dificuldade da prova?
• O conteúdo cobrado na prova estava de acordo com o previsto no edital?
• A banca trouxe alguma inovação na cobrança do conteúdo?
• Havia muitos candidatos ausentes na sua sala?
Saiba mais sobre o concurso Uberlândia MG aqui!
Prepare-se com o Gran: Assinatura Ilimitada X
Assine agora e receba acesso IMEDIATO a plataforma que mais aprova em concursos públicos e, o melhor, com acesso às 5 novidades da plataforma: Tutor 24h, Gran Comunidade, Banco de Discursivas Exclusivas, Vade Mecum Facilitado e o Guia do Aprovado. Faça o teste de 07 dias. O Gran está comprometido com a sua preparação! Satisfação garantida ou seu dinheiro de volta!
*Os cursos para OAB, CFC e Residências não estão disponíveis na Assinatura Ilimitada.
| Destaques: |
Resumo do concurso Uberlândia MG
| Edital Uberlândia MG | Prefeitura Municipal de Uberlândia |
|---|---|
| Situação Atual | Em andamento |
| Banca organizadora | Consulplan |
| Cargos | Diversos |
| Escolaridade | Todos os níveis |
| Carreiras | administrativa, controle, fiscal, contábil, saúde, educação, jurídica |
| Lotação | Uberlândia MG |
| Número de vagas | 172 vagas |
| Remuneração | R$ 1.605,59 a R$ 9.838,64 + R$ 700 alimentação |
| Inscrições | 13/08/2025 a 18/09/2025 |
| Taxa de inscrição | R$ 43 / R$ 58 / R$ 59 |
| Data da prova objetiva | 26/10/2025 e 02/11/2025 |
| Clique aqui para ver o edital Uberlândia MG | |
Quer ficar por dentro dos concursos públicos abertos e previstos pelo Brasil? Clique nos links abaixo:
Receba gratuitamente no seu celular as principais notícias do mundo dos concursos. Clique no link abaixo e inscreva-se:
![[BLACK FRIDAY 2025] Ilimitada Dupla Prorrogado – Cabeçalho](https://blog-static.infra.grancursosonline.com.br/wp-content/uploads/2025/11/27151344/bf25-ai-dupla-prorrogado-cabecalho.webp)
![[BLACK FRIDAY 2025] Ilimitada Dupla Prorrogado – Post](https://blog-static.infra.grancursosonline.com.br/wp-content/uploads/2025/11/27151935/bf25-ai-dupla-prorrogado-post.webp)



Participe da conversa