Praticar atividades físicas é um excelente negócio

Por
3 min. de leitura

Praticar atividades físicas é um excelente negócioA rotina de quem estuda seriamente para concurso é muito árdua, principalmente de quem ainda trabalha, pois tem de aliar as horas restantes para estudar. Nesse contexto, o tempo torna-se um fator primordial na vida do concurseiro, de forma que ele abdica praticamente de toda sua vida social.

Tudo que não for associado à rotina de estudo, nós, estudantes, acabamos colocando tudo para segundo ou terceiro plano. Quantas vezes não negamos uma saída, um encontro com amigos, um almoço de família? Ou dizemos que não temos tempo para fazer atividade física?

Diante disso, a falta de tempo torna-se o principal motivo alegado para alguém não fazer exercício e é o maior causador de desistências entre os que fazem exercício. Bom, e o que fazer, então?

Em estudo publicado pelo Jornal Europeu de Prevenção Cardiovascular (European Journal of Preventive Cardiology), pesquisadores avaliaram 27.143 homens e 28.929 mulheres, durante 16 anos, a fim de analisar os fatores que influenciariam na mortalidade por problemas cardiovasculares. Na análise, foram feitas as seguintes perguntas: Com qual frequência você se exercita?; Com qual intensidade você se exercita e por quanto tempo você se exercita a cada vez?

Segundo os resultados, a realização de uma sessão semanal de atividade de alta intensidade levou a uma redução de 39% nas taxas de morte por derrame e doenças isquêmicas do coração, em homens; e de 29%, em mulheres. Em homens idosos, uma sessão semanal de 30 minutos de atividade intensa foi associada a redução de 70% no risco de morte cardiovascular (WISLOFF et al., 2006).

O interessante desse estudo, no contexto lógico, é que se pode perceber que o volume foi sucumbido pela intensidade, ou seja, o aumento da intensidade promoveu uma redução na mortalidade e pôde suplantar os benefícios promovidos pelo aumento do volume.

Sim, mas o que isso tem a ver com concursos públicos, concurseiros, provas, performance e resultados?

O referido estudo identificou que uma sessão de treino por semana, de alta intensidade, promoveu uma redução do risco de morte cardiovascular. Se esse treino trouxe um efeito tão relevante, é de se notar que aqueles que somente estudam e não têm tempo para praticar exercícios físicos poderão evitar algum risco à saúde, desencadeado pela forma sedentária de vida que têm. Mas não porque queriam; talvez, realmente, pela falta de tempo.

Não estamos falando sobre qualidade ou benefícios específicos que o exercício pode trazer para a saúde (principalmente comparando com a prática regular de três a cinco vezes por semana), mas, sim, para aqueles que não têm tempo de se exercitar. Para essas pessoas, recomenda-se que façam exercícios físicos pelo menos uma vez por semana, tendo em vista que o estudo acima comprovou a redução do risco de morte cardiovascular. Bom, pelo menos, você terá uma maior longevidade, isto é, viverá por mais anos.

O intuito deste artigo é estimular a prática da atividade física de forma geral, não fazendo do treino de uma vez por semana como regra geral, sendo este mais um meio de movimentar o corpo, a fim de manter equilibrados os sistemas imunológico, cardiovascular e respiratório.

As despesas com atividade física são menores do que gastos mensais com remédios. Além disso, a prática de exercícios físicos auxiliam no tratamento e prevenção de doenças, como, por exemplo: diabetes, hipertensão, Alzheimer, artrose, Parkinson, doenças pulmonares, osteopenia, obesidade, depressão e várias outras.

O American College Sport and Medicine (Colégio Americano de Medicina Esportiva) desenvolve um projeto mundial chamado Exercise is Medicine. Essa iniciativa visa propagar a prática de atividade física como meio de prevenir doenças, considerando, contudo, como meio mais acessível à população. Se um dos maiores institutos de pesquisa de medicina do esporte já adota essa concepção, seria beirar à ignorância desconsiderar o efeito do exercício físico sobre as mais variadas doenças que acometem o corpo humano.

Não dê desculpa para sua saúde. Ela é tão importante quanto as suas metas no estudo. Com a saúde debilitada, seu rendimento cairá e os objetivos poderão ficar comprometidos. Há mais fatores negativos do que positivos quando não se faz exercícios físicos.

Portanto, crie rotina, faça um planejamento de estudo que agregue o exercício físico. Ademais, não deixe, é claro, de se alimentar saudavelmente e dormir bem.

Por fim, lembre-se de que a prática de exercício de alta intensidade deve ter orientação de um profissional da área.

Para quaisquer dúvidas, estamos à disposição. Treine com a gente!

Instagram: @saudavelv

 Email: rafaellsousa1@hotmail.com

 Tel.: (61) 98334-1747


Rafael Costa – Educador físico; coach em saúde, bem-estar e emagrecimento; treinador de atletas campeões mundial e brasileiro.  Graduado em Direito; militante em direito penal, processo penal e criminologia. Servidor Público Federal. Gestor público na área de política criminal, execução penal e segurança pública. Concursando de carreira jurídica. Aluno do Gran Cursos Online.

 

 

Estudando para concursos públicos? Prepare-se com quem tem tradição de aprovação e 27 anos de experiência em concursos públicos. Cursos online com início imediato, visualizações ilimitadas e parcelamento em até 12x sem juros

[su_button url=”https://www.grancursosonline.com.br” target=”blank” style=”flat” background=”#ff0000″ size=”7″ icon=”icon: shopping-cart”]Matricule-se![/su_button]

garantia-de-satisfacao-30

Por
3 min. de leitura