A atividade física regular é um hábito fundamental para o concurseiro

Avatar


04 de novembro3 min. de leitura

A atividade física regular é um hábito fundamental para o concurseiro. Ajuda a prevenir e controlar doenças cardíacas, diabetes tipo 2 e câncer, além de reduzir os sintomas da depressão e da ansiedade. E cá para nós, sabemos que concurseiro é um bichinho ansioso por natureza, não é mesmo?

Os benefícios de uma rotina que contenha atividade física moderada de 2 a 5 vezes por semana não se limitam ao bem-estar físico, mas também ao mental. Minimiza o declínio cognitivo, melhora a eficiência da memória e exercita, de fato, a saúde do cérebro.

Sabemos de tudo isso, mas a pergunta é: como você tem cuidado da sua saúde?

Um comportamento comum entre os concurseiros vai na direção oposta a esse hábito saudável. Durante uma rotina de estudos intensa, é necessário cuidado em especial com um super vilão em específico: o sedentarismo.

Até 5 milhões de mortes por ano poderiam ser evitadas se a população, em todo o mundo, fosse mais ativa, segundo a OMS. As novas diretrizes recomendam pelo menos de 150 a 300 minutos de atividade aeróbica de moderada a vigorosa por semana para todos os adultos, incluindo quem vive com doenças crônicas ou incapacidades.

Para aqueles que estudam 8 horas ou mais todos os dias, deixo um alerta: reflita sobre sua rotina e procure as atividades que você tem feito para a manutenção do seu corpo. Afinal, sem ele não é possível estudar nem exercer o tão desejado cargo!

É difícil imaginar como a regularidade nas atividades físicas interferem no desempenho do concurseiro, mas o fato é que uma série de melhorias são notadas no aprendizado daqueles que não limitam o tempo apenas para os livros, mas mergulham também nos exercícios físicos.

“Mens sana in corpore sano”.

A citação em latim expressa bem o principal objetivo da prática de exercícios: conquistar uma mente sã em um corpo são.

Não podemos limitar o nosso esforço apenas ao exercício intelectual. Ter harmonia entre o corpo e a mente é fundamental para o sucesso nessa jornada heroica. Sabemos que a maioria das pessoas que procuram essa prática regular são motivadas pela busca de um físico melhor. No entanto, o equilíbrio físico e mental são os resultados mais importantes decorrente de uma rotina de treinos. E isso fará toda a diferença no seu estudo.

De acordo com especialistas da Harvard, a prática regular de exercícios aeróbicos (moderados) por 20 minutos, melhora pelo menos três funções cerebrais:

 

Exercitando a memória e o raciocínio lógico

Pesquisas recentes feitas por neurocientistas da Universidade de Illinois (EUA) apontaram que alunos que se saem bem nos exercícios físicos também apresentam um melhor desempenho nas sessões de estudo.

Além disso, pessoas que praticam esportes com frequência apresentam uma performance 20% superior à de alunos sedentários.

Isso acontece porque, quando a pessoa se exercita, a produção de sinapses neuronais aumenta, fazendo com que sua capacidade de raciocínio e retenção do conteúdo seja muito mais eficaz.

A prática de exercícios tem o poder de desenvolver células cerebrais, criando novas conexões interneurais e mantendo a mente sempre pronta e ativa.

 

Superpoder da CONCENTRAÇÃO

Praticar exercícios físicos ajuda muito na concentração e fixação de conteúdos. Quem os pratica, além de desenvolver melhor o raciocínio lógico e a memória, apresenta também reflexos mais apurados e maior foco na realização de atividades acadêmicas.

De acordo com o Salk Institute, na Califórnia, pessoas adultas que caminham pelo menos três vezes por semana melhoram em até 15% a sua capacidade de aprendizado e concentração.

 

O exercício melhora a autoestima e prepara a jornada heroica

O exercício físico traz vários benefícios psicológicos para seus praticantes, e um deles é a elevação da autoestima. E isso reflete diretamente na sua produtividade.

Não adianta tentar fugir. Aqueles que domam as suas vontades e partem definitivamente para o campo de batalha, dificilmente se abaterão diante das dificuldades.

Quando existe a busca por um corpo melhor, mais atlético, harmônico (e não estou falando de um body-builder, e sim de pessoas que querem apenas evoluir no campo da qualidade de vida) você se instala melhor no mundo. Para os que tem filhos, poderão correr e brincar por horas, sem precisar inventar uma desculpa para cortar a brincadeira bem no meio. Para os que amam a natureza, abre-se uma infinidade de possibilidades diante de um mundo tão inexplorado.

O fato é: não existem motivos para não praticar e se manter praticando por toda a vida!

Segundo recente estudo publicado pelo Journal of Pediatric Psycology, se a pessoa se sentir bem com ela mesma, ela ficará mais confiante, estará mais disposta a aprender e certamente se beneficiará de um aprendizado mais profundo.

A prática de exercícios físicos ajuda ainda a minimizar os níveis de estresse, tão típicos em épocas de prova. É um alívio nos períodos de tensão que envolvem o certame se aproximando.

Exercícios leves e moderados fazem com que o corpo libere beta-endorfina, uma substância que proporciona bem-estar e prazer.

Isso permite que a pessoa tenha ânimo para realizar todas as suas atividades sem esmorecer diante do estresse.

 

Boas práticas para quem quer fazer da musculação uma aliada dos estudos

Se você deseja usar os exercícios para melhorar seu desempenho nos estudos, mesmo que a rotina de estudos esteja intensa, organize seu tempo de modo que você possa se exercitar ao menos três vezes por semana.

Opte por atividades prazerosas para você, afinal o exercício não deve ser visto como obrigação ou algo ruim. Faça aquilo que você tem vontade e se sinta bem.

Escolha exercícios modestos em épocas de muita exigência na jornada! A sobrecarga não faz bem ao seu rendimento intelectual e ainda gera uma frustração desnecessária.

Esportes coletivos, aulas de dança e atividades ao ar livre são ótimas pedidas para quem deseja dar um gás no desempenho dos estudos.

Quanto mais se trabalha o corpo, mais se exige do cérebro e isso é muito positivo para a saúde e o bem-estar de modo geral, principalmente beneficiando o SONO!

Agora que você já sabe o quanto se exercitar faz bem para o desempenho acadêmico, que postura você vai adotar?

Espero que você escolha os exercícios como uma “disciplina” a ser estudada para a vida inteira. Vai valer a pena!

Avatar


04 de novembro3 min. de leitura