A disciplina é mais importante que a motivação

Avatar


18/05/2022 | 16:47 Atualizado há 43 dias

Hoje eu vou falar um pouco sobre a importância da disciplina no tempo em que me dediquei às longas horas debruçado em livros, PDFs, Códigos, resumos e outras diversas fontes de conhecimento.

Para começo de conversa, estudar para concurso público é uma jornada árdua. Fato! Porém, muitas vezes podemos compartilhar esses momentos com colegas e/ou amigos que se entusiasmam e começam juntos.

Isso aconteceu comigo. Nas primeiras semanas, todos estavam unidos, repartindo camaradagem e entusiasmo com a própria família e demais pessoas que não estão no ciclo de estudos. Mas, à medida que o tempo passava, a alegria e a motivação inicial cediam lugar aos verdadeiros desafios: vencer o cansaço, a monotonia, o estresse e as dúvidas quanto à própria capacidade que teimava em atazanar a cabeça do concurseiro.

Eu reparava que muitos acabavam desistindo do desafio. Começavam muito motivados, sonhando com os salários e as viagens que poderiam realizar, mas infelizmente não aguentavam o preço que deveria ser pago!

Sempre acreditei que a disciplina é muito mais importante que a motivação. Ela vai te colocar na cadeira de estudos quando todos te chamarem para sair para uma festinha ou para assistir a alguma série recém-lançada na Netflix. Ela fará você estudar independentemente de gostar da disciplina ou não. E você sabe o porquê? Simples. Porque é NECESSÁRIO!

E será neste exato momento que você vai olhar para o lado e verificar quem são seus verdadeiros amigos ou colegas que estão dispostos a sacrificar lazer e outros prazeres da vida para conquistar um objetivo maior. Esses poucos abnegados colocarão a disciplina à frente da motivação, pois esta é rasa, dura pouco e não é suficiente para manter uma longa caminhada a passos firmes rumo à aprovação.

Já a disciplina é edificada dia após dia, com a repetição de hábitos saudáveis – porém, nada fáceis –, e se tornará uma constância nas mais diversas atividades que a pessoa se propuser a realizar. Foi dessa forma, diariamente, rotineiramente, sem reclamar, fazendo o que deveria ser feito, que consegui as minhas aprovações em 5 concursos públicos.

Então, meu(minha) caro(a) leitor(a), se eu que nunca fui um aluno exemplar no colégio e na faculdade realizei meu sonho, por que você também não iria conseguir?

“A vitória está reservada àqueles dispostos a pagar o preço.”

Avatar

Agente de Polícia da PCDF, pós-graduado em Investigação Policial e GranXpert
4

0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.