A importância da Mentalidade de Crescimento

Avatar


16 de setembro2 min. de leitura

 

Quando falamos em Mentalidade Vencedora, ou Mentalidade de Crescimento, inúmeras ideias vem à nossa cabeça, porém a maioria delas não tem a ver com verdadeiro sentido dessa expressão. As pessoas tendem a acreditar que esse pensamento é algo pronto e inato (você os tem ou não os tem). Acreditar que a mentalidade é imutável seria como um bacharel em Administração aceitar que jamais conseguiria passar num concurso da área policial pelo simples fato de nunca ter tido contato com matérias de Direito.

Ao fazermos uma breve pesquisa sobre o tema no Google, o que mais achamos são “belos” textos de falsos profetas sobre “As 10 melhores estratégias para se conquistar uma mentalidade vencedora”, ou “Como criar uma mentalidade campeã em 5 etapas”. Seria cômico se não fosse trágico!

Quem tem um pensamento voltado ao desenvolvimento cultiva qualidades básicas através dos próprios esforços, modificando-se, desenvolvendo-se e consolidando suas ações por meio da disciplina e do trabalho duro. Ninguém é capaz de prever o que um ser humano poderá realizar após anos de paixão, luta e treinamento. Alguém poderia imaginar que Charles Darwin foi considerado um aluno mediano?

A crença de que é possível desenvolver e alcançar as metas desejadas cria uma verdadeira vontade pelo processo de aprendizado, consequentemente, a evolução e a indiferença quanto aos obstáculos te farão aceitar, perder ou superar os seus desafios.

Outro aspecto interessante sobre os indivíduos “fora da curva” é que estes parecem possuir um talento especial para converter as intempéries da vida em grandes realizações futuras.

Mas e a tão indesejada adversidade, como lidar com ela? No mundo animal, ela é tão antiga quanto andar para a frente. No dicionário, ela é tratada como infortúnio, infelicidade e  sorte adversa, porém, procuro enxergar esse conceito sob outro prisma. A adversidade pode estimular a motivação, desde que você esteja preparado para ela. Cerca de 80% da nossa atenção deve estar direcionada para o sucesso, mas também precisamos estar preparados para a derrota.

Caso estejamos preparados para enfrentar o pior, um obstáculo poderá ser um desafio divertido. No mínimo, um grande aprendizado. Antes de passar no meu primeiro concurso público, reprovei em três. Desistir? Nunca existiu essa opção. Compreendi que havia muito mais candidatos qualificados e que não estava tão preparado quanto acreditava. Resolvi retornar mais forte!

Dessa forma, procurei melhorar naquilo em que era deficiente e focar naquilo que me dava raiva e desespero em estudar. Simplesmente me abstive de qualquer pensamento negativo em relação àqueles conteúdos. Quanto mais desafiado eu fui, mais engajado e motivado me senti, e assim conquistei minha vitória!

O objetivo é que tenhamos hábitos diários pequenos e positivos, oscilando para cima e para baixo, mas que, no geral, tenhamos saldo de crescimento. Quando se fala sobre Mentalidade para Vencer Desafios, deve-se ter em mente que ter foco é essencial para o estudante de concurso público. Tanto é que não existe farmácia que vende cimento, nem mercearia que vende trator.

Cada um alcançará a excelência naquilo em que se exercita incansavelmente, repetindo à exaustão. Sempre acreditei que o esforço é o que torna alguém inteligente ou talentoso. Inclusive tive a oportunidade de conhecer (e certamente você também) muitas “eternas promessas de craques” e “pessoas inteligentíssimas” que se perderam no meio do caminho e nada realizaram de concreto.

Muitos acham que os aprovados de determinado concurso são muito inteligentes e se esforçaram razoavelmente. Quanto a essas pessoas, eu as chamo de “Alunos Tentantes”: sempre começam algo, porém, na primeira dificuldade, desistem. Os “Alunos Tentantes” adoram as mais belas desculpas honrosas para abandonar algo que começaram. Eles já se dão por derrotados e possuem uma mentalidade totalmente fixa a respeito de si próprios e de todos os outros assuntos que os orbitam. Eles não sabem que, na bagagem dos aprovados, há uma história de muita abnegação, derrotas, frustrações e, acima de tudo, uma vontade incansável de VENCER!

 

Referências:

LARSSEN, Erik Bertrand. Esse é o seu melhor? O poder do treinamento mental. Petrópolis: Vozes, 2018.

DWECK, Carol S. Mindset: A nova psicologia do sucesso. São Paulo: Objetiva, 2017.

Avatar


16 de setembro2 min. de leitura