A importância de manter o foco em um objetivo – mesmo com vários editais abertos

Por
3 min. de leitura

Olá, pessoal! Tudo bem com vocês? Do lado de cá, tudo ótimo.

Eu sou Lorena, Delegada da Polícia Civil da Bahia e GranXpert aqui do Gran Cursos Online. Sou a Delegada mais jovem do Estado da Bahia e passei no primeiro e único concurso de Delegado que prestei, em 2018. Sou baiana e tive a benção de ser aprovada no meu Estado.

Hoje vamos conversar sobre um fenômeno que acontece com a maioria dos concurseiros, sobretudo com os iniciantes: ser atraído por vários editais ao longo da trajetória de estudos, considerando a possibilidade de mudar a rota e se dedicar àquela nova oportunidade de aprovação.

A maioria de nós já passou por isso – eu também passei. Você está lá com o seu objetivo definido, mas abre um concurso completamente diferente, com centenas de vagas, ou com vagas para o seu Estado/a sua cidade, ou com aquela recomendação de alguém próximo (geralmente algum familiar) para prestar e, de repente, você começa a cogitar a hipótese de focar nesse novo edital.

Isso acontece em virtude da ansiedade. Estudar para concurso é um processo desgastante e cansativo, e queremos encerrar esse ciclo o quanto antes. Quando um edital é publicado, ativamos o gatilho do imediatismo e desejamos que seja aquele o nosso momento, mesmo sabendo, no íntimo, que não é.

Não se trata de prestar concursos para a carreira ou a área que você estuda, ainda que não se sinta preparado. Isso é bom, caso você possa arcar com os custos da prova. A maioria das pessoas nunca se sente preparada, mas tentar provas para as quais você se prepara, no mínimo, trará aprendizado.

Estamos falando dos editais para carreiras muito diferentes daquela que você pretende, com diversas disciplinas distintas, com as quais você nunca teve contato, e que jamais conseguirá esgotar de forma satisfatória em apenas dois ou três meses.

Todas as carreiras possuem um núcleo básico de disciplinas que são cobradas em todos os concursos. Por exemplo, para a carreira de Delegado, que é a minha, temos Direito Constitucional, Direito Administrativo, Direito Penal, Processual Penal e Legislação Penal Especial como disciplinas comuns às Polícias Civis de todos os Estados e à Polícia Federal. Cada edital traz matérias específicas, que podem variar, mas essas citadas serão cobradas em todos.

Assim, você só estará brigando pelo cargo de Delegado quando estiver bem nessas matérias, para que possa, então, direcionar o foco nas específicas conforme os editais específicos. Se a cada edital publicado para outra carreira, você muda o foco, direcionando os estudos para Direito Previdenciário a fim de tentar o concurso do INSS que está próximo, por exemplo, você estará naturalmente se afastando do seu objetivo de ser aprovado no cargo inicialmente pretendido.

Existem inúmeras opções de concurso no Brasil, para as mais diferentes áreas, e elas variam muito em relações às disciplinas cobradas. Por isso é fundamental definir uma carreira, ou ao menos uma área, caso você esteja começando do zero, e ter paciência para dominar o seu núcleo básico.

Para quem está iniciando os estudos, é normal não saber com exatidão qual cargo e qual órgão se pretende, mas é importante definir ao menos a área desejada (policial, fiscal, jurídica etc.), selecionando as principais disciplinas cobradas para a formação da base.

Esgotar as disciplinas-base com revisões, questões e boa compreensão do conteúdo é uma tarefa que vai demandar um certo tempo. Nesse intervalo, você verá a publicação de vários editais, mas é importante saber que a aprovação não se conquista pulando de edital em edital. Mantenha-se firme no seu propósito e não pense que, tentando todas as oportunidades que surgem, você terá mais chances de conseguir alguma, pois é exatamente o contrário.

Tentar conciliar o estudo para vários concursos diferentes só irá atrasar o seu processo de aprendizado e a sua aprovação. Não adianta querer “abraçar o mundo”, é preciso ter foco. Um conteúdo só estará bem consolidado depois de ser visto por diversas vezes. Não faz sentido deixar de revisar uma quantidade menor de matérias, aprimorando esse conhecimento, para estudar matérias novas.

É possível, sim, prestar concursos para carreiras semelhantes, a título de treino ou teste, e conseguir ser aprovado em um cargo que não era o pretendido a princípio. Muitas provas possuem conteúdo parecido, e todo conhecimento se aproveita. No entanto, o ideal é que você não modifique o seu cronograma radicalmente, não altere a programação que já está feita. Caso opte por prestar provas semelhantes, mantenha o planejamento para aquela que é a sua prioridade e vá com esse conteúdo para as demais.

Precisamos ter consciência de que a aprovação não vem de uma hora para outra, de que ela é construída dia após dia e de que é fundamental respeitar o tempo e as etapas necessárias, por mais difícil que seja suportar a incerteza que o estudo para concurso traz para as nossas vidas.

Para encerrar a nossa conversa de hoje, recomendo que conheçam a nossa equipe de GranXperts, um time extremamente capacitado e qualificado para auxiliar nos seus estudos, oferecendo orientação individualizada e específica para a sua realidade, organizando metas e cronogramas de estudo e fornecendo dicas valiosas para acelerar o seu aprendizado e a sua aprovação.

Estou à disposição para eventuais dúvidas. Contem comigo e estamos juntos!

 

Luana Lorena Costa Almeida – Delegada de Polícia Civil do Estado da Bahia e GranXpert do Gran Cursos Online.

 No Instagram: @lorealmeida3

Por
3 min. de leitura