A importância de ter uma rotina diária

Avatar


02 de abril4 min. de leitura

Rotina, segundo o dicionário, significa:

  1. Caminho utilizado normalmente; itinerário habitual; rotineira.
  2. Hábito de fazer algo sempre do mesmo modo, mecanicamente; rotina (sentido figurado).

Quantas vezes eu já não escutei das mais diversas pessoas que ter uma rotina é chato, entediante, sem graça… Sempre pergunto no mais alto som: “POR QUÊ???”. Juro que não entendo o motivo de as pessoas desgostarem de rotinas. Eu não vivo sem as minhas… E sim, coloco no plural, pois são várias.

Pense aqui comigo: quando você acorda, você se espreguiça, levanta-se, calça seus chinelos, vai ao banheiro, lava o rosto, escova os dentes e penteia os cabelos. Sempre do mesmo jeito, sempre na mesma ordem, sempre no automático. Você não precisa mais pensar no que vai fazer, somente faz. Isso é uma rotina! Sua rotina matinal de preparação para o dia! Ela não é ruim, é? Não é chato, pois aposto que você nem percebe que está fazendo essas coisas.

Quando falo sobre ter rotinas, é exatamente isso. Meu desejo é que sentar para estudar, por exemplo, vire algo tão automático na sua vida que você simplesmente sentará e estudará, sem ficar pensando se quer ou não, se está com vontade, se aquele é o momento. Desejo que você até sinta falta disso no dia em que algo diferente acontecer. E acredito, do fundo da minha alma, que a maneira mais eficaz de isso acontecer é com você criando essas rotinas automáticas, também chamadas de hábitos.

Então vamos lá, como criar essas rotinas?

Bom, muitas delas são ensinadas a você desde muito cedo e já estão grudadas na sua mente e na sua vida, como por exemplo, a rotina logo ao acordar que descrevi acima. Sua mãe, seu pai, ou quem te criou, estava lá, todos os dias, fazendo as mesmas coisas, na mesma ordem, até que você aprendesse a fazer por conta própria, e, mesmo depois disso, ainda te dava lembretes diários (já tomou banho? Já escovou os dentes? Lave as mãos antes de comer!).

Eu preciso que você entenda que as rotinas vieram de um processo, não aconteceram do dia para a noite, e quero que você tenha isso em mente. É muito fácil a gente desanimar porque as coisas não estão acontecendo na velocidade com a qual desejamos que elas aconteçam (para mim, essa data é sempre ontem), mas, como diz um velho ditado chinês, “paciência é uma virtude”. Então sejamos pacientes, pois as coisas acontecerão.

Agora vamos à prática!

  1. Adicione rotinas a hábitos já consolidados

Pavlov já fazia isso anos atrás quando descobriu que era possível fazer um cachorro salivar somente ao acionar o som de uma sineta. Mas, para que isso acontecesse, ele precisou primeiro acionar esse som ao mesmo tempo em que dava comida ao cão. Tempos depois, ele conseguiu receber uma reação ao som mesmo não apresentando o estímulo original.

Não, eu não estou te comparando a um cachorro, mas existem estudos os quais comprovam que adicionar novos hábitos aos já consolidados nos ajuda a manter e a desenvolver novos hábitos. Foi mais ou menos isso que Pavlov fez, e é isso que você precisa fazer também.

Escolha um hábito já consolidado, seja tomar café ou chá, meditar, escovar os dentes… não importa, desde que seja algo que você faz todos os dias, de forma automática. Agora adicione uma hora de estudos (ou menos, se você estiver começando) e faça junto ou logo em seguida desse hábito.

Imagine a cena: você acorda, vai ao banheiro, lava o rosto, escova os dentes, faz seu café e senta para estudar. Faz isso todos os dias, sem alterar a ordem, sem deixar que nada te pare, sem deixar de fazer o que precisa ser feito.

Não tem paradinha para olhar o Instagram, não tem faxina a ser feita antes, não tem nada que te pare. Você pega seu café, senta e começa a estudar.

Depois de um tempo fazendo isso, sempre do mesmo jeito, o café vai até virar um gatilho para que você queira estudar. No seu dia de descanso, você vai pegar sua xícara e pensar “nossa, eu queria estar estudando agora”.

 

  1. Seja consistente

Como eu disse antes, para virarem hábitos, para “entrarem no automático”, você precisa fazer as suas rotinas todos os dias.

Você não escova os dentes todos os dias desde o dia em que começou a ter dentes? Estudos, leituras e outras ações também precisam ser feitos todos os dias. Sim, todos os dias, incluindo sábados, domingos, feriados, férias…

Não digo que você precisa estudar fervorosamente diariamente, mas precisa estudar. Então, mesmo nos dias de descanso (que são super importantes), tire pelo menos uns 30 minutos para revisar as matérias, ao menos até o estudo deixar de ser somente uma ação mecânica e vire um hábito.

Essa consistência vai fazer sua mente (e seu corpo) entender que estudar é algo que se faz em dias de chuva, em dias de sol, em finais de semana e em férias porque é algo importante, que vai te fazer bem!

 

  1. Organize-se com antecedência

Lembra quando você era criança e sua mãe te falava para arrumar a mochila da escola no dia anterior para não se esquecer de nada? Pois é, ela sabia do que estava falando!

Deixe todo seu material já separado e organizado no dia anterior. Aula aberta, PDF aberto, caderno na página em branco para anotações, canetas fora do estojo…

Se você esperar para organizar essas coisas na hora de estudar, a chance de você procrastinar aumentará demais e o seu gatilho (aquele da xícara de café, lembra?) vai virar a organização dos estudos, e não os estudos propriamente.

Isso faz sentido para você?

 

  1. Use técnicas de estudos

Existe uma linhagem da Psicologia a qual cita que nós, seres humanos, vivemos ou buscando prazer, ou fugindo da dor.

Estudar como aprendemos desde a escola não é nem um pouco prazeroso, não é mesmo? Sentamos por horas lendo e relendo o livro e acabamos não entendendo “bulhufas” do que está escrito ali. Mas como fazer diferente?

Busque técnicas de estudos e torne esse novo hábito que você está desenvolvendo agradável. Sim, prometo que você vai pelo menos não sentir tanta dor na hora de estudar.

Aprender coisas novas é extremamente prazeroso para o cérebro, mas existem maneiras eficientes de aprender, e ficar lendo e relendo não é uma delas.

 

  1. Seja consistente, mas flexível

Sim, pode acontecer de um dia você não conseguir seguir a sua rotina exatamente como planejado. Não se martirize por isso. Entenda que nem todos os dias são iguais e que nós não somos perfeitos, portanto, nossos dias provavelmente também não serão. E tudo bem!

O que você deve prevenir é que “falhar” vire a nova rotina, entende? Que não seguir a rotina de estudos estabelecida por você seja o hábito. É necessário não deixar a preguiça, a procrastinação e as desculpas vencerem.

Sair da rotina um dia não é um problema em si, desde que você entenda que, no próximo dia, precisa voltar a ela! E desde que você entenda também que aquela saída foi realmente necessária, e não somente mais uma desculpa para tornar a sua vida mais fácil (lembra do que falei sobre fugir da dor?).

Viu como é simples criar e manter rotinas? Depois de um tempo, elas virarão hábitos – e é aí que queremos chegar! Depois de um, dois, três meses (varia de pessoa para pessoa) fazendo as mesmas coisas do mesmo jeitinho, você vai passar a sentar para estudar sem sentir que há um esforço sendo feito para isso.  Vai ser um hábito!

Se você quiser ajuda para criar hábitos e rotinas e para se manter neles a fim de aprender a estudar melhor, você pode contar com a nossa ajuda, os Gran Xperts!

Avatar


02 de abril4 min. de leitura