A importância de se fazer um controle objetivo de estudos

Você tem o hábito de registrar seus turnos de estudos? Você sabe quantas horas por dia você estuda? Você sabe quantos intervalos você fez durante seu período de estudos no último domingo? Por favor, responda objetivamente, sem aproximações:

1. Quantas dias você estudou nos últimos 30 dias?

2. Quantas horas você estudou em cada dia?

3. Em qual momento do dia (manhã, tarde, noite) você rende melhor?

4. Quantos exercícios você fez no último mês?

5. Quantos simulados você fez?

6. Quantas provas você fez nos últimos 12 meses?

7. Quais as matérias em que você tem mais dificuldade? Como você sabe?

8. Qual a sua velocidade de leitura?

Muitas perguntas e poucas respostas? Preciso te contar que um erro comum entre os estudantes para concursos é subestimar a importância de se ter um controle objetivo dos estudos.  Normalmente, faltam mecanismos de controle em nossos processos de estudos.

Vou repetir o clássico da administração que muita gente ignora: “O que não é medido não pode ser gerenciado” (Deming). Então, vamos conversar sobre por que você PRECISA registrar objetivamente todos os seus turnos de estudo e sua evolução no estudo dos conteúdos do seu concurso!

Frequentemente, temos uma visão parcial sobre nós mesmos. É comum fazermos avaliações equivocadas sobre nosso estilo ou carga de estudos. O registro objetivo do que você faz auxilia nos ajustes dessa parcialidade ou subjetividade da nossa autoavaliação. É muito comum termos conclusões equivocadas sobre nossas estratégias de estudo. Por exemplo, acreditamos que estudamos melhor à noite, quando na verdade produzimos mais pela manhã. Ou pode ser que pensemos que o PDF nos prende mais, quando na verdade retemos mais assistindo videoaulas. Além disso, erramos no equilíbrio entre as disciplinas ou entre questões e revisões.

Por isso, o CONTROLE DE ESTUDOS é uma excelente FERRAMENTA DE AUTOAVALIAÇÃO. Quando você registra o que você estuda, você tem dados objetivos do seu processo de aprendizagem. Além de auxiliar na organização, controlar precisamente seus turnos de estudo permite que você avalie e reavalie seu processo de aprendizado.

O registro objetivo dos estudos é um instrumento que facilita sua rotina semanal e evidencia a observação dos avanços e dificuldades em cada disciplina estudada. O ato de registrar proporciona, além da avaliação, ponderar sobre sua própria atuação, rememorar conteúdos, resgatar questões nas quais teve mais dificuldade, refletir sobre sua concentração, replanejar a rotina; enfim, registrar é uma possibilidade de aprender a olhar para o seu desenvolvimento, percebendo sua evolução ao longo do percurso, e isso tudo é ESSENCIAL para passar em concursos públicos.

Minha sugestão é que você mantenha um controle de estudos diário de tudo o que você fizer. Seja claro, verdadeiro e objetivo. Anote: horário de início, pausas, horário de fim, número de páginas lidas, número de videoaulas assistidas, número de questões feitas. Posteriormente, a análise de todo esse conteúdo vai ser um importante indicativo do seu esforço, produtividade e resultado.

O CONTROLE DE ESTUDOS É UMA FERRAMENTA DE AUTOCONHECIMENTO E DE REFLEXÃO PARA QUEM QUER ESTUDAR DE VERDADE.

Segue uma sugestão de ferramenta para você poder acompanhar seus estudos, poder avaliá-los e poder estruturar seus próximos passos baseado em como tem sido seus hábitos de estudo.

Essa planilha é um registro de atividades. Atente-se em preencher de maneira sistemática, todos os dias, objetivamente (anote os dados corretos, não suponha os dados). Algumas instruções importantes:

  1. Se possível, registre a sessão de estudos logo após realizá-la. Preencha no momento que você começar e terminar cada turno de estudo.
  2. Registre também os turnos de revisões, questões e simulados. Esses momentos são parte essencial do seu estudo.
  3. O ideal é que você mantenha a regularidade para avaliar como estão as coisas; por isso, revise seus registros ao menos 1 vez na semana e reflita sobre as oportunidades de melhorias ou ajustes de planejamento.

No início pode parecer besta ou chato, mas quando você sistematizar essa etapa do seu estudo, vão começar a aparecer os importantes ganhos de se registrar objetivamente tudo o que você faz. Lembre-se de que as primeiras semanas são muito importantes, porque fazem parte da formação do hábito.

O AUTOCONHECIMENTO é muito importante durante o processo de estudo, a melhor ferramenta para te levar ao sucesso! Ser verdadeiro consigo mesmo é essencial para manter-se no caminho correto sem desanimar. O autoconhecimento ajuda na resiliência necessária para estudar para concursos.

Lembre-se: estudar para concursos exige muita disciplina, e tão importante quanto planejar é registrar o que você faz. Acredito que o REGISTRO OBJETIVO dos turnos de estudos deve ser considerado uma ferramenta imprescindível na organização dos seus estudos. Portanto, se você não faz, faça seu registro de todos os turnos que você dedicar a seu objetivo de passar no concurso público dos seus sonhos!

Ellen Piedade – Atua como Coach há mais de 5 anos, e, servidora do TJDFT. Aprovada em diversos concursos, dentre eles Ministério da Integração Nacional, Banco do Brasil, Analista de Gestão e Políticas Públicas e Gestão Governamental de São Paulo e Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios.

 

 

 

WHATSAPP GCO: receba gratuitamente notícias de concursos! Clique AQUI!

CONCURSOS ABERTOS: veja aqui os editais publicados e garanta a sua vaga!

CONCURSOS 2019: clique aqui e confira as oportunidades para este ano!

Estudando para concursos públicos? Prepare-se com quem mais entende do assunto! Cursos completos 2 em 1, professores especialistas e um banco com mais de 920.000 questões de prova! Garanta já a sua vaga! Mude de vida em 2019!

Estude onde, quando, como quiser e em até 12x sem juros! Teste agora por 30 dias!

Matricule-se!

Notícias Relacionadas

1 comentário

1 Comentário

  1. Luiz Henrique

    30/04/2019 17:04em17:04

    Muito boa matéria, deu uma luz em certo aspectos obscuros. A tabela com os horários para controle já me é muito familiar e infelizmente nunca consegui preencher ela com efetividade.
    Estou estudando pelo GRAN CONCURSOS e percebi que existe uma ferramente para avaliar o desempenho, onde o sistema grava as aulas automaticamente e as exibe em um formato de gráfico. Será que é possível apenas com este modelo ter o “controle” demonstrado nesta matéria? Fico na dúvida entre voltar a utilizar as planilhas ou se utilizo esta ferramente? Ps.* Sou leigo no assunto.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Para o Topo