Ex-aluno e ex-colaborador do Gran Cursos Online conta sobre a maravilhosa sensação de ser Servidor Público Federal

Avatar


27 de junho4 min. de leitura

A maravilhosa sensação de ser servidor público

O “Cheguei Lá” de hoje será autobiográfico. Este concurseiro que vos escreve já entrevistou e escreveu diversas histórias para esta coluna, contando como outros candidatos alcançaram a tão sonhada vaga no serviço público. E hoje estou aqui para contar a minha história, a minha trajetória de estudos para conseguir a minha tão sonhada vaga no Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT).

Meu nome é Estevane Oliveira, tenho 28 anos, sou filho de um Policial Militar do DF e de uma servidora da Câmara dos Deputados, ou seja, desde o berço ouvi que a carreira pública era um bom caminho a ser seguido e uma oportunidade para viver ainda melhor.

Minha história com os concursos públicos começa em 2008, ano em que fiz meu primeiro curso preparatório. Fui a contragosto e por pressão da minha mãe. O Direito Constitucional parecia coisa de outro mundo e a Lei n. 8.112 parecia uma sopa de letrinhas que não fazia o menor sentido. Achei que nunca conseguiria entender aqueles assuntos, que eram total novidade para mim. Não consegui levar a sério os estudos e, é claro, não consegui êxito na prova.

Vários anos depois, em 2013, foi publicado o edital do TJDFT. Decidi que seria um bom concurso para fazer e conseguir uma carreira estável no serviço público. Foram dois meses de total dedicação aos estudos com o Gran sem saber o que era final de semana ou feriado. Além de ter que vencer o cansaço diariamente, eu tinha outro grande desafio: aprender o necessário do Direito Penal, do Direito Processual Penal, do Direito Civil e do Direito Processual Civil – matérias que nunca tinha estudado, mas que fariam uma enorme diferença na hora da aprovação.

Foram dias e noites de muito estudo e várias renúncias em busca da aprovação, e todo o esforço foi recompensado quando saiu o resultado da prova objetiva. Eu havia sido aprovado. Faltava apenas o resultado da redação – que valia 5 pontos e era eliminatória. Eis que, no dia 14 de maio de 2013, foi publicado o resultado final da redação no site do Cebraspe/CESPE-UnB. E eu havia tirado apenas 3,55, ou seja, todo o meu esforço de aprender aqueles Direitos foi por água abaixo com essa nota. Fui eliminado do concurso.

Confesso que pensei em desistir da carreira na administração pública, mas não deixei o desânimo vencer minha vontade de me tornar servidor. E fiz uma promessa para mim: no próximo concurso do TJDFT, eu vou me dedicar ainda mais, vou ser aprovado e vou tomar posse.

Enquanto o novo concurso não veio, preparei-me aos poucos. Estudei as matérias que são comuns a todos os concursos e que estavam no edital do TJDFT de 2013: Língua Portuguesa, Direito Constitucional, Direito Administrativo e Informática. Não foi fácil esperar mais dois anos por um novo edital. Mas eu coloquei na minha cabeça que estudar com antecedência era o melhor método para conseguir a aprovação no concurso que viria.

Nos dois anos que se passaram, fiz diversas provas de concurso para os mais variados órgãos, e os resultados não foram satisfatórios. Na maioria, minha redação nem era corrigida de tão mal que eu ia nas provas objetivas. Foi aí que percebi o meu primeiro erro: apesar de querer trabalhar no poder judiciário, eu não tinha foco nos estudos, fazia provas em várias áreas diferentes e acabava gastando o meu tempo estudando diversos conteúdos que não serviriam para o concurso que era o meu objetivo: o TJDFT.

Mudei! Analisei os editais dos últimos concursos de tribunais e me concentrei em provas nessa área. Com mais ou menos um ano de estudo focado, consegui ver uma melhora significativa nos resultados. E isso me deu ânimo para continuar.

Mas foi em 9 de outubro de 2015 que ganhei força total. O TJDFT havia lançado um novo edital para ingresso de servidores no quadro efetivo da instituição. A vontade de cumprir a promessa que eu havia feito a mim mesmo foi tão grande que, da data da publicação do edital até a data da prova (20/12/2015), foram 2 meses e 11 dias de estudos totalmente focados e com extrema dedicação. Abri mão de viagens em família e festas com os amigos. Eu sabia que essa seria minha melhor chance: eu já tinha tido contato com as matérias jurídicas e já estava bem preparado nas matérias de conhecimentos básicos.

Minha tática pós-edital foi a total dedicação ao estudo do Regimento Interno do Tribunal e às matérias de Direito. E o Gran Cursos Online foi um grande diferencial nessa preparação de sucesso. Os excelentes professores, sempre preocupados em transmitir o melhor e mais atualizado conteúdo para os alunos e os materiais gratuitos disponibilizados nas diversas plataformas foram essenciais para minha aprovação.

Cada videoaula assistida, cada simulado gratuito realizado foi um degrau vencido para chegar até a minha tão sonhada aprovação. Só tenho a agradecer aos professores do Gran Cursos Online (Aragonê Fernandes, Raquel Bueno, Ivan Lucas e Adriane Sousa) que, durante toda a minha trajetória de concurseiro, contribuíram para a realização desse sonho. Todos eles foram fonte de inspiração e força para que eu conseguisse ser aprovado. Sem eles, essa conquista não teria sido possível. Muito obrigado!

E a minha dica para você que ainda está trilhando o caminho rumo ao tão sonhado cargo no serviço público é a seguinte: além de ler os PDF’s e assistir às videoaulas, você deve ler a lei seca, fazer resumos e treinar com muitos e muitos exercícios. São eles que mostram o quanto você está absorvendo o conteúdo. E quanto mais questões você resolver, menos surpresas você terá na prova.
Entre o resultado final do concurso e a nomeação, passaram-se mais de 365 dias. Dias em que me dediquei com enorme alegria e satisfação em levar a cada um de vocês, alunos do Gran Cursos Online, os melhores aulões ao vivo transmitidos pelo YouTube e as mais completas Gran Dicas Presenciais, Brasil afora. Tudo isso para garantir a cada concurseiro o conhecimento da melhor equipe de professores do país e, o mais breve possível, compartilhar aqui a sua história de sucesso.

Não deixe o cansaço ou o desânimo vencer a sua sede de vitória. Todos nós sabemos que a vida de quem estuda para o concurso dos sonhos não é fácil. Mas vale a pena! Hoje, dia 27 de junho, completam-se 2 meses desde que tomei posse no cargo de Técnico Judiciário do TJDFT. E posso garantir que a sensação de ser servidor público é maravilhosa e o orgulho de saber que alcancei essa posição por mérito é inexplicável.

E a luta continua. Estou fazendo faculdade de Direito para um dia chegar ao Ministério Público e atuar como Promotor de Justiça. Não deixe ninguém duvidar da sua capacidade. Estude e acredite no seu potencial. Com certeza, todo seu esforço será recompensado. Procure o método de estudo que mais te agrada, mantenha o foco e a disciplina que muito em breve você será o próximo candidato a ter o nome publicado no Diário Oficial.

Gostou dessa história? Você pode ser o próximo aprovado! Conheça os cursos do Gran Cursos Online e não perca tempo. Prepare-se com quem tem tradição de aprovação e 27 anos de experiência em concursos públicos. Cursos online com início imediato, visualizações ilimitadas e parcelamento em até 12x sem juros!

E se você foi aprovado em algum concurso com a ajuda do Gran Cursos Online, responda AQUI ao nosso questionário online e compartilhe a sua história de sucesso com quem está na mesma jornada!

[su_button url=”https://www.grancursosonline.com.br” target=”blank” style=”flat” background=”#ff0000″ size=”7″ icon=”icon: shopping-cart”]Matricule-se![/su_button]

 

garantia-de-satisfacao-30

Avatar


27 de junho4 min. de leitura