Coluna Prestes a Passar – 1ª edição – A Roda da Vida e o Exame de Ordem

Por
4 min. de leitura

coluna-prestes

A vida, nas cidades, corre intensa. A velocidade das relações e dos acontecimentos amedronta o ser humano que, impávido, assiste ao desenrolar da história do mundo, dos fatos e da própria vida.
Infelizmente, a vida não para, passando explicações sobre como funciona sua essência. São nas entranhas do dia a dia que se descobrem segredos e horizontes capazes de ser transpostos.
Todo dia quando amanheço, penso, com muita frequência, a razão de ser do sucesso de algumas pessoas. Como fez Bill Gates para ter o ápice de sua plenitude? Teria feito muitos planos e estratégias ou teria agido por impulsos sensoriais?
E o chinês inventor do site de vendas Alibaba, Jack Ma, que recebeu diversos nãos em entrevistas de empregos e oportunidades e foi rejeitado 10 vezes em Harvard? Hoje é o 21º no ranking de bilionários da Bloomberg. Em 2015, em recente entrevista nas reuniões do Fórum Econômico Mundial, na Suíça, disse que teve que lidar com muitas rejeições, decepções e teve que aprender a lidar com falhas até alcançar seus objetivos.
Disse: “falhei muitas vezes, fui rejeitado em uns trinta empregos. Tentei uma vaga na polícia, não me quiseram. Quando a KFC chegou à China, tentei um emprego lá. Eles entrevistaram 24 pessoas e contrataram 23. Eu fui o único que ficou de fora. Tentei entrar em Harvard 10 vezes. Em todas, fui rejeitado. Eu sei ser rejeitado”.
Contudo, o sucesso bateu à porta dele, como bateu na de muitas pessoas, de modo diferente. Bateu na minha também, ao meu modo, pois sou feliz em tudo que faço e tenho tudo o que eu preciso, sem exuberâncias. É lógico que a vida pode proporcionar muito mais. Trata-se de questão de perspectiva e insistência.
O que várias dessas pessoas bem-sucedidas têm em comum e o que isso pode influenciar na sua aprovação do Exame de Ordem?  Creio, sinceramente, que todas elas e até eu mesmo, de forma direta ou indireta, praticaram – pelo menos uma vez –, a chamada Roda da Vida.
Trata-se de um fenômeno horizontal de conhecimento e propagação de atitude em torno de sua própria existência. Um olhar para dentro de si e ao seu redor. Pura avaliação de contextos e correção de rumos. Dá certo, creiam!
A Roda da Vida é uma ferramenta utilizada por coachings, em todo o canto, para diagnosticar uma pessoa e o que precisa ser melhor trabalhado nela para um melhor desempenho em vários aspectos de sua vida. Busca-se uma harmonia, entre a vida profissional e pessoal, rumo à felicidade plena.
Muitos fatores são analisados em uma pessoa para a verificação de como anda seu dia a dia, seus pensamentos, atitudes, comportamentos, sentimentos e filosofia de vida, profissão, carreira. Como disse, um realinhamento no rumo de alguém.
Essa Roda da Vida é um círculo dividido em 8, 10 ou 12 partes, em forma de uma pizza. Legal, né? Por vezes, pode ser para você sinal de reflexão. Essas partes representam aspectos pessoais, como:

  • Como andam seus relacionamentos com familiares e amigos? Há diálogos e compreensões? Em que isso pode estar te afetando?
  • Você tem algum tempo para seu lazer? Sabia que esse período, mesmo que mínimo, é preponderante para seu sucesso pessoal? Desligar, em alguns instantes, faz parte do crescimento.
  • Sua vida financeira está desajustada? E de quem não está nesses tempos de crise econômica? Tente solucionar o que for possível e postergar o irremediável para um momento à frente. Quando você estiver aprovado na OAB e com retornos financeiros, essa maré vai passar.
  • Qual o tempo que você gasta investindo em sua educação e busca de conhecimentos? Para atingir a aprovação na Ordem dos Advogados do Brasil é necessário preparo, foco e meta de estudos, insistência e muito treino. Costumo dizer que quem põe meta e foco no que faz, sempre chega no objetivo que traça. Se não conseguiu é porque não insistiu.
  • Não sei se você tem uma religião! Eu tenho e respeito todas elas, até mesmo que não a tem. Contudo, busque uma espiritualidade e uma força interior para atingir sua essência como ser humano. Momentos de reflexão e reforma íntima. A frenética busca pelo material entorpece e cega o ser humano, que acaba por evitar o imaterial, o intangível, o divino. Pausa para reflexão.
  • O amor para com os outros começa no amor que você tem por si mesmo. Você se ama? Consegue dar valor a seus potenciais? Sabe valorizar sua história de lutas? Pense nisso.
  • E sua carreira de advogado, juiz, promotor, delegado, procurador, etc? Está sendo bem planejada? Veja que tudo pode bem começar pela necessária aprovação na OAB. Penso, sinceramente, que esse passo é inevitável. Até porque muitas dessas carreiras exigem o tempo de atividade jurídica, o que torna a advocacia um elemento intrínseco no atingimento desse futuro objetivo. É necessário planejamento sempre. Passo a passo. Gostar do que se faz é melhor do que trabalhar, pois você pode passar a vida toda sem ter trabalhado um só dia. O que você fez e faz não é trabalho, é satisfação.
  • Cuide de sua saúde física, da mental e da intelectual. A harmonia entre corpo e mente proporciona a você o equilíbrio necessário para o desempenho na vida como um todo. Digo que fazer a prova da OAB com uma simples gripe, indisposição, enxaqueca ou qualquer outro mal-estar é ter contra si mais um desafio além da prova. Encontrar-se com o corpo são é ter paz interior. Ter paz interior é ter saúde. Saiba avaliar isso em você na Roda da Vida.

E para fazer a avaliação de todos esses itens, é necessário colocar uma nota em cada um deles, diante de sua satisfação, de 0 a 10. Com o resultado, você pode se analisar e saberá onde precisa dar um pouco mais de atenção, necessitando de reflexão.
Para esse sistema hindu, é necessário que cada parte do gráfico em pizza tenha 60% de satisfação. Caso contrário, precisa de modificação urgente.
Veja a Roda da Vida abaixo e comece a se avaliar.Roda da Vida
Não se esqueça de ser extremamente honesto consigo mesmo para obter resultados reais. Esse teste é bem simples, mas muito eficaz. A Roda de sua Vida pode ser o diferencial imperceptível entre suas reprovações ou suas aprovações. Saber a diferença entre uma ou outra conjuntura depende de sua perspicácia e honestidade consigo mesmo.
Aproveitando-me de um provérbio chinês, encerro minhas palavras e orientações desta semana e deixo a você uma pequena semente:
“Sábio não é aquele que sabe de tudo e sim aquele que usa tudo o que sabe”.


* A Coluna Prestes foi um movimento político-militar brasileiro existente entre 1922 e 1953 e ligado ao tenentismo de insatisfação com a República Velha, exigência do voto secreto, defesa do ensino público e a obrigatoriedade do ensino secundário para toda população.


 
Até a próxima semana.
Forte abraço!
Marcelo Bórsio

Coordenador Pedagógico do Projeto Exame de Ordem
Gran Cursos Online

Estude conosco e tenha a melhor preparação para o XX Exame de Ordem!

matricule-se 3

O Gran Cursos Online desenvolveu o Projeto Exame de Ordem focado na aprovação dos bacharéis em Direito no Exame Nacional da Ordem dos Advogados do Brasil. A renomada equipe de professores, formada por mestres, doutores, delegados, defensores públicos, promotores de justiça e especialistas em Direito, preparou um método online que dará o apoio necessário para o estudante se preparar e conseguir a aprovação. O curso proporciona ao candidato uma preparação efetiva por meio de videoaulas com abordagem teórica, confecção de peças jurídicas e resolução de questões subjetivas. É a oportunidade ideal para aqueles que buscam uma preparação completa e a tão sonhada carteira vermelha.

image

Por
4 min. de leitura