Artigos

Acordem! A Nova Ortografia já é oficial (Parte 2)! Por: Elias Santana

Olá, queridos amigos!

Conforme apresentei na semana passada, o Novo Acordo Ortográfico é uma realidade! E ela pode ser o seu momento de reencontro com a língua portuguesa. Faça das novas regras o reinício dos seus estudos linguísticos! É uma meta pequena, que te dará uma nova percepção dos textos e do universo ao seu redor! Vamos iniciar nossas análises?

Primeiramente, vamos conhecer quem veio e quem se foi. As letras K, W e Y passaram a integrar nosso alfabeto – agora, são 26 letras, em vez de 23. Tal acréscimo age em função da grafia de nomes próprios (Yuri), das unidades de medidas (Kg) e dos termos estrangeiros (show). Palavras da língua portuguesa escritas com I, U ou C, por exemplo, não serão alteradas por essa medida (esqueça a possibilidade de ver por aí “kasas” ou “ygrejas”). Essa alteração torna o nosso alfabeto semelhante ao de muitos outros países ocidentais.

Em contrapartida, o trema foi retirado da nossa gramática. Apenas palavras derivadas de termos estrangeiros dotados de trema ainda possuirão a marca gráfica, como é o caso de mülleriano – derivado de Müller. Essa medida, em certo modo, facilita a vida de brasileiros já alfabetizados. Era muito comum, antes mesmo da implementação do novo acordo, encontrar em textos informais e em redações escolares as palavras “consequência”, “tranquilo”, “linguiça” e cinquenta” sem a marca que garantia a pronúncia do U em cada uma das quatro palavras supracitadas. Essa perda, todavia, tende a dificultar a vida daqueles que ainda irão se alfabetizar. Mais um desafio aos alfabetizadores (que já não possuem vida fácil em nosso país, e exercem uma atividade primordial ao desenvolvimento da nossa sociedade).

Ainda precisamos discutir sobre as alterações acerca da acentuação de palavras e emprego do hífen! Mas não é preciso pressa! Na semana que vem, ainda discutiremos esse assunto! Um forte abraço! Até lá!


Elias Santana

Licenciado em Letras – Língua Portuguesa e Respectiva Literatura – pela Universidade de Brasília. Possui mestrado pela mesma instituição, na área de concentração “Gramática – Teoria e Análise”, com enfoque em ensino de gramática. Foi servidor da Secretaria de Educação do DF, além de professor em vários colégios e cursos preparatórios. Ministra aulas de gramática, redação discursiva e interpretação de textos. Ademais, é escritor, com uma obra literária já publicada. Por essa razão, recebeu Moção de Louvor da Câmara Legislativa do Distrito Federal.


CONCURSOS ABERTOS: veja aqui os editais publicados e garanta a sua vaga!

CONCURSOS 2019: clique aqui e confira as oportunidades para este ano!

Estudando para concursos públicos? Prepare-se com quem mais entende do assunto! Cursos completos 2 em 1, professores especialistas e um banco com mais de 800.000 questões de prova! Garanta já a sua vaga! Mude de vida em 2019!

Estude onde, quando, como quiser e em até 12x sem juros! Teste agora por 30 dias!

[su_button url=”https://www.grancursosonline.com.br/assinatura-ilimitada/” target=”blank” style=”flat” background=”#ff0000″ size=”7″ icon=”icon: shopping

Para o Topo