Adjetivo ou Advérbio? Por Elias Santana

Avatar


11 de janeiro1 min. de leitura

adjetivo ou advérbio

Adjetivo ou advérbio? 

Veja esta oração:

“Os brasileiros celebravam eufóricos a vitória da seleção!”

Além da maravilhosa previsão para 2018, eu pergunto: “eufóricos” é um adjetivo ou um advérbio? Essa dúvida habita a cabeça de grande parte daqueles que estudam a gramática da nossa querida língua portuguesa. Quem não a tem, já a teve (ou a terá)!

A análise como advérbio é parcialmente plausível, na medida em que é possível entender que “eufóricos” representa o modo como os brasileiros celebravam. Mas, antes mesmo da análise semântica do vocábulo, é preciso entender as características morfológicas dessas duas classes gramaticais.

O adjetivo, por ser um termo subordinado ao substantivo, deve estabelecer, com esta palavra, concordância nominal. Portanto, um adjetivo sofre flexões de número (singular ou plural) e gênero (masculino ou feminino). Essa mesma propriedade não acomete o advérbio, uma vez que essa classe se subordina a verbos, adjetivos ou outros advérbios – por isso, costumamos dizer que o advérbio é invariável.

Note que, no exemplo apresentado, “eufóricos” está no plural e no masculino, assim como “brasileiros”. Se trocarmos “brasileiros” por brasileiras, obrigatoriamente precisaremos substituir “eufóricos” por eufóricas. Isso é prova cabal de que a classificação de “eufóricos” é um adjetivo.

Agora, veja esta construção:

“Os brasileiros celebravam euforicamente a vitória de seleção.”

Mesmo trocando “brasileiros” por brasileiras, “euforicamente” não sofre alteração. Dessa vez, temos um advérbio.

Em resumo: o segredo é analisar se a palavra é variável ou não! Assim, você nunca mais confundirá um adjetivo com um advérbio!


Elias Santana

Licenciado em Letras – Língua Portuguesa e Respectiva Literatura – pela Universidade de Brasília. Possui mestrado pela mesma instituição, na área de concentração “Gramática – Teoria e Análise”, com enfoque em ensino de gramática. Foi servidor da Secretaria de Educação do DF, além de professor em vários colégios e cursos preparatórios. Ministra aulas de gramática, redação discursiva e interpretação de textos. Ademais, é escritor, com uma obra literária já publicada. Por essa razão, recebeu Moção de Louvor da Câmara Legislativa do Distrito Federal.

 


Estudando para concursos públicos? Prepare-se com quem tem tradição de aprovação e 27 anos de experiência em concursos públicos.

Cursos online com início imediato, visualizações ilimitadas e parcelamento em até 12x sem juros! 

[su_button url=”https://www.grancursosonline.com.br/” target=”blank” style=”flat” background=”#0404bb” color=”#ffffff” size=”7″ center=”yes” icon=”icon: shopping-cart”]Matricule-se[/su_button]

 

garantia-de-satisfacao-30

Avatar


11 de janeiro1 min. de leitura