Administração Financeira e Orçamentária esquematizada!

Avatar


20 de outubro2 min. de leitura

Este conteúdo é direcionado para você, concurseiro, que quer se preparar para a matéria de Administração Financeira e Orçamentária, também chamada, de maneira abreviada, de AFO.

O material foi produzido e esquematizado pelo professor Anderson Ferreira, trazendo um apanhado de estratégias e macetes de como dominar a disciplina de Administração Financeira e Orçamentária (AFO), ajudando você a ser um concorrente com diferencial competitivo.

O conteúdo apresentado pelo professor atende concurseiros de todos os níveis, tanto os que estão começando a se preparar agora, como os que já estão em estágios mais avançados. Esse último grupo pode usufruir da videoaula, por exemplo, como uma maneira de revisar a matéria completa e de maneira detalhada.

Resumo

Confira um resumo do que é abordado no conjunto de matérias da Administração Financeira e Orçamentária.

O concurseiro que quiser se diferenciar nas provas através do AFO deve ter noções de:

Tema geral: Introdução ao Estudo das Finanças Públicas e do Orçamento Público
Diretrizes orçamentárias;
Processo orçamentário;
Instrumentos do orçamento público.

Tema geral: Orçamento Público
Princípios orçamentários;
Métodos, técnicas e instrumentos do orçamento público;
Normas legais aplicáveis.

Tema geral: Receita Pública
Receita Pública: categorias, fontes, estágios; dívida ativa.

Tema geral: Despesa Pública
Despesa Pública: categorias, estágios.

Tema geral: Execução Orçamentária
SIOP e SIAFI;
Suprimento de fundos;
Restos a pagar;
Despesas de exercícios anteriores;
A conta única do Tesouro.

A partir deste resumo de tópicos que citamos acima, podemos adiantar para os concurseiros iniciantes e revisarmos para os mais experientes que o estudo da Administração Financeira e Orçamentária (AFO) está intimamente ligado ao estudo do Direito Financeiro. Por isso, reforçamos que quem dominar esse conteúdo irá se destacar nas provas.

Saiba mais

Para muita gente pode ser uma matéria difícil, que exige muito esforço e horas de estudo, mas aos poucos cada aluno pode pegar o ritmo e fazer sua própria rotina para a absorção do material. Vale a pena fazer anotações, estudar pelos esquemas passados pelos professores e adaptar as técnicas de acordo com a carga horária diária de estudos de cada um.

Nesta primeira aula, o professor Anderson Ferreira dará dicas de como fixar os conteúdos de Administração Financeira e Orçamentária e trabalhará o material através de esquemas. Lembrando que não é uma aula de revisão, e sim uma aula aprofundada para todos os públicos de concurseiros, iniciantes ou não.

Acesse a aula e aprenda AFO para concursos de um jeito simples!

É prático, com esquemas de conceitos fundamentais que vão ajudar na aprendizagem de cada tema que envolve os estudos de Administração Financeira e Orçamentária – AFO. A abordagem adotada pelo professor é eficiente e mostra resultados entre os alunos que estão se dedicando a aprender a disciplina.

Se o seu foco são dicas rápidas, olha só o nosso Minuto do Concurseiro que trata da Lei 4.320/64 – Art. 35, que também está dentro dos assuntos de AFO.

Aqui no Gran Cursos você pode ter acesso a diversas listas de concursos, seja editais previstos ou que ainda estão para serem lançados. No endereço eletrônico disponibilizado a seguir você terá acesso exclusivo a uma listagem de concursos que estão previstos. Acesse concursos previstos e se prepare para as futuras seleções!

Também disponibilizamos uma lista de editais que estão abertos, oferecendo oportunidades para todos os níveis de escolaridade, com remunerações que podem chegar a R$ 13 mil. São mais de 14 mil vagas. Clique em concursos abertos e veja qual se encaixa no seu perfil.

Avatar


20 de outubro2 min. de leitura