Aeróbico e musculação – Posso treiná-los juntos?

Avatar


18 de agosto2 min. de leitura

Aeróbico e musculação – Posso treiná-los juntos?O assunto desta semana é uma polêmica que há muito tempo paira no ambiente das academias. Você mesmo, concurseiro, que está treinando para o Teste de Aptidão Física, já deve ter se perguntando sobre esta situação: O que treinar primeiro? Musculação ou aeróbico?

É uma dúvida que persiste até hoje, pois muitas pessoas questionam se podem treinar aeróbico e musculação na mesma sessão de treino ou qual treinamento realizar primeiro. Essa duvida não é só dos meros leigos; mas, sim, dos próprios especialistas. No entanto, há diversos estudos abordando essa questão.

Na comunidade científica, estudos indicam que não há problema combinar treinamento aeróbico e treinamento resistido (TSITKANOU, 2016; LUNDBERG, 2013; JONES, 2013; WILSON, 2012); por outro lado, há estudos que mostram que essa combinação pode atrapalhar o resultado de um em outro (HAKKINEN, 2014; MONTEIRO, 2015).

Em recente estudo, Jones (2016) avaliou as respostas anabólicas após fazer exercício aeróbico antes da musculação e vice-versa. Em resumo, não houve diferença alguma. Entretanto, a metodologia empregada na pesquisa constata que as cargas da musculação e do treino aeróbico (30 min a 70% do VO2 max) foram submáximos.

Em outro estudo, Coffey (2016) fez uma análise indicando dois pontos interessantes. O primeiro é que quanto mais treinada for a pessoa, maior será a influência no resultado do treino. O segundo é que a musculação parece afetar menos o exercício aeróbico e que este afetaria mais aquela.

Ratamess (2016), por sua vez, avaliou a influência de diferentes tipos de treinos aeróbicos antes da musculação. Os resultados mostraram que treinos intervalados mais intensos influenciavam mais na musculação do que nos aeróbicos convencionais (contínuos).

A conclusão, diante da análise desses diversos estudos, é que o treino aeróbico realizado antes ou depois da musculação com intensidade moderada para baixa, de ambas modalidades, não influenciariam um ao outro, porque haveria reserva funcional para responder ambos os treinos, independentemente de qual se começa primeiro.

Entretanto, o treinamento aeróbico intenso ou treinamento intervalado de alta intensidade (HIIT) antes da musculação, com séries máximas ou o contrário (depois), haveria grande probabilidade de uma resposta negativa sobre os resultados que se almeja, em virtude das intensas adaptações exigidas da modalidade previamente praticada.

A questão é que há um princípio fundamental do treinamento físico para promover as adaptações desejadas para maximizar o desempenho, que se chama princípio da especificidade. Segundo Dantas (1995), o princípio da especificidade é aquele que impõe, como ponto essencial, que o treinamento deve ser montado sobre os requisitos específicos da performance desportiva, em termos de qualidade física interveniente, sistema energético preponderante, segmento corporal e coordenações psicomotoras utilizados.

A partir dessa concepção, se o seu objetivo for ter uma maior capacidade aeróbica, priorize esse treino; agora, se o intuito for ganhar massa muscular, dê preferência ao treinamento resistido. Lembrando que ambas as modalidades seriam treinadas em alta intensidade, já que treinos leves para moderados não influenciariam na ordem do treinamento.

Para eventuais dúvidas, entre em contato! Treine com a gente!


Rafael Costa – Educador físico; coach em saúde, bem-estar e emagrecimento; treinador de atletas campeões mundial e brasileiro.  Graduado em Direito; militante em direito penal, processo penal e criminologia. Servidor Público Federal. Gestor público na área de política criminal, execução penal e segurança pública. Concursando de carreira jurídica. Aluno do Gran Cursos Online.

 

 


 

Estudando para concursos públicos ? Prepare-se com quem tem tradição de aprovação e 27 anos de experiência em concursos públicos. Cursos online com início imediato, visualizações ilimitadas e parcelamento em até 12x sem juros

[su_button url=”https://www.grancursosonline.com.br” target=”blank” style=”flat” background=”#ff0000″ size=”7″ icon=”icon: shopping-cart”]Matricule-se![/su_button]

garantia-de-satisfacao-30

Avatar


18 de agosto2 min. de leitura

Tudo que sabemos sobre:

preparação para concurso