Agente Polícia Civil: veja mais sobre o cargo e tire suas dúvidas aqui!

Avatar


06 de julho1 min. de leitura

Se você está pretendendo prestar concurso para um cargo dentro da Polícia Civil, como o de Agente Policial Civil, já deve estar ciente de que este órgão é responsável pela segurança pública do país.

À polícia, normalmente, cabe manter a ordem e a segurança pública, fazer cumprir a lei e impedir, detectar e investigar atividades criminosas. Também costuma exercer atividades de licenciamento e regulamentação.

O que faz um agente policial civil

O policial civil é um membro da organização pública, com competência legal para manter a ordem, prevenir crimes, reduzindo o medo e melhorando a qualidade de vida dos cidadãos. A área envolve diversos cargos, como:

Delegado: nesta função, você se reporta diretamente ao prefeito ou governador, analisa a resposta do seu departamento aos crimes na área e implementa melhorias enquanto supervisiona a aplicação da lei como um todo na comunidade.
Escrivão: faz a parte burocrática da delegacia. Acompanha o inquérito e coleta todos os dados iniciais de uma investigação.
Investigador: Investiga a autoria dos crimes e dá cumprimento a mandados de prisão e de busca e apreensão.
Perito: coleta provas e evidências, realiza exames e analisa objetos da cena do crime.

Agente polícia civil: requisitos

Para ingressar na carreira, é necessário prestar concurso público e seguir alguns requisitos básicos, como ter nacionalidade brasileira, mais de 18 anos, aptidão física e mental, curso superior completo, entre outros.

O edital é disponibilizado por estados, sendo estes responsáveis pela definição de etapas de classificação e outras observações.

É necessário ter ensino superior completo em qualquer curso para os cargos de investigador e escrivão. Já para o cargo de delegado é obrigatório o bacharelado em Direito. Para o cargo de perito criminal, faz-se necessária formação superior em algum dos cursos a seguir.

  • Ciências Biológicas.
  • Ciências Contábeis.
  • Ciências da Computação.
  • Engenharia.
  • Farmácia e Bioquímica.
  • Física.
  • Fotografia.
  • Geologia.
  • Odontologia.
  • Química.

Agente de polícia civil: salário

Os salários são atrativos, iniciando na faixa de R$ 3.428,38, podendo chegar a mais de R$ 10.000,00.

Agente da Polícia Civil: estude para concurso!

Sabemos que as provas de concurso são muito concorridas. Para quem deseja ocupar o cargo de agente da polícia civil sabe que precisará traçar um plano de estudos e se preparar para todas as fases da prova. Se você também está de olho em outros cargos, confira os concursos abertos, os concursos previstos e demais concursos 2020. Prepare-se para o seu concurso Polícia Civil com muito estudo. Boa sorte!

Avatar


06 de julho1 min. de leitura