Alimentação e controle da ansiedade. Como prevenir

Avatar


28 de Julho de 2017

Alimentação e controle da ansiedade. Como prevenirCaros(as) concurseiros(as),

Considerada por muitos como o mal do século, a ansiedade pode ser definida por muitos outros termos que estão no dicionário; mas, na prática, só quem a sente de verdade pode traduzir o quão ela é ruim. É muito difícil mantermos o equilíbrio emocional diante da sobrecarga das atividades do dia a dia.

Mas o que é, realmente, a ansiedade? Ansiedade é um sentimento vago e desagradável de medo, apreensão, caracterizado por tensão ou desconforto derivado de antecipação de perigo, de algo desconhecido ou estranho (Allen AJ et al, 1995). Geralmente, os sintomas da ansiedade são: medo, autoconsciência, preocupação, insônia, roer unhas, tensão muscular e dores musculares. Eles surgem em momentos de preocupação que o indivíduo esteja passando (seja por pressão ou algo apreensivo), como, por exemplo: semana ou véspera de prova ou até mesmo o dia da prova.

A pressão que o concurseiro passa durante sua jornada de estudo para ingressar na carreira pública é muito grande. Ela vem de todas os lados, seja dos amigos, dos familiares ou dele mesmo, pois sempre há o medo de errar, de se frustrar, de ser criticado, rejeitado, ou de não saber lidar com as consequências de uma provável reprovação. Todos esses sentimentos podem desencadear uma ansiedade, que, por ventura, agrava ainda mais a situação psicológica do concurseiro.

Contudo, há várias formas de tratamentos, inclusive alternativos (exercício, alimentação, yoga), os quais ajudam a curar a ansiedade sem os custos de uma terapia cara ou sem os efeitos colaterais de remédios. Além disso, esses tratamentos alternativos diferem-se dos tradicionais, visto que estes, para algumas pessoas, são considerados ineficazes.

Segundo Marin-Neto, J. A. et al (1995), o exercício físico pode ser usado no sentido de retardar e, até mesmo, atenuar o processo de declínio das funções orgânicas que são observadas com o envelhecimento, pois promove melhoras na capacidade respiratória, na reserva cardíaca, no tempo de reação, na força muscular, na memória recente, na cognição e nas habilidades sociais.

Quanto à alimentação, é recomendado acrescentar alimentos que contenham um aminoácido chamado Triptofano, conhecido como 5HTP.  Ele é o precursor de dois hormônios: a serotonina, que ajuda no humor, diminuindo a hiperatividade; e a melatonina, que auxilia no sono. Diante disso, peixes, ovos, nozes, castanhas, semente de abóbora, linhaça, aveia, arroz integral, chocolate meio amargo, entre outros, são alimentos que contêm Triptofano.

Portanto, procure dar atenção aos alimentos que tenham esse aminoácido, com isso podemos mitigar o problema da ansiedade que tanto assola àqueles que estão na proximidade da prova de concurso. Por outro lado, há a possibilidade, também, de suplementação, mas será necessária a recomendação de um profissional. Lembre-se de que as quantidades de cada alimento têm que ser feitas por um nutricionista, pois deve ser levada em consideração a individualidade bioquímica de cada pessoa.

Fabiana Ribeiro – Nutricionista Esportiva Funcional

Instagram: @fabiananutricionista

Email: fabianaribeironutricionista@gmail.com

Telefone: (61) 99174 9009

 

 


 

Estudando para concursos públicos? Prepare-se com quem tem tradição de aprovação e 27 anos de experiência em concursos públicos. Cursos online com início imediato, visualizações ilimitadas e parcelamento em até 12x sem juros

[su_button url=”https://www.grancursosonline.com.br” target=”blank” style=”flat” background=”#ff0000″ size=”7″ icon=”icon: shopping-cart”]Matricule-se![/su_button]

garantia-de-satisfacao-30

Avatar


28 de Julho de 2017