Análise da prova discursiva do IBAMA – Avaliando os critérios da redação de Técnico Administrativo

É muito importante ficar ligado na etapa de recursos da prova discursiva, que acontece a partir do dia 22 de fevereiro. Boa parte dos pontos totais do certame, mais precisamente 20% da nota final, advém da nota da prova discursiva. Por isso, a análise de cada item avaliado pela banca na sua discursiva deve ser feita com bastante calma para saber se você não foi prejudicado(a) em algum critério.

Avatar


16 de fevereiro5 min. de leitura

A prova discursiva veio pautada em um tema de atualidades de até 30 linhas para ser escrito pelo candidato. Em linhas gerais, avaliam-se o conteúdo/conhecimento do tema, a capacidade de expressão na modalidade escrita e o uso das normas do registro formal culto da Língua Portuguesa. O candidato que produz um texto dissertativo padrão, conforme o comando formulado pela banca examinadora, primando pela coerência e pela coesão, é premiado com uma boa nota ao final dessa etapa.

Além de saber muito bem o conteúdo, o candidato deve saber se expressar de acordo com o estilo de texto, de forma que não precise escrever demais, mas também não pode deixar o assunto muito objetivo e não aprofundado. Equilíbrio é tudo, como já diziam os grandes mestres de discursivas.

Trarei, neste artigo, uma análise de como você precisaria ter respondido aos itens de prova para gabaritar a prova discursiva com base nos comentários que faria, levando em consideração o padrão de resposta preliminar divulgado pela banca.

 

ENUNCIADO E PEDIDO DA BANCA:

Textos motivadores:

A entrada em nova era mexe com estruturas existenciais, estados de espírito e convicções. Gera medo e insegurança. Destroços precisam ser assimilados. O meio ambiente conhece a destruição acelerada das reservas naturais e, de abrigo da vida, está sendo convertido em hospedeiro de desgraças e doenças. A agenda do futuro terá de destacar as pautas ambientais, a sustentabilidade econômica, a eliminação das desigualdades obscenas.

Marco Aurélio Nogueira. Tempo de assimilações e luta. In: O Estado de S. Paulo, 25/12/2021, p. A8.

A bordo de um foguete, o telescópio espacial James Webb foi lançado com sucesso pela Nasa. “O início de uma nova e emocionante década subiu ao céu. A missão mudará a nossa compreensão do espaço”, publicou a NASA. “Começa a jornada de milhões de milhas para desvendar os segredos do Cosmos”, acrescentou o ex-astronauta Bill Nelson.

Folha de S. Paulo, 26/12/2021, p. B6 (com adaptações).

 

Enunciado:

Considerando que os fragmentos de textos anteriores têm caráter unicamente motivador, redija um texto dissertativo acerca do seguinte tema.

OS AVANÇOS TECNOLÓGICOS E SEUS IMPACTOS: SALVARÃO O MUNDO OU DESTRUIRÃO O PLANETA?

Ao elaborar seu texto, aborde, necessariamente, os seguintes aspectos:

1 ciência e tecnologia no mundo contemporâneo; [valor: 9,50 pontos]

2 agressões ambientais e o futuro do planeta Terra; [valor: 9,50 pontos]

3 o desafio da sustentabilidade. [valor: 9,50 pontos]

 

Comentário sobre o item 1: Ciência e tecnologia no mundo contemporâneo

O candidato deve citar o rápido avanço da ciência e da tecnologia nos últimos dois séculos. A velocidade e a forma exponencial com que mudanças aconteceram no mundo nesse curto período da humanidade é capaz de nos levar a inúmeras reflexões sobre o nosso progresso.

O padrão de resposta preliminar destaca que se trata de um processo que foi iniciado em meados do século XIX, quando da segunda fase da denominada Revolução Industrial que só fez se aprimorar contínua e velozmente, especialmente após a Segunda Guerra Mundial. Tal vontade de o homem procurar evoluir na expansão do conhecimento pode ser verificada nas diversas formas de aplicação prática da tecnologia que faz parte das nossas vidas.

Quem abordou adequadamente o aspecto, articulando o contexto com o tema e os demais aspectos ao longo do texto ganha o conceito 3 de 3, o que significa 9,50 pontos.

 

Comentário sobre o item 2: Agressões ambientais e o futuro do planeta Terra

A obrigação principal do candidato neste item era fazer um contraponto levando em consideração que, ao mesmo tempo em que há um enorme ritmo para o avanço tecnológico, o ser humano ainda não é capaz de, conscientemente, agir em prol de um ecossistema sustentável para ele e para as futuras gerações.

É evidente que esse cenário vai se desenrolando com muitas
dificuldades e sem o necessário consenso na comunidade mundial. As pessoas compreendem como imperativa a busca de alternativas que amenizem os efeitos presentes da ação humana sobre a natureza e que assegurem as adequadas condições de vida para as gerações futuras, mas ainda não parecem 100% comprometidas com uma mudança efetiva.

As discussões em que se reúnem líderes globais demonstram preocupação com o que modelos predatórios de exploração econômica podem fazer com o meio ambiente, mas ações ainda estão numa fase muito embrionária.

Quem não mencionou essas preocupações com o desenvolvimento tecnológico sem correlacionar com o futuro do planeta não ganha boa nota. Quem mencionou corretamente apenas um ou outro efeito ganha nota parcial. Quem citou adequadamente e correlacionou com os outros tópicos do texto leva nota máxima. Se ligue!

 

Comentário sobre o item 3: O desafio da sustentabilidade

Como item final do texto, o desafio da sustentabilidade combina muito bem como um condutor do parágrafo de conclusão.

O padrão de resposta da banca foi muito feliz em citar que o candidato que aborda preservação do planeta como algo maior do que a dimensão econômica está em linha com o pensamento mais atual sobre o assunto.

A ideia é a de produzir, sim, mas reduzindo os impactos sobre o meio ambiente. Cientistas e instituições de pesquisa demonstram ser factível a mudança nos processos produtivos, de modo a superar a velha ideia de “progresso a qualquer preço”. Pode-se citar também que o caso brasileiro de sucesso dessa busca pela sustentabilidade econômica está no desenvolvimento das pesquisas da EMBRAPA.

Quem desenvolveu o aspecto dessa forma, articulando-o com o tema e os demais itens, se deu bem com a pontuação de 9.50 pontos.

 

COMO FUNCIONAM OS CRITÉRIOS:

Como é de praxe no Cespe/Cebraspe, para uma prova cuja pontuação máxima é de 30,00 pontos, a apresentação e a estrutura textuais valem 1,50 pontos, e o desenvolvimento do tema, 28,50 pontos (sendo 9,50 pontos para cada item solicitado no enunciado). Isso totaliza a nota relativa ao domínio do conteúdo (NC) de 30,00 pontos.

No entanto, há ainda a avaliação do domínio da modalidade escrita, que totalizará o número de erros (NE) do candidato, considerando-se aspectos tais como: grafia, morfossintaxe, pontuação e propriedade vocabular.

Nesse caso, o NE funciona como um fator de desconto, ou seja, a microestrutura do texto será considerada como fator de erro para cada elemento na linha que tiver corrompido com a linguagem culta da língua. Para isso, há uma fórmula que é calculada da seguinte forma: a nota final na prova discursiva NFPD = NC – 6 x NE ÷ TL, em que TL corresponde ao número de linhas efetivamente escritas pelo candidato.

Como se sabe, nos casos de fuga ao tema, ou de não haver texto, o candidato receberá nota na prova discursiva igual a zero. E atenção: será eliminado o candidato que obtiver NFPD < 12,00 pontos.

Portanto, se você teve a pontuação suficiente para ter sua discursiva corrigida, mas não fez o mínimo de 12,00 pontos após a aplicação da fórmula acima, significa que você não se classificará ao final do concurso.

 

SE LIGA NA DICA:

O índice de abstenção de prova no concurso do IBAMA foi um dos mais altos que se viu nos últimos meses. Mais de 63 mil candidatos não compareceram à prova. Segundo a organizadora, 44,39% dos candidatos de nível médio não foram fazer a prova. Já para os cargos de nível superior, não estiveram presentes na prova 36,42% dos candidatos.

Portanto, quem prestou a prova no dia 30 de janeiro para o IBAMA não pode entrar na linha dos mais de 63 mil candidatos que abandonaram o navio antes mesmo de começarem. Não se pode desistir facilmente de conquistar pontos preciosos quando chegar a fase de recursos da nota preliminar da prova discursiva.

O período para realizar o pedido de recurso será a partir do dia 22 de fevereiro. Se ligue nas datas, porque o prazo para subir posições no ranking através dos recursos costuma ser muito curto.

 

DICA FINAL:

Caso esteja com dificuldades em entender os motivos da pontuação obtida na prova discursiva ou em encontrar os erros apontados pela banca, há a possibilidade de contratar um especialista para fazer isso por você.

Mais do que isso. Você pode e deve entrar com recurso quando sentir que foi prejudicado na avaliação preliminar da banca. O auxílio de um profissional pode te ajudar enormemente a conquistar pontos preciosos na etapa de recursos nesses dois Estudos de Caso.

Desde 2017, ajudo candidatos a obterem sucesso e a melhorarem a classificação final através de recursos para discursivas. Para tirar qualquer dúvida em relação aos temas, ou se necessitar de especialista em recurso, entre em contato comigo:

– mandando um e-mail para prof.brunopimentel@gmail.com;

– enviando um direct no Instagram para @prof.brunopimentel;  ou

– dando um “oi” para mim no Telegram: https://t.me/profbrunopimentel.

 

Foco na missão, guerreiro!

Você é capaz.

 

 

Avatar


16 de fevereiro5 min. de leitura