Analista de Tecnologia da Informação: saiba o que é e entenda as atribuições do cargo!

Avatar


16 de novembro2 min. de leitura

Analista de tecnologia da informação: o que faz, onde atua e salário

A área da tecnologia desponta no mercado de trabalho com um alto número de vagas e salários atrativos. Nesse meio tão aquecido, encontra-se o analista de tecnologia da informação, crucial em praticamente todos os ramos. 

Essa frente envolve a comunicação eficiente de sistemas. Portanto, quem trabalha com TI é responsável por fazer com que os computadores, programas e softwares se comuniquem bem. 

Como, hoje em dia, quase todas as empresas, órgãos públicos e organizações não governamentais (ONGs) trabalham digitalmente, esses profissionais são muito requisitados.

Então, se você pensa em seguir essa carreira, continue a leitura!

O que faz um analista de tecnologia da informação?

O analista de TI exerce uma série de funções. Ele é responsável por desenvolver, implantar e dar suporte a sistemas da informação e soluções tecnológicas na empresa, decidindo seus requisitos e especificações.

Além disso, ele também lida com os softwares, trabalhando com suas instalações e customizações. A administração de um conjunto de sistemas e a configuração de procedimentos de segurança de uma rede também fazem parte do seu dia a dia.

Qual o salário de um analista de tecnologia da informação? 

Segundo o Glassdoor, o salário de um analista de tecnologia no Brasil é de R$ 7.032. Porém, esse número pode variar de acordo com o estado e a cidade em que você trabalha.

O local de atuação também é um fator de influência, já que os salários pagos por empresas privadas, públicas e ONGs são diferentes. Por fim, o tamanho do negócio e a sua posição — júnior, pleno ou sênior — são outros fatores que impactam no valor final do salário. 

Onde um analista de tecnologia da informação pode atuar? 

Como o analista de TI trabalha com tecnologia, ele possui muitas áreas de atuação. Por exemplo, ele pode trabalhar especificamente com a comunicação de sistemas numa empresa, órgão público ou ONG.

Mas não para por aí! Ele ainda pode atuar como desenvolvedor de software, desenvolvedor web, analista de dados ou analista de sistemas. Tudo isso também pensando tanto em empresas privadas quanto públicas. 

Além disso, é importante pontuar que os profissionais de TI podem trabalhar em corporações que não são necessariamente de tecnologia. Isso significa que eles têm campos de atuação em qualquer negócio que precise de suporte tecnológico no dia a dia. 

Como é o mercado de trabalho para um analista de tecnologia da informação? 

O mercado para um analista de tecnologia da informação está bem aquecido e atrativo para quem deseja ingressar nessa carreira. 

O leque de oportunidades para quem trabalha na área vem se abrindo, tanto no Brasil quanto no exterior. A combinação da expansão digital com a especialização desses profissionais proporcionou a necessidade de mão de obra qualificada. 

Logo, com base nesse cenário, é importante buscar especializações para valorizar o seu currículo e se destacar em meio as vagas disponíveis. 

Como se tornar um analista de tecnologia da informação? 

O primeiro passo para se tornar um analista de tecnologia da informação é ter uma graduação em algum curso, como Tecnologia da Informação, Sistemas de Informação, Ciência da Computação ou Engenharia de Software. Ou seja, alguma área correlata à tecnologia e à internet.

A quantidade de profissionais de TI vem crescendo bastante, portanto, fazer cursos livres e dar sequência à educação continuada para se especializar em alguma das áreas disponíveis é bem importante. É preciso ser assertivo naquilo que você quer trabalhar.

Além disso, buscar pós-graduações na área de tecnologia da informação também é um passo fundamental, já que te ajuda a aprofundar seus conhecimentos e ter mais reconhecimento no mercado.

Por fim, mas não menos importante, a experiência é essencial para você se desenvolver profissionalmente. Portanto, aproveite oportunidades de estágio, de posições juniores e de assistente para absorver bastante conhecimento.

Como você pôde ver, o analista de tecnologia da informação desempenha um papel significativo na área da tecnologia. Se você deseja saber mais sobre outras profissões como esta, continue acompanhando o nosso blog!

Fique por dentro dos concursos abertos e previstos pelo Brasil. Confira também os cursos de graduação e pós-graduação do Gran:

CONCURSOS ABERTOS

PROFISSÕES

GRADUAÇÃO EAD

PÓS-GRADUAÇÃO

Receba gratuitamente no seu celular as novidades do mundo dos concursos!
Clique no link abaixo e inscreva-se gratuitamente:

TELEGRAM

Avatar


16 de novembro2 min. de leitura