Analista Técnico: entenda as atribuições do cargo aqui!

Avatar


21 de outubro1 min. de leitura

Um dos cargos mais desejados nas carreiras administrativas, tanto do Poder Judiciário, quanto do Poder Legislativo, é o de analista técnico. Mas você sabia que, na verdade, analista e técnico possuem funções e responsabilidades diferentes dentro de um órgão?

É verdade! Por isso, ao se inscrever para um dos concurso que oferecem esses dois postos de trabalho, você precisa ficar atento às atribuições e aos requisitos de cada um. Mas calma! Se você não sabe, não tem problema. A gente te explica a seguir!

Analista técnico: o que faz?

Os técnicos e analistas dão suporte dentro das mais variadas carreiras públicas. Mas, como falamos anteriormente, esses dois cargos possuem atribuições distintas. A diferença básica, de forma bem resumida, é que a carreira de analista exige Ensino Superior, enquanto na carreira de técnico basta ter o Ensino Médio completo.

Existe uma tendência de que o analista receba tarefas de grau de complexidade maior do que o técnico. Afinal, ele ocupa um cargo de nível superior. Mas, na prática, isso nem sempre acontece.

Isso porque, se o técnico também possuir o Ensino Superior, ele muitas vezes pode receber tarefas semelhantes ou até mesmo iguais as do analista. Isso vai variar, evidentemente, de acordo com o órgão público em que você for trabalhar.

Confira a seguir as opções de concursos públicos para quem quer ser técnico e analista e onde você pode trabalhar.

Analista técnico: quais concursos fazer e salários

Existem concursos públicos visando o preenchimento de vagas de analista e técnico para muitos órgãos, como os Tribunais de Justiça, o Ministério Público, a Defensoria Pública, as procuradorias, o INSS, as Câmaras Municipais, as Assembleias Legislativas, dentre outros.

O salário médio para o cargo de analista judiciário no Brasil é de R$ 8.501,00, enquanto para o cargo de técnico judiciário é de R$ 6.130,00.

Se você quer ser analista técnico, confira aqui os concursos previstos para os cargos.

Avatar


21 de outubro1 min. de leitura