As lições de sun tzu

Avatar


24 de fevereiro2 min. de leitura

No nosso artigo de hoje, falaremos um pouco sobre a importância de um general chinês do séc. 544 a.C. e seus ensinamentos, que são a base para as mais diversas situações nas nossas vidas. Sun Tzu foi um estrategista de guerra e filósofo, a quem é atribuída a obra “A Arte da Guerra”, um tratado filosófico-militar no qual reuniu estratégias e táticas militares para vencer o inimigo.

Foram vendidos milhões de exemplares, em várias línguas, no mundo todo, e até hoje é publicado sob os mais diversos prismas. No entanto, vamos focar apenas o que interessa a todos nós que vivemos e respiramos concursos públicos. Abaixo, vou listar 5 lições interessantes para nós, estudantes:

 

Lição 1:

“Informação é crucial. Nunca vá para a batalha sem saber o que pode estar contra você.” O estudo da banca é fundamental para a sua provação. A forma pela qual o examinador cobra determinados conteúdos é muito importante para o direcionamento dos seus estudos.

 

Lição 2:

“Aquele que conhece o inimigo e a si mesmo lutará cem batalhas sem perder; para aquele que não conhece o inimigo, mas conhece a si mesmo, as chances para a vitória ou derrota serão iguais; aquele que não conhece nem o inimigo e nem a si próprio será derrotado em todas as batalhas.” O autoconhecimento através de realização de simulados faz parte desse processo. Nesse momento, o candidato vai se deparar com seus receios e traçará a melhor estratégia para o dia da prova. Começar pelas questões mais fáceis e ir progredindo de acordo com as dificuldades é a forma mais adequada a ser adotada no dia “D”.

 

Lição 3:

“Guerreiros vitoriosos vencem primeiro e, em seguida, vão para a guerra, enquanto guerreiros derrotados vão à guerra em primeiro lugar para depois buscarem a vitória.” Ao longo desses anos, eu tive a oportunidade de ver muitos candidatos que não se prepararam adequadamente irem fazer uma prova. O resultado é, lamentavelmente, catastrófico. A pessoa fica desestimulada e tende a abandonar os estudos. O aprovado se prepara analisando a banca, tem disciplina, sabe como estudar e possui as ferramentas corretas. No dia da prova, estão “gigantes”!

 

Lição 4:

“Para cada vitória sofremos uma derrota.” A minha aprovação veio somente após 3 derrotas em concursos. Encarar de frente esses momentos fará com que ganhe maturidade e confiança emocional para os próximos desafios que estão por vir.

 

Lição 5:

“A vitória está reservada àqueles que estão dispostos a pagar o preço.” Adoro essa frase. Sua aprovação não virá sem esforço, sem dedicação e sem muita, muita, disciplina. Festinhas, reunião com amigos, viagens, tudo ficará um pouco de lado para que se alcance o objetivo. Mas não terá sido em vão. Confie no processo, tenha fé e não esmoreça, pois a linha de chegada tem um sabor mais que especial!

Avatar


24 de fevereiro2 min. de leitura