Banca Quadrix: conheça o perfil e acesse questões!

A Banca Quadrix tem mais de 20 anos de atuação no mundo dos concursos públicos. Conheça o perfil, modelo de questões e veja dicas de como dominar a banca!

Avatar


18 de março4 min. de leitura

Se você vai prestar concursos de Conselhos Profissionais, então muito provavelmente vai encontrar com a Banca Quadrix! Ela é, afinal, referência especialmente neste segmento. Assim, seleções como CFT, CRP/MG, CREFONO e CRbio-6 são organizadas por ela.

Além disso, alguns conhecidos e disputados concursos como SEDF (efetivo e temporários), SESI, DATAPREV e SENAC também fazem parte do longo currículo da instituição, que de acordo com seu site Institucional já organizou mais de 700 concursos públicos e seleções no Brasil.

Acompanhe o artigo para descobrir mais sobre a Banca Quadrix, como é feita sua estrutura de questões, avaliações e como dominar a banca!

Banca Quadrix: histórico

A Banca Quadrix surgiu no ano 1997 com o nome de Quadrix Tecnologia. Foi apenas em 2005 que ela se tornou uma organização sem fins lucrativos e finalmente passou a se chamar Instituto Quadrix, como é conhecida hoje.

As sedes da Banca Quadrix estão localizadas em Brasília e São Paulo e o Instituto já participou de diversas seleções tanto em nível estadual quanto federal.

Em 2017, o Instituto  tornou-se parceiro da Google For Education no Brasil, integrando a lista de instituições  responsáveis pela aplicação de soluções inovadoras no ramo da educação.

Banca Quadrix: qual é o perfil geral da banca?

Um ponto muito particular da Banca Quadrix  são algumas semelhanças com a banca CESPE/Cebraspe. Nas duas bancas, o padrão são provas longas, com foco em interpretação de texto e questões no modelo Certo/Errado. Contudo, a Banca Quadrix não é considerada tão complexa quanto a banca CESPE/Cebraspe.

A penalização para o chute também é mais amena, sem contar com a política “uma errada anula uma certa” observada no CESPE. Para a Banca Quadrix, a penalização para cada item errado é apenas de meio ponto. Dessa forma, para anular uma questão certa é preciso ter errado dois outros itens.

No passado, a Banca Quadrix seguia o modelo de múltipla escolha, mas muitas modificações aconteceram de alguns anos para cá. Busque sempre as avaliações mais atualizadas para a sua seleção de escolha!

Também é preciso ficar atento para a cobrança de legislação específica dos Conselhos Profissionais nas seleções organizadas pela Banca Quadrix. Afinal, costumam acontecer em boa parte dos concursos públicos para cargos específicos. Na dúvida, sempre cheque o edital!

Resumo de perfil da Banca Quadrix

  • Textos: longos, geralmente extraídos de revistas e jornais e tratando de atualidades.
  • Questões: costuma ser no modelo Certo/Errado, assemelhando-se muito ao modelo CESPE/Cebraspe.
    • Penalização de 0,5 ponto para cada questão errada
    • Quando no modelo múltipla escolha, apresenta 5 alternativas.
  • Nível de complexidade: médio
  • Particularidades:
    • Pode cobrar a legislação específica de Conselhos Profissionais;
    •  Depois da realização do certame e aprovação do candidato, a Banca Quadrix emite certificado de aprovação caso solicitado, mediante o pagamento de uma taxa de R$ 50,00.

Banca Quadrix: quais as disciplinas mais cobradas?

A partir da ferramenta de filtragem Assuntos Frequentes da plataforma Gran Questões, podemos chegar ao seguinte gráfico estatístico para as questões mais frequentes na Banca Quadrix:

Banca Quadrix: conteúdos mais cobrados
Banca Quadrix: conteúdos mais cobrados

Deixando de lado as questões de Medicina (já que a maioria se aplica às provas de Conselhos Profissionais da área Saúde), chegamos à seguinte avaliação de disciplinas gerais mais cobradas em concursos públicos organizados pela Banca Quadrix:

  1. Língua Portuguesa;
  2. Direito Administrativo
  3. Administração Geral
  4. Legislação dos Órgãos
  5. Informática

Você ainda pode utilizar a ferramenta do Gran Questões para descobrir o percentual de cobrança detalhado para cada uma das disciplinas.

Para acessar o recurso só é necessário fazer o cadastro gratuito na plataforma Gran Questões! Assim que o login for realizado, você conseguirá selecionar a opção Assuntos Frequentes na barra superior de navegação!

Faça seu cadastro gratuito no Gran Questões! 

Banca Quadrix: qual o perfil de cobrança por matéria?

Confira abaixo os principais assuntos para disciplinas gerais cobradas pela Banca Quadrix:

  • Língua Portuguesa: foco principalmente em Interpretação de Texto. Noções de pontuação, crase, sintaxe tipologia textual, regras de ortografia,  classe de palavras, concordância nominal e verbal, também costumam fazer parte da cobrança.
  • Matemática: o nível de cobrança é mediano, centrado em frações, porcentagens e sequências.
  • Raciocínio Lógico: um ponto diferencial para o candidato é a capacidade de interpretação de problemas com gráficos e imagens. Cobra também equivalências, argumentos e negações, além da famosa tabela-verdade.
  • Informática: aplicações práticas do conceito, com a apresentação de telas de imagem e situações problema, envolvendo: pacote Office, navegadores, sistemas operacionais. Também observa-se a cobrança de noções de Segurança da Informação.
  • Matérias de Direito: muitos itens envolvendo a literalidade da lei.

Banca Quadrix: como são as questões mais recentes?

Confira abaixo um exemplo de questão da Banca Quadrix para a matéria de Direito Administrativo que você pode encontrar e resolver na plataforma de questões do Gran:

Quadrix – CRMV AP – Conselho Regional de Medicina Veterinária do Amapá – Agente de Fiscalização

De acordo com a Lei n.º 9.784/1999, que regula o processo administrativo no âmbito da Administração Pública Federal, julgue o item a seguir:

Concluída a instrução de processo administrativo, a Administração tem o prazo de até trinta dias para decidir, salvo prorrogação por igual período expressamente motivada.

(C). Certo
(E). Errado

Resposta comentada 

Correta.
Conforme Lei 9.784/99, artigo 49.
Art. 49. Concluída a instrução de processo administrativo, a Administração tem o prazo de até trinta dias para decidir, salvo prorrogação por igual período expressamente motivada.

*Resposta pelo professor Thiago Henrique Fescina da equipe Gran.

Continue resolvendo questões grátis da Banca Quadrix! 

Banca Quadrix: dicas essenciais para ser aprovado!

Levando em consideração os principais aspectos da Banca Quadrix, elaboramos um pequeno manual resumido de dicas para auxiliar na sua preparação. Veja:

  1. Resolva muitas questões formuladas pela Banca Quadrix: essa é a matéria mais rápida e direta de se acostumar com o perfil da banca.
  2. Leia o edital inteiro: mesmo que já tenha visto conteúdos sobre o assunto ou esteja baseando seus estudos em seleções anteriores, a leitura completa do seu edital de seleção ainda é necessária para garantir que não há alguma atualização de conteúdo ou legislação previamente cobrada.
  3. Inclua a resolução de questões diárias no seu plano: Alterne teoria e prática durante os seus estudos para conseguir resultados melhores. Lembre-se: a hora de resolver questões não é apenas durante a reta final!
  4. Faça simulados para cada um dos assuntos: assim você poderá avaliar seu desempenho individual em cada matéria. No Gran Questões você pode formular seus simulados personalizados gratuitamente. Veja aqui como formular simulados! 
  5. Cuidado com o chute: ele pode te custar meio ponto! Treine para a Banca Quadrix como se estivesse treinando para o Cespe, com o mínimo de tolerância para chutes.
  6. Contabilize seu tempo: ao resolver provas passadas e simulados, assim você terá ciência sobre esse aspecto do seu desempenho e poderá melhorá-lo. Lembre-se: se estiver ultrapassando o tempo, continue praticando!

Banca Quadrix: resolução de questões em vídeo

Que tal aperfeiçoar ainda mais a sua compreensão da Banca Quadrix com a resolução de itens em vídeo, juntamente com um professor especializado aqui do Gran? Confira abaixo a aula de Língua Portuguesa com o professor Márcio Wesley, aqui do Gran!


Quer ficar por dentro dos concursos públicos abertos e previstos pelo Brasil?
clique nos links abaixo:

Concursos Abertos

Concursos 2024

Receba gratuitamente no seu celular as principais notícias do mundo dos concursos!
clique no link abaixo e inscreva-se gratuitamente:

Telegram

Avatar


18 de março4 min. de leitura