Questões de concurso CESPE: conheça o perfil da banca avaliadora!

Confira o perfil da banca avaliadora responsável pela aplicação da maioria dos concursos públicos no Brasil e estude por questões de concurso CESPE para garantir melhores resultados!


17/03/2021 | 11:24 Atualizado há 318 dias

O Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (CEBRASPE) atua desde 2013 na formulação de concursos públicos no Brasil. Desde então, já esteve a frente de uma série de certames, como:

De modo geral, questões de concurso CESPE são encaradas com medo por grande parte dos candidatos. Isso se dá, especialmente devido ao rigor na avaliação e ao famoso “uma errada anula uma certa” nas provas objetivas, além do alto nível de complexidade de temas nas avaliações discursivas. Contudo, o CESPE não é um bicho de sete cabeças e estamos aqui para provar! Então, o que você pode fazer para ser um expert em questões de concurso CESPE? A resposta é: conhecer a banca avaliadora e responder questões! 

 

Questões de concurso CESPE: 4 métodos de avaliação

1.Certo e Errado

É o modelo preferido de avaliações objetivas do CESPE/Cebraspe, mas não é o único. Nesse modelo, uma alternativa errada anula uma correta, por isso é possível que o candidato zere a pontuação mesmo se tiver acertado 50% da prova.

A justificativa para a preferência por esse sistema, está na maior complexidade de raciocínio que se acredita ter nesse tipo de item . Afinal, em uma questão de múltipla escolha, o método de exclusão de alternativas pode permitir que o candidato chegue ao gabarito sem completamente compreender a questão.

No “certo ou errado”, não há alternativa senão esmiuçar o que está sendo dito, ou tentar o chute, que pode ser duramente penalizado e não é uma boa estratégia para quem está prestando concurso para o CEBRASPE/Cespe.

A recomendação é não chutar. Se você não tiver certeza do item, deixe em branco. Caso marque uma alternativa errada, uma boa estratégia é a marcação dupla no cartão de respostas, que anula imediatamente o item.

2. Complexidade dos itens

O CEBRASPE/ CESPE é conhecido pela complexidade das suas questões, que envolvem bastante interpretação de texto. É comum que seja apresentada uma “situação problema” que será base para uma série de questões seguintes.

Durante o curso da prova, também é raro encontrar “blocos de questão” por disciplina. De maneira geral, os itens são bem misturados. Por essa razão, a divisão de disciplinas ocorre no edital, com a discriminação de número de itens.

Também é comum que as questões de concurso CESPE sejam bem contextualizadas em relação ao cargo. Por isso, conhecimentos específicos costumam ser pincelados durante toda a prova. Não deixe de estudar essas seções com mais cuidado!

3. Como são cobradas as disciplinas

No quesito de disciplinas, podemos destacar a cobrança principal de três disciplinas muito comuns em concursos públicos:

  • Português: Noções de morfossintaxe, acentuação gráfica, gramática e bastante interpretação de texto;
  • Raciocínio Lógico: Lógica de proposições, problemas de lógica aplicada;
  • Informática: Não basta apenas ser bom em mexer em computadores, já que as provas cobram conhecimentos técnicos e teóricos. Por isso, é importante ler mais sobre as funcionalidades de cada sistema operacional cobrado.

Contudo, é importante ficar atento ao edital. Editas do CESPE/ Cebraspe geralmente são claros e explicitam disciplinas e assuntos, discriminando o número de itens por prova.

4. Provas extensas

O alto nível de raciocínio e julgamento crítico exigido pelas provas do Cebraspe/CESPE bem como a quantidade de textos pode pesar para os candidatos, que ao final da avaliação costuma estar exaustos. Por isso, é uma prova que requer bastante treino.

 

Questões de concurso CESPE: como gabaritar?

Apesar de serem longas e trabalhosas, as questões de concurso CESPE não são impossíveis de ser resolvidas. Uma ferramenta que vai te ajudar muito nesse e nos outros departamentos já citados, é o treino por resolução de questões de concurso. 

Para te ajudar com isso, o Gran Cursos Online lançou o Gran Cursos Questões: a plataforma de resolução de questões de concurso do Gran, onde você não encontra apenas questões de concurso comentadas, como simulados, programas de estudo, relações de assuntos mais cobrados e muito mais!

Tenha acesso a provas anteriores e questões anteriores aplicadas pelo próprio CESPE e ainda ganhe acesso a QUESTÕES INÉDITAS formuladas pelos professores e bancas pedagógicas do Gran Cursos Online. Assim, você garante muito mais preparação para o dia da prova.

Filtre as questões não só por banca, mas também por cargo, concurso, ano e encontre o conjunto de questões de concurso do CESPE mais indicado para te preparar para a prova. Lembre-se que a aprovação é questão de treino e que a resolução de questões é o método de estudos que mais aprova em concursos públicos!

Você não paga NADA para se cadastrar na plataforma. Clique aqui e comece a resolver questões!

Equipe do Gran Cursos Online
1

0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *