Questões de concurso CESPE: conheça o perfil da banca avaliadora!

Confira o perfil da banca avaliadora responsável pela aplicação da maioria dos concursos públicos no Brasil e estude por questões de concurso CESPE para garantir melhores resultados!

Avatar


28 de abril5 min. de leitura

De modo geral, questões de concurso CESPE são encaradas com medo por grande parte dos candidatos. O Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Banca Cebraspe/Cespe) atua desde 2013 na formulação de concursos públicos no Brasil. Desde então, já esteve a frente de uma série de certames, como: PF, ABIN, TCU e AGU.

Mas de onde vem todo esse medo das questões de Concurso CESPE? Bem, isso se dá  especialmente devido à complexidade dos itens, rigor nas avaliações e também ao famoso critério “uma errada anula uma certa”, marca registrada nas provas objetivas. Mas as questões de concurso CESPE não são nenhum bicho de sete cabeças e estamos aqui para provar! Acompanhe o artigo para dominar o perfil da banca de uma vez por todas!

 

Questões de concurso CESPE: qual é o perfil da banca?

Cada uma das bancas de concurso possui um perfil diferente. No caso da banca Cebraspe, é importante prestar atenção a alguns pontos. Confira quais são:

1. Como são as questões de concurso CESPE: uma errada anula uma certa

Apesar do modelo “certo e errado” ser o preferido das avaliações objetivas do CESPE/Cebraspe, ele não é o único. Nesse modelo, uma alternativa errada anula uma correta, por isso é possível que o candidato zere a pontuação mesmo se tiver acertado 50% da prova.

Vale lembrar que esse método de penalização de chutes não costuma estar presente nas questões de concurso CESPE formuladas no modelo múltipla escolha. Assim, a maneira de encarar cada tipo de prova é distinto.

A justificativa para a preferência pelo tipo de questão “certo/errado”, está na maior complexidade de raciocínio que se acredita ter nesse tipo de item . Afinal, em uma questão de múltipla escolha, o método de exclusão de alternativas pode permitir que o candidato chegue ao gabarito sem completamente compreender a questão.

No “certo ou errado”, não há alternativa senão esmiuçar o que está sendo dito, ou tentar o chute, que pode ser duramente penalizado e não é uma boa estratégia para quem está prestando concurso para o CEBRASPE/Cespe.

A recomendação é não chutar. Se você não tiver certeza do item, deixe em branco. Caso marque uma alternativa errada, outra tática é a marcação dupla no cartão de respostas, que anula imediatamente o item.

2. Como são as questões de concurso CESPE: itens complexos

O CEBRASPE/ CESPE também é conhecido pela complexidade das suas questões, que envolvem bastante interpretação de texto. É comum que seja apresentada uma “situação problema” que será base para uma série de questões seguintes.

Durante o curso da prova, também é raro encontrar “blocos de questão” por disciplina. De maneira geral, os itens são bem misturados e podem abordar mais de uma matéria em um mesmo item. Apesar da divisão de disciplinas por blocos ocorrer no edital, é raro que exista uma quantificação específica por disciplina. Dessa forma, pode acabar sendo um desafio compreender quais disciplinas são mais prevalentes ao se guiar apenas pelo edital.

Também é comum que as questões de concurso CESPE sejam bem contextualizadas em relação ao cargo. Por isso, conhecimentos específicos costumam ser pincelados durante toda a prova. Não deixe de estudar essas seções com mais cuidado!

3. Como são as questões de concurso CESPE: disciplinas mais cobradas

Afinal, quais são as disciplinas básicas mais cobradas pela banca Cebraspe/ CESPE? Ao consultarmos a ferramenta Assuntos Frequentes da plataforma Gran Cursos Questões, chegamos ao seguinte resultado:

Questões de concurso CESPE: conheça o perfil da banca avaliadora!

Questões de concurso CESPE: disciplinas mais cobradas

A análise da ferramenta Assuntos Frequentes acontece por meio da quantificação e classificação de todas questões de provas já aplicadas pela banca CESPE armazenadas na plataforma.  Ao retirarmos matérias mais específicas (como Medicina, por exemplo), chegamos ao top 5 de matérias mais cobradas.

Ao clicar em cada uma das barrinhas azuis do filtro, você obtêm um detalhamento de assuntos mais cobrados em cada disciplina. Veja quais são:

  • Português: Noções de morfossintaxe, acentuação gráfica, gramática e bastante interpretação de texto;
  • Informática: Não basta apenas ser bom em mexer em computadores, já que as provas cobram conhecimentos técnicos e teóricos. Por isso, é importante ler mais sobre as funcionalidades de cada sistema operacional cobrado. As questões de concurso CESPE para a matéria de Informática geralmente abordam pacote office, navegadores e noções de redes de computadores.
  • Atualidades e Conhecimentos Gerais: Economia, Política Internacional/Relações entre países, Guerras, Terrorismo, Segurança Púbica. A matéria de atualidade e conhecimentos gerais aparecer não apenas como tema de redação, como também permear o assunto geral de diversas questões de concurso CESPE ao longo da prova.
  • Direito Administrativo e Direito Constitucional: vai depender do tipo de prova. Para carreiras de Tribunais e Jurídicas, a cobrança costuma ser bem pesada, trazendo também questões sobre jurisprudência e doutrina, além da lei seca. Assuntos prevalentes, são: Organização dos Poderes, Direitos e Garantias Fundamentais (Direito Constitucional) e Agentes Públicos, Licitação e Contratos (Direito Administrativo).
  • Língua Inglesa: o que pesa mais é a interpretação e compreensão de textos, mas também é preciso dominar noções de gramática básica (função de pronomes, preposições e estrutura das frases).

 

4. Como são as questões de concurso CESPE: provas extensas

Conhecida como uma prova cansativa devido à quantidade de textos e extensão dos itens, algumas dicas podem ajudar você a enfrentar as questões de concurso CESPE de maneira otimizada. Por exemplo:

  • Leia as questões antes de ler o texto: assim você já saberá quais pontos são mais importantes e poderá realizar marcações, evitando ter de reler e conservando energia. Em alguns casos, a leitura do texto pode nem ser necessária para responder alguns itens.
  • Comece pelos itens mais fáceis: não caia na besteira de achar que uma cabeça descansada vai se sair melhor contra itens difíceis. Essa tática poderá cansá-lo ainda mais rapidamente e retirar a atenção de itens que você efetivamente sabia a resposta, afetando sua pontuação. Tome conta primeiro de todos os desafios menores, garanta as pontuações e depois vá aos maiores.
  • Pratique muito: assim como a prática de corrida, quanto mais você treina mais longe e rápido você consegue ir com menos esforço. As competências de realização de provas podem ser otimizadas da mesma maneira. Ao adquirir uma rotina de resolução de simulados aos finais de semana, por exemplo, você vai se acostumando cada vez mais com o ritmo e perfil das questões de concurso CESPE e assim, as provas extensas não se tornam um problema.
  • Vá descansado para a prova: na última semana até a sua prova, não fique até de madrugada estudando. Prefira dormir e alimentar-se bem: uma mente cansada raramente irá produzir os resultados esperados.

5. Como são as questões de concurso CESPE: pegadinhas

Os enunciados complexos da banca CESPE quase sempre podem acabar resultando em interpretações incorretas e até mesmo em pegadinhas. Algumas dicas para não ser pego nesse tipo de esquema é atentar-se às palavras-chave. Para isso:

  • Sublinhe sempre o comando da questão e responda exatamente o que está sendo pedido.
  • Fique atento à termos inclusivos (também, tal como igualmente) e identifique prontamente quais termos estão sendo diretamente comparados.
  • Cuidado com os termos exclusivos (nunca, apenas, sempre), a chance da questão estar errada é grande, já que pouquíssimos casos são tão irredutíveis.

Saiba mais sobre as pegadinhas CESPE! 

Questões de concurso CESPE: como vencer a banca?

Apesar de serem longas e trabalhosas, as questões de concurso CESPE não são impossíveis de ser resolvidas. Uma ferramenta que vai te ajudar muito nesse e em outros departamentos já citados, é o treino por resolução de questões de concurso.

Para te ajudar com isso, o Gran Cursos Online lançou o Gran Cursos Questões: uma plataforma especializada onde você encontra não apenas questões de concurso comentadas, como também simulados, programas de estudo, relações de assuntos mais cobrados e muito mais!

Acesse provas e questões anteriores aplicadas pelo próprio CESPE e ainda ganhe acesso a QUESTÕES INÉDITAS formuladas pelos professores e bancas pedagógicas do Gran Cursos Online. Assim, você garante muito mais preparação para o dia da prova.

Ao desfrutar da funcionalidade de comentários nas questões de concurso CESPE, você ainda garante maior compreensão, mesmo nos assuntos mais complexos.. Lembre-se que a aprovação é questão de treino e que a resolução de questões é o método de estudos que mais aprova em concursos públicos! Você não paga NADA para se cadastrar na plataforma.

Revolucione seus estudos com o Gran Cursos Questões! 

Questões de concurso CESPE: mais recursos gratuitos para você praticar

Confira mais recursos gratuitos da plataforma Gran Cursos Online para gabaritar as questões de concurso CESPE:

Coletânea de questões 2020 : Cespe/Cebraspe, FGV e FCC 
Questões de concurso CESPE: conheça o perfil da banca avaliadora!

Você também pode acompanhar a resolução comentada de questões de concurso CESPE com os professores do Gran Cursos Online. Veja uma das aulas da série 1001 questões CESPE, com foco na matéria de Língua Portuguesa:

Questões CESPE: resumo de perfil da banca

  • Nome: Centro de Pesquisa em Avaliação e de Promoção de Eventos
  • Dificuldade: alta/média
  • Tipo de questão: certo e errado, múltipla escolha
  • Penalização por chute: sim, nas provas de certo/errado
  • Pegadinhas: sim
  • Enunciados: complexos e longos
  • Textos: longos
  • Banca semelhante: FGV
  • Matéria de destaque: Língua Portuguesa

 


Quer ficar por dentro dos concursos públicos abertos e previstos pelo Brasil? Clique nos links abaixo:

CONCURSOS ABERTOS

CONCURSOS 2022

Receba gratuitamente no seu celular as novidades do mundo dos concursos!
Clique no link abaixo e inscreva-se gratuitamente:

TELEGRAM

Avatar


28 de abril5 min. de leitura