A batalha dos concursos públicos: Rumo à aprovação!

Avatar


8 de Agosto de 2014

A-batalha-dos-concursos-públicos-Rumo-à-aprovaçãoQuem não quer passar em um concurso? Mas será que você está (de fato) se preparando para isso?  Muitos sonham com o momento da aprovação, mas poucos estão dispostos a pagar esse preço, que, às vezes, é realmente muito alto. Para “chegar lá” é preciso estudar horas, se dedicar de verdade. São muitos os detalhes que podem fazer a diferença em sua preparação. Mas como enfrentar essa batalha? Onde encontrar a força e a motivação necessárias para seguir em frente?

Para o professor Ivan Lucas, uma das grandes vantagens de seguir carreira no serviço público é que só depende de você. “Não precisa de indicação, de ter boa aparência, de ser simpático, nada disso. Afinal, basta estudar que você terá resultados positivos. É um caminho que se faz aos poucos, pequenas vitórias diárias que te dão força para persistir. Portanto, não se permita desistir. Nós escolhemos o rumo que devemos tomar, é apenas uma decisão entre o êxito ou não”, afirma.

“Se pudéssemos ter um espelho que mostrasse o momento exato da nossa aprovação, onde tudo mudaria em nossa vida, seria muito mais fácil abrir mão de tudo para somente se dedicar aos estudos. É preciso abdicar-se dos momentos de lazer, de diversão, dos barzinhos, das baladas no final de semana, do almoço de domingo em família, daquela viagem programada que vai ter que ficar pra depois, já que um novo concurso apareceu bem naquela data… Tudo isso até atingir o seu objetivo. Depois você terá tempo de sobra para o lazer. Isso porque os estudos exigem dedicação total. Conseguir aprovação não é questão de sorte, mas sim de muito estudo e perseverança. Saiba que você é capaz”, analisa o especialista.

Ivan insiste que a luta pelo sucesso não é tarefa fácil. “É preciso ter foco, paciência e consciência de que as oportunidades passam e o momento é este. É preciso se empenhar agora, pois podem não haver outras oportunidades. Estudar é um caminho que não lhe dará outros frutos senão o sucesso. É uma decisão certa que precisa ser tomada”.

Sendo assim, não deixe passar esse momento único com muitas ofertas de concursos. 2014 ainda está cheio de concursos publicados e 2015 se anuncia com várias promessas de novos certames. Oportunidades não faltam para os que querem ingressar no serviço público:

CORPO DE BOMBEIROS DF

De acordo com a  autorização serão 620 vagas destinadas a soldados, 115 no curso de formação de oficiais e 44 oficiais-médicos e demais categorias do quadro (arquivista, assistentes sociais, biblioteconomistas, dentistas, engenheiros, psicólogos, entre outras).  Tudo indica que o edital será divulgado até o mês de agosto.

CORREIOS

Os Correios voltaram a afirmar que a realização do novo concurso da empresa prossegue em fase de planejamento, porém não há data prevista para a publicação do edital. É o que afirma a juíza da 15ª Vara do Trabalho de Brasília (DF), Audrey Choucair Vaz.

CÂMARA LEGISLATIVA

Após nove anos sem realizar concurso público – o último foi em 2005 – a Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) planeja abrir um processo seletivo. No momento, uma comissão está levantando dados para verificar o número de vagas que serão abertas e as carreiras a serem contempladas.

POLÍCIA FEDERAL

São 600 vagas para o cargo de Agente. A remuneração inicial é de R$ 9.075,20, com jornada de 40 horas semanais. A seleção deve abranger todos os estados. Edital previsto ainda para o mês de agosto.

POLÍCIA CIVIL DO DISTRITO FEDERAL (DELEGADO)

O concurso para o cargo de Delegado da Polícia Civil do Distrito Federal já foi autorizado. Serão 100 vagas imediatas mais 200 vagas para cadastro de reserva. A remuneração oferecida é de até R$ 13.368,68. Edital ainda no segundo semestre de 2014.

MTE

Fiquem atentos concurseiros, pois o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) já solicitou ao Ministério do Planejamento a autorização para a realização de seu concurso em 2015. A seleção será para o preenchimento de 800 vagas de auditor-fiscal do trabalho (nível superior). Atualmente, o processo que trata do pedido está no Departamento de Força de Trabalho da Secretaria de Gestão Pública do Planejamento.

INSS

De acordo com os deputados federais Amauri Teixeira (PT/BA) e Roberto Santiago (PSD/SP), o Instituto receberá nos próximos dias autorização para preencher 2 mil vagas só de técnico do seguro social.

POLÍCIA MILITAR DO DISTRITO FEDERAL (PMDF)

A oferta será de 204 vagas, sendo 51 imediatas e 153 para formar cadastro de reserva. Para o quadro de Oficiais Policiais Militares (QOPMC) serão 200, sendo 50 imediatas  e 150 para formar cadastro de reserva de pessoal.

SESIPE/DF

Foi autorizado no dia 8 de maio de 2014, o concurso para o cargo de Agente de Atividades Penitenciárias. A seleção é para o provimento de 200 vagas imediatas e mais 900 para o cadastro de reserva. A Sesipe tem até o dia 8 de novembro para publicar o edital de abertura de seu certame.

MPU

Está em fase de análise uma portaria que define as questões orçamentárias do próximo concurso público do Ministério Público da União (MPU). Edital ainda não saiu.

 

Bons estudos e feliz aprovação!

Avatar


8 de Agosto de 2014

Tudo que sabemos sobre:

aprovação chance concurso destaque no sua