Benefícios das Governança de TI

Avatar


03 de agosto2 min. de leitura

Olá, Pessoal. Tudo bem?

Hoje, falaremos um pouquinho sobre os benefícios da implantação da Governança de TI.

Vamos lá…

Fundamentalmente, a Governança de TI ou Estratégia Organizacional de Governança de TI está preocupada com a entrega de valor ao negócio e com a mitigação de riscos voltada à transformação digital.

Sendo assim, 03 resultados principais podem ser esperados após o sucesso da Governança de TI:

 

  • Realização de benefícios: consiste em criar valor para a organização por meio da TI, mantendo e aumentando valor derivado de investimentos existentes em TI, e eliminando iniciativas e ativos de TI que não estão criando valor suficiente.

O princípio básico do valor de TI é a entrega de serviços e soluções adequados à finalidade, no prazo e dentro do orçamento, que geram os benefícios financeiros e não financeiros pretendidos. O valor que a TI oferece deve estar alinhado diretamente aos valores nos quais o negócio está focado. O valor da TI também deve ser medido em uma forma que mostra o impacto e as contribuições dos investimentos habilitados para TI no processo de criação de valor do empreendimento.

Resumindo todas as ações ou demandas de TI devem buscar, em primeiro lugar, a entrega de benefícios para a área de negócios;

  • Otimização de risco: isso envolve abordar o risco de negócios associado ao uso, propriedade, operação, envolvimento, influência e adoção de TI dentro de uma organização. O risco de negócios relacionado a TI consiste em negócios relacionados a eventos de TI, que podem impactar potencialmente os negócios.

A gestão de riscos relacionados a TI deve ser integrada dentro da abordagem de gerenciamento de risco corporativo para garantir um foco na TI por parte da organização. Também deve ser medido em uma forma que mostra o impacto e as contribuições da otimização de riscos de negócios relacionados a TI na preservação de valor.

Resumindo é entrega valor, mas sempre gerenciando e otimizando os riscos;

  • Otimização de recursos: isso garante que os recursos apropriados estejam disponíveis para executar o plano estratégico, de forma que os recursos suficientes, apropriados e eficazes sejam fornecidos.

A otimização de recursos garante um sistema integrado, uma infraestrutura de TI econômica fornecida e nova tecnologia introduzida conforme exigido pelo negócio.

Resumindo, é fazer o bom uso de todos os recursos que a área de TI dispõe (recursos financeiros, recursos técnicos, pessoas…).

 

Sempre que se está desenhando um sistema de governança, é importante que se pergunte o seguinte:

  • nosso sistema está permitindo, de fato, a entrega de valor?
  • Está sendo feita uma boa gestão de riscos?
  • A gestão de recursos está eficiente? A organização está fazendo um bom e certo uso dos seus recursos?

 

ATENÇÃO:

Alinhamento estratégico e medição de desempenho são de suma importância e se aplicam em geral a todas as atividades para garantir que os objetivos relacionados à TI estejam alinhados com as metas da organização.

 

 

É, isso, Pessoal.

Bons estudos e até mais.

 

Profª. Samantha Gomes

Avatar


03 de agosto2 min. de leitura