BPM CBOK4.0 – O que tem de novo?

As atualizações da versão 3 para a 4 do BPM CBOK

Avatar


27 de Outubro de 2021

Olá, Concurseir@!

Antes de mais nada, se gostar do post, dá uma curtida aqui ao lado deste parágrafo! Frequentemente, isso ajuda a melhorar a life do professor! 🙂

Agora, você já sabe que foi publicado o BPM CBOK 4.0. Abordei o tema em meu post anterior – AQUI. E a “novidade” é que o TJ-RJ já está cobrando essa nova versão em seu certame. E a prova está prevista para dezembro/21.

Ao passo que, para auxiliar em sua preparação, vou destacar para você as atualizações da versão 3 para a 4 do BPM CBOK.

Nesse ínterim, o BPM CBOK 4.0 traz uma perspectiva para os profissionais de BPM em relação à estruturação de uma carreira que se organiza em habilidades e competências para a transformação digital. Aqui, dois destaques: (1) O CBOK “abraçou” a transformação digital; (2) grande parte das mudanças diz respeito à estrutura das certificações de processos e as competências do o profissional de BPM – temática que ainda não foi cobrada nos concursos.

O Ciclo de Vida BPM

Em resumo, o CBOK4.0 cria um alinhamento entre o modelo de competência BPM com as 09 áreas de conhecimento – as quais já abordei em meu post anterior. Além disso, o CBOK4.0 acomoda o modelo em uma estrutura de ciclo de vida do processo, focado na execução da estratégia do negócio, levando em consideração a constante transformação digital e a experiência do cliente.

Imediatamente, a imagem a seguir ilustra o ciclo de vida BPM. Logo depois, um breve detalhamento de suas fases.

  • 1 – Alinhamento com a estratégia e os objetivos, identificando e alinhando os processos primários que se conectam à percepção de valor pelo cliente.
  • 2 – Mudanças de arquitetura, analisando o processo AS-IS, identificando gaps e desenhando o TO-BE. Tal quel, preocupações com a adoção de ferramentas de gestão, tecnologias e transformação digital.
  • 3 – Desenvolver iniciativas, aborda os processos e criação de cultura corporativa, desenvolvimento de liderança, mudanças culturais, equipes orientadas a processos, design da organização, entre outros.
  • 4 – Implementar mudanças, engloba treinamento e capacitação, questões referentes a estabilização de processos/tecnologias, mudanças na arquitetura de funções/responsabilidades e monitoramento do desempenho do processo.
  • 5 – Medir o sucesso: abarca a definição de indicadores para o gerenciamento de processos, gerenciamento de repositório de processos, medição de maturidade de processos, realizações e benefício.

A Transformação Digital

Sob o mesmo ponto de vista, a transformação digital é a integração da tecnologia digital em todas as áreas de um negócio, mudando fundamentalmente a maneira como a organização opera. Para isso, na versão 4.0 são discutidos RPA, blockchain, IA, ML e IoT.

Mas, cada uma dessas tecnologias é um mundo a parte. Que vão requerer abordagem específica – vêm ai novos posts. 😉

Outras “mudanças menores”

Modelagem de Processos

Quanto à modelagem de processos, na nova versão, o conceito de repositório de processos é incluído e referenciado nas demais áreas de conhecimento. Repositório de processos é o local onde os modelos de processos de negócios são armazenados e gerenciados. Em outras palavras: é o armazém de processos de negócio.

Organização e Cultura de Processos

Igualmente, na área de conhecimento da Organização e Cultura de Gerenciamento de Processos tivemos mudança. O CBOK4.0 destaca o papel da colaboração em BPM, com forte viés de mudança cultural e da importância do papel da liderança. Além disso, o papel da colaboração é referenciado em outros capítulos.

 

Em síntese, é isto…  Simultaneamente, para complementar essa abordagem, gravei 3 blocos apresentando, com alguns exemplos, essas mudanças no CBOK4.0, enfatizando e apresentando as novas tecnologias.

Enquanto isso, estou em home studio, correndo com a gravação das aulas da matriz Gerência de Processos (2021) CBOK 4, com todo o novo conteúdo, enriquecido de exemplos, diagramas, e outros recursos educacionais, para potencializar sua preparação.

Vamos juntos ao sucesso!!

Avatar


27 de Outubro de 2021