BPM – Desenho de Processos

O momento de pensar fora da caixa

Avatar


23 de setembro2 min. de leitura

Olá, Concurseiro/a!

Voltando ao tópico de BPM, no post de hoje quero apresentar a você o Desenho de Processos. Desenho de Processos é abordado no Capítulo 5 do BPM CBOK. Para conhecer todos os capítulos do BPM CBOK, confira meu post (https://blog.grancursosonline.com.br/bpm-cbok-v3-0/).

Conforme Capítulo 5, à medida que as organizações evoluem em BPM, irão deparar-se com a necessidade de desenhar processos. Independentemente de o processo ter sido modelado e analisado, o desenho de processos e os modelos serão determinantes na transformação.

Desenho de Processos

Antes de mais nada, vamos ao conceito. De acordo com o BPM CBOK, desenhar processos é ir além de resolver problemas de curto prazo. Também, é ir além de atender a uma lista de desejos de uma área funcional. Continuando, o desenho trata a mudança que irá impactar no alcance de metas e estratégias organizacionais. Com isso, busca satisfazer o cliente através de uma perspectiva “de fora para dentro”.

A Figura a seguir, extraída do CBOK, ilustra onde o desenho se encaixa no processo de BPM:

Nesse ponto, o modelo do estado atual (que conhecemos como “AS-IS”) terá sido analisado para criar ideias sobre como transformar a operação. Agora, o trabalho passa a ser de desenho das operações de negócio, momento no qual a criatividade é elemento crítico e as pessoas devem pensar “fora da caixa” empregando os enfoques de transformação.

Continuando, o desenho de processos será baseado na ideia de que o estado atual deve ser desafiado e que o processo precisa ser melhorado. Nessa abordagem, nenhuma parte da operação deve ficar fora de questionamento. Tudo deve ser analisado e revisto como oportunidade para reduzir esforço, melhorar qualidade, eliminar problemas, aumentar produtividade, eliminar desperdícios e defeitos, e inovar.

Algumas Questões

Como que o tópico desenho de processos é cobrado pelas bancas? Vejamos algumas questões a seguir:

Primeiramente, esse tipo de questão do CESPE/CEBRASPE chega a ser recorrente. O assunto processos já existentes (atuais ou AS-IS) é abordado no Capítulo 3 do CBOK, na Modelagem de Processos. O foco do Capítulo 5, Desenho de Processos, é criar o modelo futuro (TO-BE). Lembre-se disso, e você vai se sair bem!

Continuando, observe temos o mesmo assunto, cobrado de forma diferente pela FCC, querendo avaliar se você sabe diferenciar o AS-IS do TO-BE. Além disso, essa questão ainda pede para posicioná-los em uma linha de tempo. Ficou em dúvida? Volte à Figura extraída do CBOK (mais acima) para essa sequência ficar clara para você.

Por fim, essa questão da FGV cobra um outro assunto que as bancas mais gostam de questionar, aquele que compara as diferentes abordagens podem ser utilizadas no Desenho de Processos, as quais listo na sequência:

  • Melhoria contínua – evolução incremental de um processo utilizando uma abordagem disciplinada para assegurar que o processo continue atingindo seus objetivos;
  • Redesenho – é o repensar ponta a ponta sobre o que o processo está realizando atualmente;
  • Reengenharia – é um repensar fundamental e um redesenho radical de processos para obter melhorias dramáticas no negócio;
  • Mudança de paradigma – a mudança de paradigma em processos posiciona a organização como a única opção, sem concorrentes, como um monopólio temporário;

Para conhecer mais sobre gerenciamento de processos de negócios, siga nossos posts aqui no Blog e assista nossas aulas gravadas de BPM aqui no GranCursos Online; as aulas são fundamentadas no CBOK, abordando TODOS os 10 capítulos e TODAS as 9 áreas de conhecimento, para que você tenha a melhor preparação com o mais completo material.

Bons estudos!

Avatar


23 de setembro2 min. de leitura