BPMN Gateways

Conheça os decisores nos fluxos de BPMN

Avatar


16 de Novembro de 2020

Olá, Concurseir@!

Prosseguindo com a nossa abordagem sobre Gerenciamento de Processos de Negócios (BPM), em especial referente a notação BPMN (https://blog.grancursosonline.com.br/bpmn/), no post de hoje vou detalhar para você o elemento GATEWAY.

Os chamados BPMN Gateways são os decisores do fluxo do processo. Isso significa que os gateways criam caminhos alternativos ou paralelos no mapeamento do processo. Além disso, os gateways podem também sincronizar (unificar) movimentações, para que as atividades possam ser continuadas.

Os gateways são fundamentais nos fluxos de BPMN, pois sem eles a lógica dos processos de negócio nesta notação correria o risco de ficar descontinuada, comprometendo o entendimento e a dinâmica de seu funcionamento.

Os Tipos

A imagem a seguir enumera os tipos de BPMN Gateways, sendo detalhados na sequência.

Gateway Exclusivo (Exclusive Gateway) – Esse tipo de gateway provoca o desvio do fluxo em somente um dos caminhos de saída – pode ser representado visualmente com o losango vazio ou com um marcador de “x”.

Gateway Inclusivo (Inclusive Gateway) – Esse tipo de gateway provoca o desvio do fluxo em um ou mais fluxos de saída, dependendo de uma decisão ou fórmula. Todos os fluxos devem ser finalizados em outro gateway, preferencialmente do tipo Inclusivo, para que as atividades sejam sincronizadas.

Gateway Paralelo (Parallel Gateway) – Esse tipo de gateway provoca um “split” do processo em vários fluxos em paralelo, independente de qualquer fórmula ou condição. Todos os fluxos devem ser finalizados com outro gateway, preferencialmente do tipo Paralelo, para que as atividades sejam sincronizadas.

Gateway Complexo (Complex Gateway) – Esse tipo de gateway raramente é utilizado e serve para representar situações complexas de “split”e sincronização.

Gateway de Eventos (Event-based Gateway) – Neste caso, o gateway “aguarda” até que pelo menos um dos eventos intermediários dos fluxos de saída sejam disparados.

Gateway Inicial Exclusivo (Event-based Gateway to Start a Process) – O gateway Inicial Exclusivo define várias possibilidades de início e é muito parecido com o iniciador múltiplo, com a vantagem de dar visão de todas as formas possíveis.

Gateway Inicial Paralelo (Parallel Event-based Gateway to Start a Process) – Corresponde ao iniciador paralelo, onde todos os eventos posteriores devem necessariamente acontecer para que o processo possa ser iniciado.

Algumas Questões

Vejamos como o assunto dos gateways vem sendo cobrado nas questões:

Eu não gosto deste tipo de questão. Pois, se é fácil pra você, acaba sendo fácil para os demais concorrentes. Mas, pelo menos ela serve pra você revisar que o gateway tem o formato de um losango.

Outra cobrança recorrente das questões de gateway é sobre os tipos de gateway. Nesse contexto, essa questão da FCC é bacana pois conseguimos revisar alguns desses tipos.

Pra evidenciar essa recorrência, trago essa questão da COMPERVE. Também traz a cobrança dos tipos, mas com uma abordagem diferente.

Ficou ainda mais interessad@ na temática da BPMN? Aqui no blog, tenho uma série de artigos sobre ela. Além disso, tem um curso de minha autoria, somente de BPMN, para você aprofundar nesse tema, estando habilitad@ a GABARITAR nessas questões.

Bons estudos e sucesso!

Avatar


16 de Novembro de 2020