BPMN

A notação que pode representar a sua aprovação

Avatar


11 de julho2 min. de leitura

Olá, Concurseiro!

Dando sequência a nossa abordagem sobre Gerenciamento de Processos de Negócios (BPM) e como essa disciplina é abordada nos certames, a qual iniciei com meu post sobre o Guia CBOK (https://blog.grancursosonline.com.br/bpm-cbok-v3-0/) e continuei com o texto do BPM em Concursos (https://blog.grancursosonline.com.br/bpm-em-concursos/), neste artigo quero detalhar para você a notação BPMN (Business Process Model and Notation).

Como demonstrei no post anterior, fundamentado em análise das questões de BPM dos últimos 5 anos, BPMN é o assunto mais cobrado pelas bancas, quando de questões sobre Gerenciamento de Processos de Negócios.  É por isso que afirmo que essa notação pode representar a sua aprovação!

Conforme o CBOK, BPMN é um padrão criado pela Business Process Management Initiative (BPMI), incorporado ao Object Management Group (OMG), grupo que estabelece padrões para sistemas de informação (o mesmo grupo que padronizou a UML – Unified Modeling Language).

A aceitação da BPMN tem crescido sob várias perspectivas com sua inclusão nas principais ferramentas de modelagem. Essa aceitação pode ser observada por sua utilização no mapeamento de processos nas atividades profissionais (em órgãos públicos ou empresas privadas), por sua exigência em processos seletivos para vagas de emprego e, em nosso caso, pela cobrança da temática nos editais dos concursos.

Características

Em linhas gerais, BPMN apresenta um conjunto robusto de símbolos para modelagem de diferentes aspectos de processos de negócio, sendo que os símbolos descrevem relacionamentos claramente definidos, tais como fluxo de atividades e ordem de precedência.

Nos fluxos BPMN, as raias dividem um modelo em várias linhas paralelas, com cada uma dessas raias sendo definida como um papel desempenhado por um ator na realização do trabalho do processo. Nesse contexto, o trabalho se move de atividade para atividade seguindo o caminho do fluxo de papel a papel.

Dentre as principais características da BPMN, os ícones são organizados em conjuntos descritivos e analíticos para atender a diferentes necessidades de utilização, com a notação permitindo a indicação de eventos de início, intermediários e de fim; além de fluxo de atividades e mensagens; comunicação e colaboração.

Os Elementos da Notação

A Figura a seguir apresenta os principais ícones da notação, com as classificações de raias, objetos de fluxo, objetos de dados, objetos de conexão e artefatos.

Algumas Questões

Esse conteúdo sobre BPMN já nos habilita a responder uma série de questões sobre o tema.  Vamos a elas:

Essa questão da FCC, de 2015, é bacana pois nos permite revisar o conhecimento geral sobre os ícones, conforme a Figura exibida mais acima.  Aliás, se você não é “fluente” em BPMN (fluentes são aqueles profissionais que já trabalharam com a notação), sugiro fortemente que você “decore” esse conjunto de elementos BPMN. Esse conhecimento é FUNDAMENTAL para resolver essas questões. Quer ver mais algumas?

Gosto sempre de lembrar que nossas aulas de BPM aqui no GranCursos Online são fundamentadas no CBOK, abordando não apenas BPMN, mas TODOS os 10 capítulos e TODAS as 9 áreas de conhecimento. Tudo isso que você tenha o melhor e o mais completo material para PERFORMAR com sucesso nas provas que cobram esta disciplina.

Como sempre destaco, se você tiver o tempo necessário, sugiro abordar todo o conteúdo das minhas aulas de BPM/CBOK, conforme descrito acima, complementando com nossas lives e o conteúdo aqui do Blog.  Somente dessa forma você estará habilitado a GABARITAR nessas questões.

Bons estudos!

Avatar


11 de julho2 min. de leitura