Business Intelligence (BI)

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21 de setembro4 min. de leitura

Dando continuidade à nossa série de artigos sobre os tópicos de Análise de Dados e Informações, iremos conversar agora sobre o processo de Business Intelligence (BI). Em outros artigos já tratamos sobre Dados Estruturados, Não-Estruturados, Dados Abertos e sobre alguns conceitos básicos de Banco de Dados.

Definindo o que é Business Intelligence (BI)

Business Intelligence, ou Inteligência de Negócio em uma tradução livre, diz respeito a um conjunto de conceitos, métodos e recursos tecnológicos que proporcionam a obtenção e distribuição de informações geradas a partir de dados operacionais e históricos, algum banco de dados dentro da organização, com o objetivo de prover subsídios para tomada de decisões gerenciais e estratégicas da organização. Seu principal objetivo é analisar dados históricos e obter insights com base nesses dados. Dessa forma, é possível aumentar o conhecimento dos funcionários acerca dos negócios da organização, possibilitando que erros e falhas sejam revelados que poderiam passar despercebidos.

Uma característica fundamental de um processo de Business Intelligence (BI), é que nele os dados são copiados de um banco de dados transacional e de outras fontes, para um banco de dados analítico, permitindo que as informações sejam extraídas sem que a performance do sistema transacional seja prejudicada e da forma mais eficiente, eficaz e visualmente o mais agradável possível, sempre focada na tomada de decisão gerencial e estratégica da organização.

Você já deve ter percebido que Business Intelligence (BI) não é uma ferramenta em si, apesar de depender de softwares e ferramentas robustas para entregar todo o valor esperado. Resumindo e conceituando, é um conjunto de processos que possuem o objetivo de entregar a informação certa, para a pessoa certa, na hora certa.

Pilares do Business Intelligence (BI)

A geração de valor por parte de uma ferramenta de Business Intelligence (BI), exige um grande alinhamento entre três pontos principais:

  • Coleta de Dados: primeiramente, todos os dados e informações que são gerados pela organização precisam ser coletados e analisadas. Determinando aspectos-chave, como produtividade, aproveitamento de oportunidades, gargalos, reputação no mercado etc.;
  • Organização e Análise: os dados coletados são organizados em um banco de dados e apresentados de forma visual, para facilitar a análise dos tomadores de decisão;
  • Ação e Monitoramento: os responsáveis tomam decisões com base nas informações analisadas, e monitoram seus resultados para acompanhar se estão sendo bem-sucedidos.

Criando uma Estratégia de Business Intelligence (BI)

Uma ferramenta de Business Intelligence (BI) procura auxiliar na identificação de tendências de consumo, e até mesmo em mudanças no comportamento do seu público-alvo. Existem 3 pontos básicos para criar uma estratégia de Business Intelligence (BI) dentro de uma organização. São eles:

1. Dados confiáveis e de qualidade

É preciso ter atenção à qualidade dos dados e informações que serão utilizados nos processos de Business Intelligence (BI). Precisam ser de fácil interpretação e acessibilidade. Um dos ativos mais valiosos para a organização é a informação. É preciso levar em consideração como essa informação é gerida, seu tempo de processamento e tradução, determinando sua qualidade. Dessa forma, é preciso trabalhar com dados confiáveis, que possam ser distribuídos ao longo da cadeia de valor específica.

2. Visão clara dos objetivos

A organização e os tomadores de decisão precisam ter uma visão clara dos objetivos a serem alcançados a partir da análise das informações coletadas. Conhecer quais as metas do negócio, seus pontos fortes e fracos, além das suas necessidades.

3. Mudança de acordo com o objetivo do negócio

Entender e conhecer o que é e como funciona um processo de Business Intelligence (BI), concede à organização a competitividade necessária para gerenciar negócios sustentáveis ao longo do ano. É preciso identificar a origem dos problemas e identificar como otimizar a rotina de trabalho da organização. Através de uma análise detalhada das atividades e informações internas que o processo de tomada de decisão se torna mais eficiente.

Business Intelligence (BI) vs Big Data

Business Intelligence (BI) e Big Data são distintos e possuem objetivos diferentes, de certa forma são tecnologias que se complementam. Ambos pode trabalhar de forma conjunto, com o objetivo de melhor analisar e entender os dados.

Uma solução de Business Intelligence (BI), como acabamos de ver, possui o seu foco na coleta, organização, transformação e disponibilização de dados que sejam estruturados para a tomada de decisão, permitindo uma análise preditiva de forma rápida e assertiva. Dessa forma, é possível fornecer insights e tendências aos gestores da organização, o que irá auxiliar na criação de diretrizes eficientes e eficazes para atingir os resultados esperados.

Quando estamos falando de Big Data, seu foco é no processamento dos dados em busca de correlações e descobertas. O diferencial do Big Data é mostrar caminhos e correlações antes desconhecidos nos grandes volumes de dados, em tempo hábil, para que as empresas obtenham vantagens competitivas.

O Big Data é definido como um conjunto de tecnologias capaz de tratar grandes volumes de dados, estruturados ou não, de diferentes formatos, com velocidade (muitas vezes em tempo real). Seu principal desafio se baseia justamente em capturar, tratar e analisar toda essa quantidade de informações.

Direto do Concurso

Questão 1 (CESPE/CGM de João Pessoa – PB/Auditor Municipal de Controle Interno – Desenvolvimento de Sistemas/2018)

A respeito de business intelligence, julgue o próximo item.

Business intelligence pode ser definido como um processo inteligente de coleta, organização, análise, compartilhamento e monitoração de dados que, depois de processados, geram informações para o suporte e para a tomada de decisões no ambiente de negócios.

Gabarito Comentado

Questão 1

Comentário: Business Intelligence refere-se ao processo de coleta, organização, análise, compartilhamento e monitoramento de informações que oferecem suporte a gestão de negócios. É um conjunto de técnicas e ferramentas para auxiliar na transformação de dados brutos em informações significativas e úteis a fim de analisar o negócio. As tecnologias Business Intelligence são capazes de suportar uma grande quantidade de dados desestruturados para ajudar a identificar, desenvolver e até mesmo criar uma oportunidade de estratégia de negócios. O objetivo do Business Intelligence é permitir uma fácil interpretação do grande volume de dados, identificando novas oportunidades e implementando uma estratégia efetiva baseada nos dados, também pode promover negócios com vantagem competitiva no mercado e estabilidade a longo prazo.

Resposta Correta: Certo.

Referências

[1] ELMASRI, R.; NAVATHE, S. B.. Sistemas de Banco de Dados. 4a ed., Pearson-Addison-Wesley, 2005.

[2] DATE, C. J.. Introdução a Sistemas de Banco de Dados. Elsevier Editora, 2004.

[3] Afinal, qual a diferença entre Business Intelligence e Big Data. FIVEACTS. Disponível em https://www.fiveacts.com.br/afinal-qual-diferenca-entre-business-intelligence-e-big-data/

[4] BI – Business Intelligence. VM2. Disponível em http://www.vm2.com.br/bi-business-intelligence

[5] ELIAS, Diego. A diferença entre Big Data e Business Intelligence. Canaltech, 2014. Disponível em https://canaltech.com.br/business-intelligence/A-diferenca-entre-Big-Data-e-Business-Intelligence/

[6] DOYLE, Daniella. O que é Business Intelligence. Siteware, 2018. Disponível em https://www.siteware.com.br/gestao-estrategica/o-que-e-bi-business-intelligence/

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