Saiu o Edital para o CACD 2019

Avatar


08 de julho3 min. de leitura

Semana passada, publicamos artigo com comentários sobre a publicação no Diário Oficial da União (DOU) do extrato de dispensa de licitação para contratação do Instituto Americano de Desenvolvimento (IADES) para prestação de serviços técnico-especializados nas áreas de logística e de composição de bancas examinadoras para organização e realização do Concurso de Admissão à Carreira de Diplomata (CACD) de 2019. Adiantamos que a substituição do CEBRASPE como instituição de apoio logístico ao Instituto Rio Branco (IRBr), responsável pela administração do concurso, pouco deveria significar novidades do processo seletivo.

De fato, o edital de sexta-feira passada (5/7), publicado na edição de 8/7 do DOU, comprovou essas previsões. Poucas são as mudanças do CACD 2019 comparado com o concurso realizado no ano passado. E a razão é muito simples: mudou o Presidente da República, o Chanceler e o Secretário-Geral das Relações Exteriores tampouco são as mesmas pessoas, porém a Diretora-Geral do IRBr ainda é a mesma, assim como a tradição do processo seletivo do Instituto Rio Branco.

A primeira diferença quando se compara a próxima edição do CACD com a de 2018 é no número de vagas, que caiu de 26 para 20. Isso, evidentemente, tende a tornar o concurso um pouco mais concorrido, caso se mantenha ou aumente o número de candidatos que se apresentaram no ano passado.

Em segundo lugar, reduziu-se o concurso a duas fases, diferentemente das três em que era dividido o CACD até o ano passado. Essa alteração parece significativa, mas não é. A segunda fase era composta das provas escritas de língua portuguesa e de língua inglesa, exames que foram colocados na terceira fase. Assim, todos os aprovados na prova objetiva da primeira fase serão submetidos às oito provas da segunda e concorrerão em igualdades de condições.

Antes, todos os que passavam na prova objetiva faziam todas as escritas, mas somente tinham as últimas seis avaliações corrigidas que tirasse as notas mínimas de classificação em português (60 em 100) e inglês (50 em 100).

A prova objetiva, antigamente conhecida como Teste de Pré-Seleção (TPS), continua com as mesmas 73 questões sobre oito disciplinas: língua portuguesa (10); língua inglesa (9); história do Brasil (11); história mundial (11); política internacional (12); geografia (6); economia (8); direito e direito internacional público (6).

O formato é de questões com quatro itens, para marcar Certo ou Errado, cada item com valor de 0,25 ponto por resposta correta. As respostas marcadas incorretamente, no entanto, agora descontam apenas -0,125 ponto, o que aumenta o estímulo para a resposta, em vez de deixar o item em branco e evitar a perda de pontuação. Melhor, portanto, para quem sabe mais, que terá mais segurança para expressar seus conhecimentos.

As provas escritas da segunda fase também mantiveram o mesmo formato do CACD 2018. Destaca-se uma pequena alteração na extensão dos textos cobrados nas provas de línguas portuguesa e inglesa: antes cobrava-se determinado número de palavras, agora, mede-se em linhas, o que facilita a vida do examinador para saber se os candidatos não ficaram aquém ou foram além dos limites estabelecidos, mas o tamanho das produções textuais basicamente permaneceu o mesmo.

Finalmente, sobre o conteúdo programático, há um ou outro item que foram acrescentados neste ano (exemplos: o 11 de história do Brasil; o 8 de história mundial; o 19 de política internacional; e o 5 de economia). A mudança mais significativa, porém, foi a redução do programa de economia, que havia crescido muito há 3 anos. Esperava-se, assim, como de fato ocorreu, que o nível de exigência dessa prova fosse um pouco diminuído.

Todo concurso começa oficialmente com a publicação do edital de abertura. O CACD não é diferente e, por se tratar de um processo seletivo bastante complexo, é ainda mais importante que os candidatos conheçam bem as regras do jogo de que irão participar. Sugere-se fortemente, portanto, a apurada leitura desse documento. Clique aqui para fazer o download do edital diplomata 

Nesse momento, acredito, os bons CACDistas que ficaram preocupados com importantes mudanças na edição do concurso deste ano agora perceberam que quase nada mudou sobre o que esperavam. Podem, portanto, dedicar atenção completa aos estudos.

Sugiro também assistirem ao vídeo no link abaixo, de hoje cedo, com a professora Mariana Barreiras com análise do edital, assim como, claro, nosso curso de preparação para o CACD: https://www.grancursosonline.com.br/concurso/diplomata-cacd. Boa sorte!

Análise do edital CACD 2019 com Mariana Barreiras

 

Prof.Jean Marcel Fernandes – Coordenador Científico

Nomeado Terceiro-Secretário na Carreira de Diplomata em 14/06/2000. Serviu na Embaixada do Brasil em Paris, entre 2001 e 2002. Concluiu o Curso de Formação do Instituto Rio Branco em julho de 2002. Lotado no Instituto Rio Branco, como Chefe da Secretaria, em julho de 2002. Serviu na Embaixada do Brasil em Buenos Aires – Setor Político, entre 2004 e 2007. Promovido a Segundo-Secretário em dezembro de 2004. Concluiu Mestrado em Diplomacia, pelo Instituto Rio Branco, em julho de 2005. Publicou o livro “A promoção da paz pelo Direito Internacional Humanitário”, Fabris Editor, Porto Alegre, em maio de 2006.

 

Detalhes do Concurso Diplomata 2019:

Concurso Concurso de Admissão à Carreira de Diplomata (concurso Diplomata 2019)
Banca organizadora  IADES
Cargos  Diplomata (terceiro-secretário)
Escolaridade nível superior
Número de vagas 20
Remuneração inicial R$ 19,1 mil
Período de inscrição  17 de julho a 12 de agosto de 2019
Taxa de inscrição  R$ 208
Data da prova  08 de setembro de 2019

 

[su_button url=”https://blog-static.infra.grancursosonline.com.br/wp-content/uploads/2019/07/08092244/edital-concursoDiplomata-2019.pdf” target=”blank” style=”flat” background=”#002aff” size=”7″ icon=”icon: file-pdf-o”]Edital[/su_button]


WHATSAPP GCO: receba gratuitamente notícias de concursos! Clique AQUI!

CONCURSOS ABERTOS: veja aqui os editais publicados e garanta a sua vaga!

CONCURSOS 2019: clique aqui e confira as oportunidades para este ano!

 

Estudando para concursos públicos? Prepare-se com quem mais entende do assunto! Cursos completos 2 em 1, professores especialistas e um banco com mais de 920.000 questões de prova! Garanta já a sua vaga! Mude de vida em 2019!

Estude onde, quando, como quiser e em até 12x sem juros! Teste agora por 30 dias!

[su_button url=”https://www.grancursosonline.com.br/concurso/diplomata-cacd” target=”blank” style=”flat” background=”#ff0000″ size=”7″ icon=”icon: shopping-cart”]Matricule-se![/su_button]

Avatar


08 de julho3 min. de leitura