Olá querido aluno (a),
Nesse post falar sobre um protocolo muito utilizado no dia a dia do administrador de redes. Esse protocolo se encontra na camada de aplicação e é chamado de TELNET.
Ora, como sabemos a camada de aplicação é última camada tanto do modelo OSI quanto do modelo TCP. Nessa camada vamos encontrar diversos protocolos que são uteis para as aplicações (ou seja, programas).
Um ponto importante aqui é não confundir programa com processos. Programa é código estático do se computador. É o arquivo que está no HD. Já processo é programa rodando. Ou seja, que está na RAM ou na CPU.
Esses processos vão fazer uso de serviços que já estão prontos. Por exemplo, para baixar um arquivo pode usar o protocolo o FTP. Para baixar algo em um site podemos usar o protocolo HTPP. E assim sucessivamente.
Essa abordagem deixa claro que as aplicações em si não se confundem com os protocolos. Bem, no caso do TELNET, isso é pouco diferente, porque ele é verdadeira aplicação disponível para ser utilizada.
O TELNET vem de TErminaL NETwork e é um programa do tipo cliente/servidor. O TELNET é uma aplicação para serviços de terminal virtual.
Dito de outro forma, podemos dizer que o TELNET permite que um terminal local estabeleça uma conexão virtual a um sistema remoto.
Para montar essa conexão o TELNET usa o TCP na porta 23. O fato de usar TCP faz com que o serviço seja confiável. Isso vem do fato do TCP garantir a entrega dos seus pacotes.
No dia a dia, quando estamos administrando servidores, é comum usar um serviço de terminal remoto. Como esse serviço, é como se estivéssemos de frente a máquina real.
Para acessar a máquina remota, é necessário realizar um login remoto. O TELNET usa uma interface universal denominado conjunto de caracteres NVT (Network Virtual Terminal).
Segundo Forouzan,
O NVT implementa dois conjuntos de caracteres, um para dados e outro para controle. Ambos são formados por bytes de 8 bits. Para dados, o NVT implementa um conjunto de caracteres de 8 bits, no qual os 7, bits de ordem inferior são caracteres do padrão ASCII e o bit de ordem superior é 0.
O autor ainda ensina que para transmitir caracteres de controle entre computadores (do cliente para o servidor ou vice-versa), o NVT implementa um conjunto de caracteres de 8 bits em que o bit de ordem superior é configurado em 1.
Nesse artigo vimos uma das aplicações mais utilizadas no dia a dia de rede de computadores. O nosso querido TELNET. Que tal tentar usar esse comando ai no seu computador….
Grande Abraço!!!!
Participe da conversa