Como o Chat-GPT pode transformar a forma como os alunos se preparam para concursos públicos

Saiba como o Chat-GPT pode ajudar na sua preparação para concursos públicos e como utilizar a ferramenta a seu favor!

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A ferramenta de Inteligência Artificial (IA) Chat-GPT está na moda! Sua acurácia é o “terror” dos professores para tentar identificar textos “autorais” ou gerados por IA. De qualquer forma, há consenso – na comunidade acadêmica, científica e profissional – de que, independente da “contribuição” do Chat-GPT para seu trabalho, você sempre será o responsável final.

 

Neste final de semana, fui testar o Chat-GPT e o questionei sobre o que “ele” sabia a respeito do professor brasileiro Fernando Escobar. A resposta demonstra que essa inteligência artificial tem muito a evoluir: “Lamento, mas não tenho nenhuma informação especificamente sobre um professor brasileiro chamado Fernando Escobar.” 😀

 

Mas…  Insisti e questionei a ferramenta sobre o que precisamos fazer para sermos aprovados em concurso público para contratação de servidores públicos no Brasil. A resposta:

 

No Brasil, o processo de contratação de servidores públicos normalmente é feito por meio de concursos públicos. Para serem aprovados, os candidatos devem atender a certos requisitos de elegibilidade e passar em vários exames ou avaliações. Aqui estão algumas: (1) Verifique os requisitos do edital; (2) Prepare-se para os exames; (3) Candidate-se ao concurso; (4) Realize das provas; (5) Aguarde os resultados; (6) Compareça a avaliações adicionais; (7) Aceite a nomeação.

 

Estas são etapas gerais e os requisitos e processos específicos podem variar dependendo do tipo de concurso público e do órgão governamental. É importante verificar as regras e regulamentos oficiais do concurso específico para garantir que você está seguindo os procedimentos corretos.

 

E sobre o papel do Gran nesta missão? Nisso, a ferramenta de IA mandou bem!

 

O GranCursos Online é uma plataforma de aprendizado online que disponibiliza materiais de estudo e cursos para alunos que estão se preparando para concursos públicos no Brasil. Por meio do GranCursos Online, o aluno pode ter acesso a: (1) Materiais de estudo; (2) Aulas online; (3) Simulados de provas; (4) Feedback personalizado; (5) Aplicativo móvel, que permite ao aluno estudar em qualquer lugar e ter acesso ao seu material de estudo a qualquer momento.

 

Com o GranCursos Online, o aluno pode ter uma experiência de estudo abrangente e eficiente para concursos públicos. A plataforma ajuda os alunos a se manterem organizados, acompanharem seu progresso e terem acesso a materiais e recursos de estudo de alta qualidade. Esses recursos podem ajudar os alunos a aumentar suas chances de aprovação em concursos públicos.

 

E como o Chat-GPT pode revolucionar a preparação dos alunos para concursos públicos? 

 

O Chat-GPT, um modelo de linguagem avançado desenvolvido pela OpenAI, tem o potencial de impactar significativamente a forma como os alunos se preparam para concursos públicos no Brasil. Aqui estão algumas maneiras:

 

  • Respostas instantâneas a perguntas: O Chat-GPT pode fornecer respostas imediatas a perguntas relacionadas a concursos públicos, como requisitos de elegibilidade, formato de exame e materiais de estudo. Isso pode economizar um tempo e esforço significativos em comparação com métodos tradicionais de pesquisa.
  • Plano de estudos personalizado: O Chat-GPT pode analisar o conhecimento atual e o estilo de aprendizado de um aluno e, em seguida, gerar um plano de estudos personalizado de acordo com suas necessidades. Isso pode ajudar os alunos a se organizarem, concentrarem-se em seus pontos fortes e fracos e aproveitarem ao máximo o seu tempo de estudo.
  • Acesso 24/7 à informação: O Chat-GPT está disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana, o que significa que os alunos podem obter respostas às suas perguntas e acessar materiais de estudo a qualquer momento, de qualquer lugar. Isso pode ajudar os alunos a aproveitar ao máximo seu tempo livre e evitar a frustração de não conseguir acessar informações quando precisarem.
  • Experiência de aprendizado interativa: O Chat-GPT pode proporcionar uma experiência de aprendizado interativa que envolva os alunos e ajude-os a reter melhor as informações. A interface conversacional da plataforma permite que os alunos façam perguntas, recebam feedback imediato e tenham conversas significativas sobre o material que estão estudando.
  • Gamificação do aprendizado: O Chat-GPT pode gamificar a experiência de aprendizado, incorporando elementos de jogo na plataforma. Isso pode ajudar os alunos a ficarem motivados e envolvidos e tornar o estudo para concursos públicos no setor público mais agradável.

 

Ao aproveitar as capacidades do Chat-GPT, os alunos podem ter uma experiência de aprendizado mais eficiente, personalizada e envolvente ao se prepararem para concursos públicos. A plataforma tem o potencial de revolucionar a maneira como os alunos abordam a preparação para exames, tornando-a mais fácil e eficaz do que nunca.

 

Meu “parecer” quanto ao “terror” dos professores: o texto gerado pela plataforma não pode ser usado de forma “crua” – precisa ser revisado e ajustado, inclusive ao contexto, daí, você passa a ser o “autor”; ainda, existem diferenças significativas nas respostas, de acordo com o idioma, que precisam ser refinadas – as perguntas e respostas que fundamentaram este texto foram feitas em inglês e português, com as respostas, quando comparadas, terem diferenças de termos que podem levar a entendimentos distintos.

Se você quiser testar o Chat-GPT, o acesso é gratuito, a partir de cadastro em https://chat.openai.com/. Você pode perguntar e obter respostas em diversos idiomas, inclusive português e inglês.

 

Bons estudos!

 

Fernando Escobar

Doutorando em Tecnologias e Sistemas de Informação pela Universidade do Minho, em Portugal, com pesquisas relacionadas a gestão de projetos/processos, transformação digital e blockchain aplicados ao setor público.

Mestre em Computação Aplicada pela Universidade de Brasília (UNB), com linha de pesquisa em Gestão de Riscos. Também possui Especialização em Gestão Pública pela Escola Nacional de Administração Pública (ENAP).

Entre 05/2010 e 07/2016, como Servidor Público Federal, foi Analista em Tecnologia da Informação, vinculado à Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação (SLTI), do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG).

Desde 08/2016, é Servidor da Justiça Federal, do cargo de Analista Judiciário, especialidade Informática, do quadro do Tribunal Regional Federal (TRF) da 1a Região.


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