Com 1 mês e meio de dedicação intensa e estudo orientado, Gabriel foi aprovado no CBM/DF. Inspire-se!

Avatar


07 de fevereiro3 min. de leitura

Neste mês acontecerão as provas do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBM/DF) e o quadro de entrevistas do Gran Cursos Online “Cheguei Lá” recebe Gabriel Santos de Morais Chagas, brasiliense, ex-aluno aprovado no concurso do CBM/DF de 2011 para o cargo soldado combatente.

Nesta entrevista Gabriel conta um pouco da sua trajetória nos concursos públicos, fala sobre suas táticas de preparação para este certame, e também fala sobre a sua conquista e sobre como é trabalhar no Corpo de Bombeiros do Distrito Federal.

Gabriel conta que sua opção pela carreira pública foi motivada pelos pais, que também são servidores públicos, e sempre introduziram essa ideia em sua cabeça, pois o serviço público além de oferecer remunerações atrativas proporciona a estabilidade, que dá uma tranquilidade a mais para fazer planos e viver. Ele lembra que se dedicou para este certame por aproximadamente 1 mês e meio.

O entrevistado conta que a sua rotina de estudos pré-edital não foi tão intensa se comparada a rotina de estudos que implementou depois da publicação do documento. “Minha rotina antes da publicação do edital era basicamente: dormir, academia e estudar um pouco à noite. Após a publicação do edital, acordava às 9 da manhã, estudava até meio dia, dormia até às 14, estudava até as 18 e no período noturno assistias às aulas. Depois revisava a matéria do dia anterior.”

O ex-aluno conta que no período de sua preparação não estava trabalhando e como já tinha concluído a faculdade, conseguiu se dedicar integralmente para os estudos. “Às vezes eu malhava, porém nesse período de preparação para o concurso, realmente o foco era só estudar mesmo. Eu tive a tranquilidade de já estar formado nessa época e meus pais entendiam o momento, me incentivaram e me ajudaram financeiramente, então conseguia ter o dia livre só para estudar e não precisava trabalhar.”

Ele lembra que se dedicou por aproximadamente 1 mês e meio para as matérias específicas do concurso. E destaca que uma das vantagens de estudar com um acompanhamento (curso) é o direcionamento que é passado dentro daquilo que é mais relevante para a prova. “Me dediquei 1 mês e meio todos os dias. Acho que o bom do cursinho é que ele filtra muita matéria inútil que estudamos sozinhos, daí temos um norte de qual conteúdo estudar.”

“A dica principal é não comprar nenhum livro que ensina como passar em concursos, não existe mágica para matar a sede sem beber água, mormente não existe aprovação sem ler e fazer exercícios, esse é o básico.”

Gabriel deixa algumas dicas de estudo para quem está começando a estudar agora, ou mesmo para quem já estuda para concursos há algum tempo. “A dica principal é não comprar nenhum livro que ensina como passar em concursos, não existe mágica para matar a sede sem beber água, mormente não existe aprovação sem ler e fazer exercícios, esse é o básico. Estudar por sinopses e resumos dão muito mais resultado do que estudar por livros de doutrina, que dão muita volta pra explicar coisas objetivas que as questões cobram, lógico, estou falando em especial do certame para o CBMDF, obviamente essa tática de eliminar as doutrinas não daria muito certo para um concurso da magistratura por exemplo.”

O aprovado, agora já há 5 anos fazendo parte do efetivo do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal, recorda com felicidade a sensação que teve ao ver seu nome na lista de aprovados do concurso. ” Eu estava na sala corrigindo a prova, a primeira matéria era português e eu praticamente fechei essa matéria. Ao decorrer da correção um sorriso maroto se abria, mas não era a banda de pagode, era minha mãe perguntando, eaí? eaí? Aí continuava a correção e as mãos já suavam, parecia que estava no 4º número da mega sena e que só faltavam dois (risos). Enfim, no final falei ‘mãe acho que passei”

“Quando coloquei meu nome no Google pra ver o diário oficial o sonho da aprovação se concretizou. Destarte, é uma sensação incomparável, de tirar um peso dos ombros, da satisfação pessoal e familiar. A sensação de provar pra mim mesmo que com esforço e dedicação, sim, somos capazes.”

O bombeiro conta em algumas palavras sobre como é trabalhar para a Corporação mais bem reconhecida e bem quista pela sociedade. “Bom já tenho 5 anos de profissão e trabalho no quartel do lago Sul. É uma profissão bela e imagina ganhar um salário para ajudar o próximo? Sensacional.”

Por fim, Gabriel deixa uma mensagem para todos aqueles que almejam “Chegar Lá” como ele chegou e ainda deixa algumas dicas e orientações para os alunos que estão estudando para o concurso do CBM/DF, seus futuros colegas de corporação.

“Bom, em especial para aqueles que estão estudando para o CBMDF, saibam que tudo passa, o tempo, o sofrimento, e até você passa, passa em um concurso (risos). Eu espero vocês com muita alegria para preencher as fileiras da nossa corporação que tem 98% de aprovação social, pense no salário, porém pensem principalmente em você, na sua família e em seu país. Não me lembro nesses 5 anos de nenhuma ocorrência que tenhamos chegado e não termos resolvido o problema. Você será a solução para momentos de angústia ou também de alegria por parte da população.

“É preciso honestidade e coragem nas fileiras do CBM/DF, nada de froxura e de se escorar no amigo, somos uma corporação e quando você precisar estaremos ao seu lado como um pai ajudando e às vezes puxando sua orelha, precisamos de servidores comprometidos com o nosso país. Mudar esse cenário de corrupção que o país vive e também a concepção de querer se dar bem em relação ao próximo. Começar a servir, militarismo é servir o próximo, a sua nação. Espero vocês! E flexão não mata ninguém, estou vivo e mais forte hoje (risos). Abraço.


Você foi aprovado em algum concurso com a ajuda do Gran Cursos OnlineResponda aqui ao nosso questionário online e compartilhe a sua história de sucesso com quem está na mesma jornada!

 

Estudando para concursos públicos? Prepare-se com quem tem tradição de aprovação e 27 anos de experiência em concursos públicos. Cursos online com início imediato, visualizações ilimitadas e parcelamento em até 12x sem juros

matricule-se 3

assinatura-222-1

garantia-de-satisfacao-30

Depoimentos de alunos aprovados AQUI. Casos de sucesso:

CHEGUEI-LÁ2 CHEGUEI-LÁ CHEGUEI-LÁ2 CHEGUEI-LÁ-Natálial CHEGUEI-LÁ (7)
Avatar


07 de fevereiro3 min. de leitura