Com um direcionamento para uma área específica e muita disciplina nos estudos, Hugo conquistou o 1º lugar no concurso da UFG. Inspire-se!

Avatar


02 de junho3 min. de leitura

direcionamentoHoje o quadro de entrevistas “Cheguei Lá” recebe para um bate-papo o tocantinense radicado em Goiânia, Hugo Lafayete Silva Pimentel.

Nessa entrevista, o Engenheiro Civil fala um pouco sobre concursos públicos, sua primeira experiência com concursos, suas expectativas no universo dos concursos públicos e sobre a sua eficiente preparação para o concurso da Universidade Federal do Goiás (UFG) em 2016, que culminou na sua aprovação em 1º lugar para o cargo de Auxiliar Administrativo

Diante da crise econômica/política que o país vem enfrentando já há algum tempo, Hugo se viu motivado a buscar sua segurança financeira e estabilidade na carreira pública, pois já tinha averiguado que boas oportunidades de trabalho em sua área de formação estavam cada vez mais difíceis. Com isso, colocou a aprovação como meta e se dedicou por aproximadamente um ano e meio até sua conquista.

“Optei pela carreira pública porque o mercado em minha área (engenharia civil) estava e está em baixa e com escassas vagas de emprego. Por isso, vi na carreira pública uma chance de alcançar uma estabilidade financeira e posteriormente atuar em conjunto e de forma complementar na minha área de formação. Me dediquei aos estudos em torno de um ano e meio.”

Como estava começando a estudar para concursos havia pouco tempo, Hugo aprendeu muito com seus próprios erros e acertos sobre qual concurso deveria fazer ou sobre os métodos de preparação que davam certo com ele. Com um planejamento prévio sobre os concursos que faria (administrativos), enquanto aguardava o edital, ele se dedicava às matérias afins aos cargos administrativos e depois da publicação do documento se concentrou em resolver questões e fazer revisões periódicas do conteúdo.

“Depois de um tempo aprendi a manter um foco no cargo que queria e passei a estudar as matérias que caíam para esse cargo que, no caso, era administrativo. Após o edital eu havia feito resumos e passei a revisá-los e fazer questões sobre as matérias que cairiam no concurso. ”

Ele fala sobre as técnicas de estudo e memorização que foram mais proveitosas durante a sua preparação. “Por ter focado nos cargos administrativos eu vinha estudando em conjunto as matérias básicas com as específicas antes mesmo de sair o edital. A técnica mais efetiva para mim foi a de fazer resumos bem elaborados durante as aulas e posteriormente revisá-los até que a matéria fixasse de forma satisfatória na mente.”

Hugo conta que fazia faculdade enquanto se preparava para o concurso e que teve que reorganizar sua rotina para que pudesse dar a devida atenção para ambas atividades. Ele frisa que estudar todos os dias, mesmo que seja com uma carga horária menor em alguns dias, é fundamental para a aprovação.

“Quando iniciei os estudos ainda estava fazendo faculdade à noite, foi um pouco difícil mas foi possível conciliar, eu separei a parte da manhã para o concurso e a parte da tarde para a faculdade, não eram todos os dias que dava certo, mas o importante era manter estudo, mesmo que em poucas horas por dia.”

Ele destaca que o Gran Cursos Online foi muito importante para sua conquista e um grande aliado no processo de preparação para o concurso, destaca a qualidade, didática e objetividade do curso e do experiente corpo docente.

“O Gran Cursos Online possui professores muito bons, em especial nas matérias básicas para os concursos, que foram as principais para a minha aprovação. Muitos professores foram excelentes e imprescindíveis para o meu sucesso no mundo dos concursos, pois focam exatamente nos conteúdos que são pertinentes para as provas além de serem bastante didáticos.”

“Foque em uma área (Administrativa, Fiscal, Tribunal ou Policial), faça bons resumos para posterior revisão e fixação da matéria e não deixe de estudar mesmo que o tempo seja mínimo”

O aprovado deixa algumas dicas para as pessoas que estão iniciando sua jornada de preparação para a carreira pública e até mesmo para aqueles que já estudam há algum tempo. “As principais dicas são: foque em uma área (Administrativa, Fiscal, Tribunal ou Policial), faça bons resumos para posterior revisão e fixação da matéria e não deixe de estudar mesmo que o tempo seja mínimo.”

Hugo lembra alegremente que, ao ver seu nome no topo da lista de aprovados do concurso, sentiu que todo o esforço empreendido nos estudos foi recompensado e ficou muito contente com a aprovação em 1º lugar no concurso. Porém ele frisa que pretende continuar estudando e ir além, conquistar um cargo no serviço público aliado a sua área de formação.

“A sensação de ver o nome na lista é inexplicável, é uma felicidade imensa e todos os momentos de desespero, descrença, depressão que nós concurseiros passamos, passam pela nossa cabeça e logo em seguida vem aquele sentimento de que tudo valeu a pena. Essa foi minha primeira aprovação, considero-me no início da carreira de concurseiro, certamente continuarei estudando, mas com maior tranquilidade para alcançar o cargo dos meus sonhos.”

Por fim, ele deixa uma mensagem para todos os concurseiros que, assim como ele, pretendem “Chegar Lá”

O que eu sempre quis ouvir é que quando estamos estudamos acabamos não acreditando que estamos preparados e que podemos em algum dia sermos aprovados. Digo àqueles que ainda não alcançaram a aprovação que não ouçam as inúmeras palavras negativas que sempre têm e que sigam o que acreditam ser o certo e mesmo que pareça que nunca chegará a hora, ela chega quando menos você espera.


 

Gostou dessa história? Você pode ser o próximo aprovado! Conheça os cursos do Gran Cursos Online e não perca tempo. Prepare-se com quem tem tradição de aprovação e 27 anos de experiência em concursos públicos. Cursos online com início imediato, visualizações ilimitadas e parcelamento em até 12x sem juros

E se você foi aprovado em algum concurso com a ajuda do Gran Cursos Online, responda aqui ao nosso questionário online e compartilhe a sua história de sucesso com quem está na mesma jornada!

[su_button url=”https://www.grancursosonline.com.br” target=”blank” style=”flat” background=”#ff0000″ size=”7″ icon=”icon: shopping-cart”]Matricule-se![/su_button]

garantia-de-satisfacao-30

Avatar


02 de junho3 min. de leitura