Determinada a dar uma guinada em sua carreira, Jéssica se dedicou nos estudos e foi aprovada no TJSP.

Avatar


13 de setembro3 min. de leitura

A ideia de fazer concursos públicos e seguir uma carreira pública nem sempre é a primeira ideia que surge na cabeça das pessoas. Muitas vezes os aprovados em algum concurso iniciaram sua carreira profissional em empresas privadas, com objetivos e perspectivas muito diferentes da carreira pública. Mas, por diversos motivos, muitos deles optam por deixar de lado a carreira profissional que tinham para tentarem se aventurar nos concursos públicos e conseguirem a realização pessoal que não encontraram na iniciativa privada.

Esse é o caso da nossa aluna paranaense, Jéssica de Paula Silva, aprovada no concurso do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo. Nesse bate papo, ela conta o que a motivou a dar uma guinada em sua trajetória profissional e sobre as táticas que utilizou para ser aprovada neste concurso, mesmo estudando há pouco tempo.

Ela relata que a insatisfação com o mercado de trabalho e com a postura de alguns empregadores diante de seus funcionários despertou nela a vontade de conquistar um cargo público. “A falta de comprometimento de muitas das empresas privadas e até mesmo o desrespeito com o funcionário, que muitas vezes presenciei em vários locais de trabalho, me fizeram lutar por um cargo público.”

Ao iniciar os estudos para concursos, Jéssica lembra que estudava com foco no Tribunal de Justiça de seu estado, TJPR. Mas como o edital deste concurso foi lançado sem uma data de provas definida, essa indefinição em relação a data do certame fez com que ela ficasse atenta para os outros editais de concurso que saiam e quando se deparou com o edital do TJSP, viu a seleção como uma grande oportunidade para o seu novo sonho.

“A opção por fazer este concurso foi de última hora. Comecei a estudar em janeiro/2017 para o concurso do TJPR que havia sido publicado recentemente. Logo depois fiquei desempregada e com a indefinição de data para essa prova precisei fazer uma escolha. Sim, fiquei na dúvida, mas no final optei pelo caminho mais correto até então (TJSP).”

Como resolveu mudar o foco dos estudos para um concurso diferente, porém da mesma esfera (Judiciário), muitas matérias que ela vinha estudando para o TJPR puderam ser aproveitadas para o concurso do TJSP. Para as disciplinas que eram novidade em sua grade de estudos, a aluna buscou se aperfeiçoar e complementar os estudos com os diversos aulões e maratonas feitos pelo Gran Cursos Online focados no certame do TJSP.

Ela lembra que estudou aproximadamente 3 meses com foco específico no TJSP e, como nesse período não estava mais trabalhando, conseguiu aproveitar ao máximo a disponibilidade de tempo que dispunha para avançar nos estudos. “Durante os 3 meses de preparação focado no TJSP, tentei aproveitar ao máximo o material que eu tinha a minha disposição, assistia as aulas gratuitas que eram disponibilizadas, maratonas, simulados e muita leitura da lei.”

Segundo a aprovada, suas técnicas de estudos foram muito variadas e ela utilizou muitos recursos de aprendizagem associados para dinamizar seus estudos e internalizar os conceitos das disciplinas. Ela dá alguns conselhos para quem está nessa jornada de preparação: “Sempre monte um cronograma com as aulas que terá no decorrer da semana, faça tópicos das matérias, marque o que já estudou, videoaulas, pdf, lei seca, resolução de questões, tudo isso facilita seus estudos. Pode parecer bobagem, mas facilita muito.”

Trilhando sua caminhada de preparação para o concurso com o acompanhamento do Gran Cursos Online, a aluna viu sua evolução na assimilação dos assuntos e se manteve integralmente envolvida com o concurso, assistindo diversos eventos, maratonas e aulões gratuitos para o TJSP que aconteceram no canal do Gran Cursos Online do Youtube. Ela destaca dois programas periódicos que contribuíram muito para seu aprendizado e sua preparação.

“Também agradeço ao Gran pelas diversas aulas gratuitas que foram transmitidas no youtube, em especial pelos programas “Na ponta da língua” e “Gabaritando Atualidades (realmente gabaritei).”

Convicta de que a organização é fundamental nos estudos, a aluna destaca que fazer uma preparação pré-edital eficiente é o melhor caminho para a aprovação. Ela ressalta a importância de conhecer também o estilo da banca organizadora do concurso e pontua alguns recursos que foram facilitadores no seu aprendizado.

“É fundamental estar informado sobre o estilo da banca, estudar de forma simples. Não precisa saber toda a jurisprudência e doutrina, se a banca cobra somente letra de lei. Manter uma rotina de estudos controlada, não troque NUNCA a qualidade pela quantidade. Para mim o tempo adequado de estudos foi de 6 a 8 horas diárias, sendo 2 horas para cada matéria. Estudar para concurso não é necessariamente abdicar de tudo, a ORGANIZAÇÃO é essencial, sim é possível conciliar o lazer com sua aprovação.”

Consciente do poder transformador do estudo e em seu potencial, Jéssica conta que tem o sonho de ser aprovada na Câmara dos Deputados e continuará estudando para um dia ser nomeada na Casa Legislativa.

Jéssica deixa um recado para todos os concurseiros que estão em busca da aprovação e da conquista do cargo público:

“Não basta acreditar, mas é o primeiro passo. Não importa quais sejam as suas dificuldades, eu passei por muita coisa para conseguir ir até SP para fazer essa prova, coisas que se eu contar talvez vocês nem acreditem. Naquele dia, conversando com uma jovem na sala enquanto aguardávamos o início ela me disse “você é corajosa”. Pois, hoje eu lhes digo “sejam corajosos”.


Você foi aprovado em algum concurso com a ajuda do Gran Cursos Online? Responda aqui ao nosso questionário online e compartilhe a sua história de sucesso!

Prepare-se com quem tem tradição de aprovação e 27 anos de experiência em concursos públicos. Cursos online com início imediato, visualizações ilimitadas e parcelamento em até 12x sem juros​​

[su_button url=”https://www.grancursosonline.com.br/” target=”blank” style=”flat” background=”#ff0000″ size=”7″ icon=”icon: shopping-cart”]Matricule-se![/su_button]
garantia-de-satisfacao-30

Avatar


13 de setembro3 min. de leitura