“Acumulei algumas aprovações e inúmeras reprovações”. Conheça a história de perseverança do Rafael, aprovado no TJSP

Avatar


08 de novembro2 min. de leitura

Rafael Caldas de Oliveira estudou por quatro meses para o concurso do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP) e garantiu a sua vaga no cargo de Escrevente Técnico Judiciário. Apesar disso, o aprovado revela que está na jornada dos concursos públicos há mais tempo. “Já sou concurseiro de longa data, comecei os estudos em meados de 2011 e, nesse período todo, acumulei algumas aprovações e inúmeras reprovações”, afirma, consciente de que o caminho dos concursos públicos é progressivo quando o candidato persiste.

Como técnica, Rafael utilizou o edital do último concurso do TJSP. “Após a publicação do edital, houve apenas uma nova matéria adicionada, então estudei esse novo conteúdo por três meses”, lembra. Além das videoaulas e das apostilas do Gran Cursos Online, o aprovado explica as técnicas que utilizou: “Gosto de estudar por meio de mnemônicos e fazendo inúmeras questões”.

Para organizar todo o conteúdo, ele separava as disciplinas em um calendário de estudos. “Sempre estudei com cronogramas, cerca de duas a três matérias por dia, algo em torno de seis horas por dia antes do edital e de oito a dez horas após a publicação”, conta. “Após a publicação do edital, apenas adicionei alguns conteúdos novos na minha planilha de estudos e aumentei a quantidade de horas de estudo por dia”, complementa.

Além da organização, Rafael destaca os serviços do Gran Cursos Online como impulsionador da sua aprovação. “Com toda certeza as vídeoaulas do Gran Cursos Online foram fundamentais na minha preparação. Destaco, ainda, o evento presencial de véspera de prova, a revisão realizada nesse dia foi essencial para fixar determinados conteúdos”.

A respeito dos horários de estudo, o aluno conta que, por manter outras atividades durante a preparação, tentava sempre aproveitar os momentos que encontrava ao longo do dia para estudar. “Eu praticava exercícios físicos e trabalhava, então procurava estudar enquanto estava no transporte público, às vezes no próprio trabalho e principalmente em casa no período noturno”, lembra.

A experiência dos concursos públicos garantiu ao aprovado alguns aprendizados que o ajudaram a lidar com o processo desgastante de preparação: “Aprendi que a maior dificuldade não é estudar ou decorar os conteúdos cobrados pelas bancas, na verdade, a maior dificuldade, ao meu ver, é manter-se focado no objetivo, conseguir tornar o estudo um hábito e saber que os fins de semana serão sacrificados por um período e, com isso, creio que o maior desafio está na mudança de hábitos”, diz.

Por isso, se você está se preparando para algum concurso neste momento, veja a mensagem que o Rafael deixou para a Coluna Cheguei Lá:

“Aos que almejam ingressar no serviço público, tenham em mente que é totalmente possível concretizar esse objetivo. Sou franco ao dizer que não é uma tarefa fácil, reprovações e frustrações são parte do processo. Algumas vezes podemos sentir desânimo, vontade de desistir, chegamos a pensar que é algo inatingível, às vezes podemos tentar achar culpados: pouco tempo de estudo, trabalho, sono, cachorro que late, grande número de concorrentes, etc. Na verdade, nós somos os únicos responsáveis pelos nossos atos, o seu maior adversário é você mesmo, supere-se, esqueça o concorrente e foque unicamente em você, nas suas atitudes e no seu esforço. Reitero as palavras de muitos mestres que participaram, de alguma forma, na minha aprovação: ‘o sacrifício é temporário, o cargo é permanente’. Então, concurseiro, vá à luta e busque a sua tão sonhada vaga!”

Você foi aprovado em algum concurso com a ajuda do Gran Cursos Online? Parabéns! Responda aqui ao nosso questionário online e compartilhe a sua história de sucesso!

Prepare-se com quem tem tradição de aprovação e 27 anos de experiência em concursos públicos. Cursos online com início imediato, visualizações ilimitadas e parcelamento em até 12x sem juros

[su_button url=”https://www.grancursosonline.com.br/” target=”blank” style=”flat” background=”#ff0000″ size=”7″ icon=”icon: shopping-cart”]Matricule-se![/su_button]
 

garantia-de-satisfacao-30

Avatar


08 de novembro2 min. de leitura

Tudo que sabemos sobre:

cheguei-lá