Afastado do Direito há 12 anos, Rômulo conseguiu ser aprovado no XXIV Exame com apenas 1 ano de estudo direcionado

Avatar


26 de fevereiro4 min. de leitura

XXIV ExamePor: Projeto Exame de Ordem | Cursos Online
O Conselho Federal da OAB e a Fundação Getúlio Vargas divulgaram no dia 19 de fevereiro o resultado preliminar do XXIV Exame de Ordem. No documento publicado consta a relação dos examinandos que foram aprovados no XXIV Exame de Ordem Unificado e estão habilitados para exercer legalmente a profissão de advogado.
Hoje temos o prazer de conversar com mais um aluno do Projeto Exame de Ordem que logrou êxito no XXIV Exame de Ordem da OAB, Rômulo Batista da Silva Soares.
Formado em Direito desde 2005, a trajetória profissional do aluno até então foi trilhada fora do meio jurídico. O aluno conta que desde que concluiu a graduação, além de se tornar um empreendedor com seu negócio próprio, desempenhou suas funções em uma instituição bancária por muitos anos e, envolvido com o trabalho bancário e empresarial, ainda não tinha despertado interesse para a habilitação na OAB. Até que tomou a decisão de se habilitar profissionalmente para sua área de formação e decidiu enfrentar o XXIV Exame de Ordem.
“Me formei em Direito em 2005 mas não tirei a OAB, entrei numa instituição bancária, onde trabalhei durante vários anos. Então depois de 12 anos parado, resolvi a retornar aos estudos e tirar minha OAB”
Com foco específico no Exame de Ordem, o aluno conta que se dedicou por aproximadamente 1 ano, estudando diariamente e de forma organizada. Ele destaca que após a publicação do edital do XXIV Exame a seriedade e o compromisso com que cumpria a sua jornada de estudos foi intensificada. “Eu estudava cerca de 5 horas diárias. Com a publicação do edital focamos mais, temos mais compromisso.”
Enquanto estudava para o XXIV Exame de Ordem, o aluno dividia seu tempo entre a preparação e as atividades do seu negócio próprio. Conciliando as duas atividades, ele relata que tentava utilizar todo e qualquer tempo livre que dispunha no trabalho para avançar nos conteúdos e aprimorar os seus conhecimentos jurídicos. “Sim, tive que conciliar os estudos com meu trabalho no meu negócio próprio. Então nas horas vagas, mesmo no trabalho, ia assistindo as videoaulas, e a noite em casa continuava com as videoaulas juntamente com livros que adquiri para complementar os estudos.”
O aluno comenta que estudou para a primeira fase do Exame lendo as legislações pertinentes e resolvendo uma ampla gama de questões de edições anteriores do Exame. Ele destaca que contou com a ajuda de um livro específico de questões para a OAB.
Para a segunda fase, onde é necessário um conhecimento mais específico sobre a produção/execução de peças jurídicas profissionais o aluno contou com o apoio e direcionamento do Projeto Exame de Ordem, do Gran Cursos Online, para aprimorar os seus conhecimentos prático-profissionais. “Durante a 1ª fase estudei no livro de 5000 questões para a OAB e na lei seca. Para a 2ª fase me preparei com o curso específico para 2ª fase do Gran Cursos Online, assistia as videoaulas, juntamente com a lei seca e um livro de prática penal, em que cada peça nova treinava refazendo o modelo para pegar a prática.”
O aluno comenta sobre a dedicação e as renúncias que teve de fazer enquanto se preparava para a prova da OAB. Ele destaca que foi inevitável abrir mão de momentos de lazer para conseguir se manter concentrado e envolvido com os estudos. “Nesse período eu tinha minha loja que trabalhava o dia inteiro, e fazia academia também de segunda a sábado. Mas como tem dito os mestres professores do Gran Cursos Online, tem que ter foco e administrar o seu tempo, então deixei de lado o lazer, Televisão, filmes, resenhas. Virou rotina para mim o trabalho, academia e estudos, nada mais. Festas, baladas, cinema, resenhas, não existia mais isso para mim.”
O aluno comenta quais foram os benefícios de poder estudar à distância para a OAB, com o projeto online do Projeto Exame de Ordem. “Optei pelo curso do Projeto Exame de Ordem pelo ganho de tempo, custo-beneficio, e bons professores. O tempo que gastaria para ir e vir de um presencial, já seria um tempo perdido, fora o gasto a mais que teria. Vejo nos cursos online, um maior aproveitamento do tempo e maior conforto para estudar, ambiente mais adequado em casa, mais silencioso, mais propicio para adquirir conhecimento.”
O aluno também destaca a expertise da equipe de professores que passam orientações muito úteis para o reconhecimento do tipo de peça pedido e sobre a fundamentação dessas peças processuais. “As videoaulas me ajudaram muito em aprender a fundamentar a peça, e também a identificar qual peça estava sendo cobrada relativa ao problema proposto.”
O aluno pontua alguns pontos que ele acredita terem sido fundamentais para essa conquista e cita as maiores dificuldades que encontrou durante a preparação. “Acredito que o meu maior diferencial para a aprovação foram o Estudo dirigido e atualizado, dedicação, esforço, foco e fé. As maiores dificuldades foram deixar de sair com a família, amigos, de participar de comemorações.”
O aluno tenta traduzir em algumas palavras a felicidade que sentiu ao ver seu nome figurando a lista de aprovados do XXIV Exame de Ordem. “Emocionante, tem um sabor de vitória, ao mesmo tempo um alivio de tirar um peso sobre as costas, pois a cobrança da família, amigos e sociedade é grande para que um Bacharel em Direito passe no Exame de Ordem.”
O advogado deixa algumas dicas para quem está começando a estudar agora, ou mesmo para quem já estuda há um tempo e ainda não conseguiu a tão sonhada carteira vermelha.”Resolva bastante questões, sobre aqueles assuntos que esteja ruim, dê uma focada maior, tenha perseverança e calma que sua hora chega, já reprovei outras vezes, não passei na primeira vez. É muito importante também no dia da prova manter a calma, se não for dessa vez, será na próxima, fique calmo, faça a prova com calma que tudo dará certo. E o principal é se dedicar, ás vezes precisamos abrir mão de algumas coisas para obter outras, festa sempre vai existir, farra sempre vai existir, para quem gosta de beber o álcool não vai acabar, faça a sua parte, depois da sua aprovação terá muitas festas, álcool ou outra coisa que te divirta, mas creio que em primeiro lugar vem seus objetivos, que seja passar na OAB ou em um concurso almejado, pense nisso”, recomenda.
Por fim, ele deixa uma mensagem motivacional para os candidatos que pretendem se tornar advogados e prestarão as próximas edições do Exame de Ordem. “Tenha foco, determinação, ouça as dicas dos mestres, dos que obtiveram êxito, abra mão de algumas coisas que não tem o devido valor por agora, estude bastante, pois o conhecimento adquirido vai te levar a lugares gratificantes e interessantes, você será outra pessoa, não será o mesmo, fará a diferença na vida de muitas pessoas, será admirado. Foco, determinação e sucesso.”


Estude conosco e tenha a melhor preparação para a 1ª e 2ª fases do XXV Exame de Ordem!
matricule-se 3

O Gran Cursos Online desenvolveu o Projeto Exame de Ordem focado na aprovação dos bacharéis em Direito no Exame Nacional da Ordem dos Advogados do Brasil. A renomada equipe de professores, formada por mestres, doutores, delegados, defensores públicos, promotores de justiça e especialistas em Direito, preparou um método online que dará o apoio necessário para o estudante se preparar e conseguir a aprovação. O curso proporciona ao candidato uma preparação efetiva por meio de videoaulas com abordagem teórica, confecção de peças jurídicas e resolução de questões subjetivas. É a oportunidade ideal para aqueles que buscam uma preparação completa e a tão sonhada carteira vermelha.

Avatar


26 de fevereiro4 min. de leitura