Recurso OAB: entenda o que é e aprenda a fazer o seu!

Veja como interpor o recurso da OAB e seu momento de interposição com ajuda do Gran OAB.

Avatar


20 de maio2 min. de leitura

Recurso OAB: entenda o que é e aprenda a fazer o seu

Recurso OAB: veja como fazer o recurso OAB na 1º e 2º fase

 

Entre o resultado preliminar e a divulgação definitiva dos aprovados, existe a possibilidade de entrar com um recurso OAB. Como o próprio nome diz, o recurso é a oportunidade de recorrer à banca examinadora de sua decisão sobre uma resposta ou sobre a nota atribuída a um candidato. Confira alguns pontos sobre o recurso à prova do Exame de Ordem e fique preparado.

Saiba mais sobre como interpor o recurso da OAB e seu momento de interposição com ajuda do Gran OAB. Separamos algumas dicas essenciais para você aprender como elaborar o recurso OAB com clareza e objetividade na formulação. Conquiste sua tão sonhada aprovação com professores especialistas.

 

Como fazer o recurso OAB 1ª fase?

Na 1ª fase do Exame de Ordem, que consiste em uma prova objetiva, o mais comum é que os recursos sejam para a revisão de questões em que há uma duplicidade de respostas corretas em uma alternativa. É possível que uma questão tenha ficado obscura e muitos candidatos tenham encontrado dificuldade em compreender, de fato, o enunciado da questão. Nestes casos, é possível que a banca anule a questão, a fim de evitar injustiças.

Pode ser que a sua nota não esteja em conformidade com o seu gabarito, que também fica salvo na plataforma online da banca examinadora, sendo possível revisá-lo para interpor o seu recurso.

 

Recurso OAB 2ª fase

No recurso de 2ª fase OAB, considerando que se trata de uma prova dissertativa, fique preparado para caprichar na fundamentação e na argumentação do seu recurso. Aqui, o recurso pode ter como objetivo a reconsideração de uma questão dissertativa ou, ainda, a revisão da peça processual assumida.

 

Recurso prova OAB – dicas extras para interpor

O ponto principal quando se trata de recurso da prova OAB são os prazos estipulados para a interposição do recurso OAB, sendo geralmente abertos após a divulgação do resultado preliminar de cada fase, porém vale verificar as datas exatas no edital.

O resultado do julgamento dos recursos é disponibilizado juntamente com o resultado definitivo de cada uma das fases. Para acessá-lo, basta utilizar o sistema eletrônico na plataforma da banca julgadora.

No entanto, o recurso OAB pode solucionar o erro de correção da sua prova ou não. Por isso, o ideal é se aprofundar nos estudos e aproveitar para sanar todas e quaisquer dúvidas. E, mesmo que o resultado do recurso ouvidoria OAB seja positivo, seus estudos não serão em vão. Conte com o Gran Cursos Online nessa etapa e tenha acesso a cursos preparatórios específicos para cada fase da prova da OAB, elaborados por profissionais experientes em todas as matérias cobradas na prova.

Avatar


20 de maio2 min. de leitura