4 Livros que Podem te Ajudar a Estudar Melhor

Avatar


01 de maio3 min. de leitura

Muita gente acha que estudar significa sentar na cadeira e ler o conteúdo até ele fixar no cérebro. Não julgo essas pessoas. Entendo que foi dessa forma que aprendemos em toda a nossa vida escolar e, muitas vezes, universitária. Isso pode até funcionar com provas pequenas, de uma única disciplina – quando digo funcionar, quero dizer que pode ser o suficiente decorar uma matéria para uma prova da escola, mas você não vai aprendê-la de fato e, quando precisar dela como base para outra mais difícil, vai encontrar problemas.

Então, se nem para a escola essa é a melhor tática, por que algumas pessoas acham que isso vai funcionar para um concurso com 10, 15 disciplinas extensas? Te digo, não vai.

Mas existem maneiras de estudar de forma eficaz, com qualidade, sem que você perca tempo, e que vão te ajudar a ser um candidato(a) de elite, pronto para passar na prova que desejar. Claro que só ler esses livros não vai fazer nada por você. É preciso colocar em prática o que leu para os métodos funcionarem, ok?

  1. Ler Depressa – Tina Konstant

Há muitos anos, eu procurei livros sobre como ler mais rápido. Tinha na minha cabeça que, se eu lesse mais depressa, absorveria mais conteúdos e, dessa maneira, o estudo seria mais fácil. Não estava completamente errada, muito pelo contrário. Esse pensamento é mais ou menos o que acontece na prática e é também fundamentado por Tina Konstant nesse livro.

Mesmo já tendo lido outros livros sobre o assunto, nenhum fez tanto sentido para mim quanto esse. A leitura é leve e fluida, e é fácil de entender cada ponto a ser seguido para que se aprenda a ler mais depressa.

Ela passa alguns exercícios rápidos os quais devem ser feitos diariamente para que você desenvolva a leitura rápida e serve tanto para quem não tem o hábito de ler quanto para quem ama a leitura, mas deseja adicionar velocidade e compreensão a ela.

Estudantes se beneficiam muito dessa prática também. Imagine só, poder ler os PDF’s no dobro da sua velocidade atual? Tentador, não? E totalmente possível!

  1. Hábitos Atômicos – James Clear

Existem muitos livros que falam sobre hábitos. Como adquiri-los, como largar os que não são bons, quanto tempo demora para adquirir um novo hábito… Mas nenhum desses livros é tão certeiro nesses pontos quanto esse.

James Clear consegue, por meio de uma leitura agradável, trazer táticas e ferramentas que vão mudar sua forma de pensar em relação a hábitos, fazendo com que fique mais fácil de você transformá-los.

E por que esse livro é importante para quem estuda para concursos? Porque estudar deve ser um hábito na sua vida. Deve ser algo que você faz todos os dias e, de preferência, com prazer. Se você sente o mínimo de dificuldade para estudar ou vive procurando motivação, esse livro é mais que importante para você!

Com ele você vai aprender a criar rotinas que lhe trarão os bons hábitos, a se livrar dos hábitos ruins e a manter os que gosta e precisa. Se você quer estudar melhor, não deixe de aprender com esse livro!

  1. Mindset – Carol Dweck, ph.D

Não vai adiantar muito você ler os demais livros listados se, antes de tudo, não mudar sua mentalidade.

Nesse livro, a pesquisadora Carol Dweck conta sobre uma pesquisa elaborada por ela durante décadas, a qual resultou em um conceito fundamental: a atitude mental com que encaramos a vida é crucial para o sucesso.

Nesse livro ela descreve como algumas pessoas têm uma atitude mental fixa – acreditam que ou nasceram inteligentes e capazes de prosperar, ou não. E como outras pessoas têm uma atitude mental de crescimento, acreditando que, pelo esforço constante, conseguem alcançar o que desejam.

Mais que somente descrever os tipos de atitudes mentais, ela também te ensina a mudar a sua atitute fixa para a atitude de crescimento para que, dessa maneira, você prospere em qualquer área desejada.

Para estudantes, esse livro é mais que essencial. Imagina só mudar sua atitude mental na hora de estudar aquela matéria na qual você tem um pouco mais de dificuldade e finalmente entender o que os professores falam e as bancas cobram? Isso pode garantir exatamente aqueles pontinhos que faltam para a sua aprovação!

  1. A regra dos 5 segundos – Mel Robbins

Sabe aqueles dias nos quais você está com uma preguiça enorme de fazer o que precisa? Seja estudar, limpar a casa, passear com o cachorro, ir à academia? Com esse livro, Mel Robbins vai te ensinar, com histórias divertidíssimas, a simplesmente fazer o que deve ser feito.

Não é um livro motivacional, mas você não deixa de ficar motivado a agir frente às dificuldades. É uma única regra simples, a dos cinco segundos, para que você pare de procrastinar e comece a agir em relação ao que deseja ou ao que precisa.

Sem enrolação para estudar, para levantar da cama, para fazer aquela caminhada diária… para o que você precisar. Com o tempo, aplicar a regra dos cinco segundos se torna um hábito e você nem precisa mais ficar contando 5, 4, 3, 2, 1. Você incorpora isso na sua vida e o faz de forma automática, tornando-se uma pessoa bem mais produtiva e bem menos procrastinadora!

Para quem estuda, esse livro é ouro. Nos dias em que bater aquela preguicinha de começar os estudos, você usa a regra e a preguiça vai embora. Simples assim. Não é mágica, mas funciona que é uma beleza.

Esses são alguns livros que todo estudante deve ler. Mas vale lembrar que não basta somente lê-los se não aplicar o que foi aprendido, assim como não adianta não sentar para estudar todos os dias. Os livros servem somente para ajudar o trabalho que você precisa fazer por conta própria e/ou com ajuda de especialistas.

Você pode contar com esses especialistas aqui no Gran Cursos Online. Os nossos Gran Xperts são preparados para te ajudar a estudar de forma inteligente para que a sua aprovação chegue mais rápido. Entre em contato com um de nossos especialistas!

Gabriela Mesquita

Avatar


01 de maio3 min. de leitura