O CNU 1 abriu uma nova rodada de manifestação de interesse para candidatos que ainda estão na lista de espera. O procedimento deve ser concluído até 23h59 de 4 de setembro de 2026, exclusivamente pelo aplicativo ou site do SouGov.
A convocação foi divulgada pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) e é obrigatória para quem deseja continuar habilitado a uma eventual convocação para nomeação, posse ou contratação temporária.
Após o encerramento, o MGI prevê a publicação de novas listas de espera até 30 de setembro de 2026.
CNU: quem precisa participar?
Devem realizar o procedimento os candidatos que continuam habilitados na lista de espera do CPNU 1 após as manifestações de interesse feitas em 2025.
A consulta deve ser realizada no portal oficial do MGI. Na plataforma, o candidato poderá verificar os cargos para os quais permanece habilitado e registrar a decisão individualmente.
A manifestação precisa ser feita separadamente para cada cargo. Assim, é possível manter o interesse em uma função e retirar a participação em outra, caso o candidato esteja inscrito em mais de uma lista.
CNU: como confirmar o interesse?
O registro deve ser realizado exclusivamente pelo aplicativo ou site do SouGov. Para concluir a manifestação, o candidato deve:
- acessar o aplicativo ou a página eletrônica do SouGov;
- fazer login;
- consultar os cargos em que permanece na lista de espera;
- informar se deseja ou não continuar concorrendo em cada cargo; e
- concluir o procedimento até o prazo final.
Enquanto o período estiver aberto, a manifestação poderá ser alterada. Portanto, quem já respondeu ainda consegue revisar as opções até 23h59 de 4 de setembro.
CNU: o que acontece em cada resposta?
O efeito do procedimento varia de acordo com a opção registrada pelo candidato:
- Tenho interesse: o candidato permanece na lista de espera correspondente e poderá ser convocado se houver vaga compatível com sua classificação e forem atendidas as demais regras do concurso.
- Não tenho interesse: o candidato é retirado somente da lista de espera daquele cargo, inclusive para eventual contratação temporária prevista nos editais de abertura.
- Ausência de manifestação: o candidato é eliminado do Banco de Candidatos Aprovados em Lista de Espera de todos os cargos do CPNU 1, inclusive para fins de contratação temporária.
A perda do prazo pode ocorrer tanto para quem não acessar o sistema quanto para quem iniciar o procedimento, mas não concluir a manifestação.
CNU: manifestação garante nomeação?
Não. O MGI esclarece que a manifestação de interesse é uma etapa obrigatória e preliminar a uma eventual convocação. Ela não assegura direito à vaga nem garante nomeação ou posse.
A confirmação apenas mantém o candidato habilitado para uma possível chamada. O aproveitamento dependerá da existência de vaga, da classificação obtida e das regras específicas do cargo e do órgão de lotação.
CNU: quando saem as novas listas?
Depois do fim do prazo, o MGI fará a consolidação das respostas e deverá divulgar novas listas de espera até 30 de setembro de 2026.
A atualização deve considerar a decisão registrada para cada cargo. Para acompanhar convocações, resultados, editais e outras movimentações, confira o histórico completo do CNU.

Prepare-se com o Gran: Assinatura Ilimitada 11
Assine agora e receba acesso IMEDIATO a plataforma que mais aprova em concursos públicos e, o melhor, com acesso às 5 novidades da plataforma: Cronograma com 1 clique, Raio-X, Jornada do Aprovado, Legislação Comentada e a Revisão Inteligente. Faça o teste por 7 dias. O Gran está comprometido com a sua preparação! Satisfação garantida ou seu dinheiro de volta!
*Os cursos para OAB, CFC e Residências não estão disponíveis na Assinatura Ilimitada.
Quer ficar por dentro dos concursos públicos abertos e previstos pelo Brasil? Clique nos links abaixo:
Receba gratuitamente no seu celular as principais notícias do mundo dos concursos. Clique no link abaixo e inscreva-se:
![[PLANTÃO DE EDITAIS] 2° lote – Cabeçalho](https://blog-static.infra.grancursosonline.com.br/wp-content/uploads/2026/08/17101712/plantao-editais-lote2-cabecalho.webp)
![[PLANTÃO DE EDITAIS] 2° lote – Post](https://blog-static.infra.grancursosonline.com.br/wp-content/uploads/2026/08/17102051/plantao-editais-lote2-post.webp)


