CNU 2024: MGI pretende nomear todo cadastro reserva. Veja!

Para nomear todo o cadastro reserva no CNU, o MGI depende da autorização de orçamento. Saiba mais detalhes!

Por
1 min. de leitura

Ainda mais nomeações, além das referentes às vagas efetivas na edição do Concurso Nacional Unificado de 2024, podem estar vindo aí, concurseiro!

Afinal, este foi o tema da Comissão de Administração e Serviço Público da Câmara dos Deputados do 24 de junho de 2025, cujo o tema constou como: “Necessidade de convocação de todos (as) aprovados (as) no Concurso Público Nacional Unificado (CPNU), vagas imediatas e Cadastro de Reserva.”

Na ocasião, por meio do pronunciamento da secretária-adjunta de Gestão de Pessoas do MGI (Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos), Regina Coeli Moreira Camargos, houve a confirmação de que há a intenção de nomear todos os candidatos aprovados no CNU, fazendo uso máximo do Cadastro Reserva.

A razão para isso seria o alto número de vacância nos órgãos públicos, além da economicidade do aproveitamento de candidatos já aprovados em relação à realização de novo concursos públicos.

Regina Camargos, no entanto, ressaltou que a nomeação de candidatos aprovados no CNU no Cadastra Reserva, é claro, dependerá da necessidade de cada órgão e também da disponibilidade orçamentária.

Em outras palavras, é preciso que o preenchimento de tais vagas estejam previstas no Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA) de 2025.

Com todas essas movimentações, é muito possível que o CNU nomeie um número bem maior de candidatos do que as oportunidades efetivas.

A questão orçamentária, no entanto, dependerá de aprovações de solicitações que serão realizadas pelo MGI, de acordo com a necessidade de cada órgão.

Fique ligado em todas as notícias sobre o CNU!

CNU

CNU: mais informações

A edição de 2024 do CNU ofertou um total de 6.640 vagas imediatas, com a previsão de formação de CR com o dobro de vagas.

Até o momento já foram realizadas nomeações em cargos de todos os blocos. O prazo máximo de validade deste certame é de 2 anos, contados a partir da data de homologação.

Uma nova edição do CNU será realizada em 2025 e prevê 3.652 vagas.

Prepare-se com o Gran: Assinatura Ilimitada X

Assine agora e receba acesso IMEDIATO a plataforma que mais aprova em concursos públicos e, o melhor, com acesso às 5 novidades da plataforma: Tutor 24h, Gran Comunidade, Banco de Discursivas Exclusivas, Vade Mecum Facilitado e o Guia do Aprovado. Faça o teste de 07 dias. O Gran está comprometido com a sua preparação! Satisfação garantida ou seu dinheiro de volta!

*Os cursos para OAB, CFC e Residências não estão disponíveis na Assinatura Ilimitada.

Concurso Nacional Unificado: resumo

  • EDITAL CNU 2025 disponível aqui
  • Situação atual: edital publicado
  • Banca organizadora: Fundação Getúlio Vargas (FGV)
  • Cargos: diversos
  • Escolaridade: níveis médio, técnico e superior
  • Carreiras: administrativa, educação, contabilidade, saúde e tecnologia da informação
  • Lotação: nacional
  • Vagas: 3.652
  • Remuneração: iniciais de até R$ 18,7 mil
  • Inscrições: de 2 de julho até 20 de julho de 2025
  • Taxa de inscrição: R$ 70,00
  • Data da prova objetiva: 5 de outubro de 2025, das 13h às 18h

Por
1 min. de leitura