O concurso CNU 2025 está se aproximando. Nesta nova edição, o Concurso Nacional Unificado irá ofertar 3.352 vagas de níveis médio e superior. Uma novidade da edição é que as provas serão aplicadas em duas datas.
A prova discursiva será aplicada apenas para os aprovados na prova objetiva. Então como garantir uma boa redação? A equipe do Gran preparou este conteúdo com o que pode eliminar na redação e não pode ser feito de jeito nenhum.
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CNU 2025: redação (prova discursiva)
Para tornar este conteúdo ainda mais profundo e completo, falamos com um especialista na área, Bruno Pilastre que é professor de Português e Redação do Gran Cursos Online.
A preparação para a prova discursiva do CNU 2025 deve ser longa e exige muita prática. A primeira etapa é identificar o que não pode ser feito de forma alguma na redação. Os editais comumente apresentam os seguintes critérios de eliminação (redação obterá nota zero quando):
- for escrita a lápis ou com caneta de cor diferente da definida em edital;
- possuir número de linhas inferior ao estabelecido em edital;
- apresentar letra ilegível ou ser registrada sob forma não articulada verbalmente em língua portuguesa (por exemplo, com desenhos, números, palavras soltas/em verso, gráficos etc.);
- for produzida em tipologia diferente da solicitada, que tipicamente é dissertativa-argumentativa (por exemplo, será atribuída nota zero à redação que for escrita na tipologia narrativa, injuntiva ou descritiva);
- fugir da temática proposta;
- possuir alguma marca identificadora (assinatura, rubrica, iniciais do nome ou outros símbolos);
- não estiver transcrita na folha definitiva (se você escrever apenas o rascunho, ele não será corrigido).
São muitos pontos a serem observados, não é? Mas é importante sempre ler com atenção todos os itens que estarão listados no edital do concurso CNU.
Agora que você tem conhecimento sobre quais são os fatores que levam à eliminação na redação discursiva, precisamos avançar nos conhecimentos sobre o que deve ser feito em sua prova.
Começamos analisando o tema da primeira edição do CNU (nível médio):
Navegue pelo índice para facilitar a leitura:
REDAÇÃO CNU
Utilize os textos a seguir como motivadores para a produção de sua Redação. Não os copie.
Texto 1
Constituição da República Federativa do Brasil de 1988
DOS PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS
Art. 3º Constituem objetivos fundamentais da República Federativa do Brasil:
I – construir uma sociedade livre, justa e solidária;
II – garantir o desenvolvimento nacional;
III – erradicar a pobreza e a marginalização e reduzir as desigualdades sociais e regionais;
IV – promover o bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação.
DA ORDEM SOCIAL
CAPÍTULO III – DA EDUCAÇÃO, DA CULTURA E DO DESPORTO
SEÇÃO I – DA EDUCAÇÃO
Art. 205. A educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.
CAPÍTULO IV – DA CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO
Art. 218. O Estado promoverá e incentivará o desenvolvimento científico, a pesquisa, a capacitação científica e tecnológica e a inovação.
§ 1o A pesquisa científica básica e tecnológica receberá tratamento prioritário do Estado, tendo em vista o bem público e o progresso da ciência, tecnologia e inovação.
§ 2o A pesquisa tecnológica voltar-se-á preponderantemente para a solução dos problemas brasileiros e para o desenvolvimento do sistema produtivo nacional e regional.
[…]
PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Disponível em: https://www. planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em: 13 fev. 2024.
Texto 2
A escola existe para formar sujeitos preparados para sobreviver nesta sociedade e, para isso, precisam da ciência, da cultura, da arte, precisam saber coisas, saber resolver dilemas, ter autonomia e responsabilidade, saber dos seus direitos e deveres, construir sua dignidade humana, ter uma autoimagem positiva, desenvolver capacidades cognitivas para apropriar-se criticamente dos benefícios da ciência e da tecnologia em favor do seu trabalho, da sua vida cotidiana, do seu crescimento pessoal.
LIBÂNEO, J.C. As teorias pedagógicas modernas revisitadas pelo debate contemporâneo na educação. In: LIBÂNEO, J.C.; SANTOS, A. Educação na era do conhecimento em rede e transdisciplinaridade. São Paulo: Alínea, 2005. Disponível em: https://www.fclar.unesp.br/Home/Graduacao/Espacodoaluno/PET-ProgramadeEducacaoTutorial/Pedagogia/capitulolibaneo.pdf. Acesso em: 13 fev. 2024.
QUESTÃO CNU
Com base no Texto 1, capítulos da Constituição da República Federativa do Brasil de 1988, e no Texto 2, elabore um texto dissertativo-argumentativo, de 25 a 30 linhas, para abordar a seguinte questão:
Em que medida a educação e o progresso científico e tecnológico podem contribuir para reduzir as desigualdades socioeconômicas e ampliar o desenvolvimento da sociedade brasileira?
No desenvolvimento do tema, o candidato deverá:
a) demonstrar domínio da escrita padrão;
b) manter a abordagem nos limites da proposta;
c) redigir o texto no modo dissertativo-argumentativo (não serão aceitos textos narrativos nem poemas);
d) demonstrar capacidade de selecionar, organizar e relacionar argumentos, fatos e opiniões para defender seu ponto de vista.
Estrutura da redação
a) O texto deverá ter de 25 a 30 linhas, mantendo-se no limite do espaço para a Redação.
b) O texto definitivo deverá ser transcrito para a Folha de Redação (o texto da folha de Rascunho não será considerado), em letra legível, com caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente.
c) A Redação não deve ser identificada, por meio de assinatura ou por qualquer outro sinal.
Observe como o próprio comando da prova é explícito sobre o que pode zerar a nota da redação. Muita atenção, viu!?
RESOLUÇÃO CNU
Agora imagine que você esteja diante desse tema e tem que produzir 25 linhas sobre ele. O que fazer? Primeiramente, é importante notar que o tema é uma pergunta. É preciso, portanto, respondê-lo. Se você não souber dados, citações ou referências (isto é, informações) diretamente relacionadas ao que se está discutindo, é necessário apelar ao senso comum, à razão.
Por exemplo: parece-nos claro que o progresso científico e tecnológico pode, sim, contribuir para reduzir as desigualdades socioeconômicas e ampliar o desenvolvimento da sociedade brasileira. Mas como? Busque mentalmente as áreas da sociedade, como meio ambiente, saúde, segurança pública, educação. Em cada uma delas, de que maneira a ciência e a tecnologia podem ser aliadas no projeto para reduzir as desigualdades socioeconômicas e ampliar o desenvolvimento? Essa técnica é capaz de ativar em sua mente noções bem simples que são eficientes no desenvolvimento do tema.
Agora imagine que você já tenha algumas ideias. Como desenvolvê-las? O caminho é um só: é preciso estruturar o texto em três partes: introdução, desenvolvimento e conclusão. Isso não pode faltar de forma alguma, ok? E, claro, o desenvolvimento do tema deve estar sempre vinculado ao tema (não pode haver fuga ao tema, se lembra?).
Ah, também não se pode esquecer de manter a tipologia dissertativa-argumentativa, especialmente na seleção de argumentos que fundamentem a defesa de sua tese.
DICAS BÁSICAS CNU
Por fim, estas são algumas dicas básicas para garantir a média necessária para a aprovação:
1º – Não caia em nenhuma das situações que zeram a redação;
2º – Caso não possua conhecimentos diretamente relacionados à temática, é necessário apelar ao senso comum;
3º – Estruture seu texto em três partes: introdução (breve apresentação do tema e dos argumentos); desenvolvimento (detalhamento dos argumentos); e conclusão (síntese que une tese e argumentos).
4º – Realize uma revisão gramatical cuidadosa, observando propriedade vocabular, morfossintaxe (pontuação, regência, concordância etc.) e ortografia/acentuação.
5º – Certifique-se de que a temática tenha sido contemplada (não deve haver fuga ao tema) e que o todo do texto esteja coerente e coeso.
Lembre-se: a prática é o único modo de se acostumar com a estrutura da tipologia dissertativa-argumentativa. Além disso, praticar diversos temas nos leva a consolidar conhecimentos sobre diversas áreas, como saúde, educação, meio ambiente, economia etc., o que nos livra de “brancos” no momento da prova.
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Resumo do Concurso Nacional Unificado
Enem dos concursos | Concurso Nacional Unificado (CNU) |
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Situação atual | banca definida |
Banca organizadora | Fundação Getúlio Vargas (FGV) |
Cargos | diversos |
Escolaridade | níveis médio, técnico e superior |
Carreiras | administrativa, educação, contabilidade, saúde e tecnologia da informação |
Lotação | Distrito Federal, Rio de Janeiro, São Paulo, Pará e Pernambuco |
Número de vagas | 3.652 vagas |
Remuneração | inicial entre R$ 4.7 mil a R$ 17.7 mil |
Inscrições | julho de 2025 |
Taxa de inscrição | R$ 60,00 a R$ 90,00 |
Data das provas | objetiva em 5/10/2025 discursiva em 7/12/2025 |
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