Coluna Prestes a Passar – Como pensar e passar

Avatar


04 de novembro5 min. de leitura

Prestes a PassarSei o que você está pensando agora? Sei mesmo: “Lá vem o Marcelo com mais uma técnica para fazer eu passar na OAB!! Agora vai ensinar como devo pensar para passar no Exame de Ordem”. Veja bem. É verdade, mas com um detalhe. Também sei que você, como muitos, por vezes, ou sempre, tem pensamentos negativos que não saem de sua cabeça. Do tipo: “acho que não consigo passar. Não é para mim. Todos que conheço passam, mas eu não. Meus amigos de faculdade já passaram e eu não consigo!!”
Mas vamos fazer você parar com isso agora. Quer ver?
Se estiver pensando que vai prestar este próximo certame só para ver como é, pois, se acha fora contexto e o desafio vai ficar para o próximo, chegou a hora de virar a mesa.
 
PENSE ASSIM:
– Se sempre pensar que esse não, só o próximo, nunca vai estudar para valer.
– Detecte o desânimo que realmente bate em você.
– Veja quais pensamentos passam pela sua cabeça nessa situação. Anote em um papel.
– Sente-se num lugar calmo e respire fundo e devagar (2 segs. de inspiração e 4 de expiração).
– Veja quais sensações estão passando com você.
– Não ligue para ela e para sua inquietude que te desanima.
– Aos poucos deixe essa sensação ir embora.
– Como se estivesse abandonando por desprezo a ela. Pense que é apenas um sentimento que não lhe pertence e imagine-a indo embora, caminhando em sentido contrário a você e desaparecendo. Faça isso todos os dias.
– Depois, veja quais os momentos em que essa sensação vinha em você, em relação ao Exame de Ordem ou a expectativa de que ele está chegando.
– A todas as frases negativas que você tem ou tinha com relação a sua incompetência perante o Exame de Ordem, substitua pelo pensamento de uma mulher angelical e pura (um anjo) chegando perto de você e te entregando a sua carteira da OAB.
– Deixe o hábito de pensar na figura do desânimo e todas as sensações ruins de derrota. Como se fosse uma pessoa feia e desfigurada. Veja essa criatura indo embora todas as vezes que os maus pensamentos chegarem e no caminho claro a sua frente veja aproximar-se a mulher anjo para entregar-lhe a carteira.
– Se fizer isso todos os dias, vai substituir os pensamentos ruins pelos de vitória e aprovação.
– Depois de cada visita desse anjo do bem, faça uma lista de frases positivas: “Eu farei uma excelente prova agora. Eu decido estar preparado (a) e achar fácil o Exame de Ordem.
– Coloque postites com essas pequenas frases em vários locais: na tela do computador, no armário do seu quarto, no espelho do banheiro, no painel do carro etc. Repetição e exaustão.
– Pense o seguinte. Você não adquiriu maus pensamentos do dia para a noite. Foi construindo esse caminho tortuoso por dias, semanas, meses e anos. Para sair dessa condição, você tem que fazer o caminho de volta, aos poucos, mas tomando a direção certa. O que foi lento construir, agora precisa ser lentamente destruído. Por isso do dia a dia lendo as frases e imaginando a mulher anjo chegando no lugar da assombração indo.
– Trata-se de uma reeducação para a aprovação. Quanto tempo vai levar, depende de cada um. Depende de você. Todos conseguem e você também irá conseguir. Seja paciente e gentil consigo mesmo (a). Não se cobre para mudar essa situação de uma hora para outra.
– Produza esse método no mínimo 4 vezes por semana: a meditação em torno do desânimo, as frases que lhe vem na cabeça, a figura assombrada, o descaso com ela, a imagem de ela indo embora sem volta, a luz bem clara de um caminho a sua frente, a chegada da mulher anjo entregando a você a carteira da OAB e depois as muitas frases positivas, a escritura dessas frases num papel postite (apenas uma vez isso), a fixação delas em locais comuns para você e a leitura diária.
– Cada exercício de meditação guiada ao positivo demora no máximo de 15 a 20 minutos. Vale a pena. É pouco tempo por dia e vai lhe fazer ganhar um tempão na vida.
….
A razão pela qual não colocamos a mão no fogo não é o medo, e sim a certeza de que vamos nos queimar. Para se evitar um perigo desnecessário, não há necessidade do medo, mas sim de inteligência e bom senso. Uma ameaça ao perigo, faz a todos experimentar a sensação do medo, como reação instintiva. Mas o medo impregnado, como o do Exame de Ordem e sua pretensa, mas não real, sensação de incompetência em fazê-lo e não passar, gera ansiedade, preocupação, nervosismo. Tudo isso é nítido. Você está aqui no Agora e no presente e sua mente está no futuro. Esta sensação cria um espaço de angústia e se não conseguirmos nos sintonizar no presente, deixando os pensamentos no futuro incerto, as sensações ruins serão companheiras por uma vida. Um ciclo vicioso em projeção mental ruim.
E por que não fazer a projeção boa? Já te ensinei.
O medo parece ter várias causas – tememos perder, falhar, nos machucar, mas em última análise todos os medos se resumem a um só: o medo que o ego tem da morte e da destruição pessoal.
O que corroi o ser humano é achar que seus pensamentos são certos e há razão neles. Parece uma necessidade compulsiva de sempre ter razão.
Quem te disse que esses pensamentos de que você não vai conseguir porque não é capaz são verdade absoluta? O verdadeiro poder é o seu interior, o que varia é a intensidade. Produza intensidade em dobro para a chegada da mulher anjo, mais do que a saída da assombração. Ambas bem fortes, mas a chegada da vitória com muito mais intensidade e certeza. O desconforto se vai e, com ele, o medo.
Imaginação. A palavra é utilizada de várias maneiras no nosso vocabulário. Einstein alegava que é mais importante que o conhecimento. William Shakespeare dizia que o louco, o amoroso e o poeta estão recheados de imaginação. Blaise Pascal afirmava que a imaginação tem todos os poderes: ela faz a beleza, a justiça, e a felicidade, que são os maiores poderes do mundo. “Imaginação” é uma daquelas palavras que nos inspiram.
Primeiro, as pessoas usam a palavra para referirem-se à criatividade em geral, dizendo que alguém tem uma grande imaginação, ou nenhuma imaginação. Segundo, as pessoas usam a palavra para referirem-se a uma imagem mental de algum tipo, ou imaginando algo na sua cabeça, como a forma que o seu quarto de infância tinha, ou ouvir uma música na sua cabeça para tentar lembrar as letras. Este tipo de imaginação é apelidado de imagética.
A imagética joga um papel importante na construção, ou não, de uma estrutura mental positiva. E, a construção de uma estrutura mental positiva pode efetivar-se com um elixir de felicidade.
E, no mais, faça a sua outra parte: estude bastante e se prepare, que o restante acontece.
Felicidade e vida longa na Advocacia!
 
Prof. Marcelo Borsio
Coordenador do PEO

___________________________________________________________________________________

Marcelo Borsio – Delegado da Polícia Federal. Possui graduação em Direito pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, é mestre e doutor em Direito Previdenciário pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Pós-Doutor em Direito da Seguridade Social pela Universidade Complutense de Madrid. Especialista em Direito Tributário pela PUC-SP. Autor de algumas obras no tema, inclusive com o Prof° Luiz Flávio Gomes, palestrante pelo país, professor e coordenador de Pós-Graduação de Direito Previdenciário e da Prática Previdenciária. Coordenador Pedagógico do Projeto Exame de Ordem.
 
 

___________________________________________________________________________________

 
 

Coordenação Pedagógica – Projeto Exame de Ordem
Gran Cursos Online

 

Estude conosco e tenha a melhor preparação para o XXI Exame de Ordem!

matricule-se 3

O Gran Cursos Online desenvolveu o Projeto Exame de Ordem focado na aprovação dos bacharéis em Direito no Exame Nacional da Ordem dos Advogados do Brasil. A renomada equipe de professores, formada por mestres, doutores, delegados, defensores públicos, promotores de justiça e especialistas em Direito, preparou um método online que dará o apoio necessário para o estudante se preparar e conseguir a aprovação. O curso proporciona ao candidato uma preparação efetiva por meio de videoaulas com abordagem teórica, confecção de peças jurídicas e resolução de questões subjetivas. É a oportunidade ideal para aqueles que buscam uma preparação completa e a tão sonhada carteira vermelha.

XXI Exame de Ordem.fw

Avatar


04 de novembro5 min. de leitura

Tudo que sabemos sobre:

Advocacia advogado carreiras