Começou 2019! E agora?

Avatar


14 de janeiro3 min. de leitura

Olá! Caros concursandos. Passadas as festividades, é hora de retomar os estudos. E, nesse início de ano, ter foco, disciplina e, principalmente, ter uma meta bem definida – caso já não tenha – de qual área (carreiras policiais, tribunais, fiscais) irá perquirir é de fundamental importância.

De fato, a virada de ano traz à tona muitos questionamentos sobre o que estudar, para qual área estudar, bem como sobre continuar a seguir determinada carreira pré-estabelecida. Nobre concursando, é hora de manter a calma e seguir alguns passos descritos a seguir.

Primeiramente, caso você já venha estudando para alguma área em especial, mantenha-se firme no propósito. Não é recomendável a mudança brusca de carreira/área. A isso damos o nome de foco. Não se engane, muitas pessoas tendem a fazer muitas mudanças em sua jornada de estudos, mormente ao começar um novo ciclo, nesse caso, o ano de 2019 que se inicia.

Por outro lado, caso ainda não tenha uma área bem definida, é hora de começar a direcionar seus estudos, em especial, observando as carreiras com fortes tendências para sair este ano.

Por exemplo, é sabido que o concurso do TJDFT está prestes a sair. Trata-se de um órgão com excelente remuneração e que costuma nomear um grande quantitativo de pessoas. Aqueles que sonham em ingressar no referido órgão não podem perder tempo, peguem o último edital como base e mãos à obra. Outra área a se pensar é a segurança pública, em especial em razão da tendência do novo governo de investir nesse setor. Órgãos como a PCDF, PMGO, dentre outros certamos policiais estão prestes a lançar edital. Vantagens? Os certames, na área policial, tendem a repetir mais de 80% de seus conteúdos programáticos. Comigo foi assim, estudava para a PCDF, mas fui aprovado na PMDF e na saudosa PRF, apenas com o conhecimento “adquirido” na intensa preparação para a Polícia Judiciária.

Feita a escolha de qual área seguir, é hora de adotar um curso específico (encontrado na plataforma do Gran). Para aqueles que estão no início da caminhada, um curso por carreira (focando as matérias mais pertinentes a área) é válido porque o candidato irá ter uma visão geral do que será enfrentado.

De outro lado, para quem já vem estudando focado em algum cargo específico, o ideal é escolher cursos já voltados para esse cargo almejado. A escolha se faz necessária até mesmo visando à atualização legislativa e jurisprudencial. Nesse ponto, o Gran cursos online disponibiliza cursos atualizados voltados para as mais diversas áreas e com uma equipe que, com certeza, fará a diferença em 2019 quando o assunto é concurso públicos.

Outro ponto importante diz respeito à redação. Ao analisar os editais anteriores do cargo almejado, verifique se há ou não a cobrança de suas habilidades quanto à parte escrita. Caso haja, não deixe de escrever, ao menos, 1 (uma) vez por semana, uma redação.  A sua base de temas serão sempre os editais a respeito da área almejada. Logo, se o seu foco é ser policial, nada melhor que fazer uma pesquisa em editais de concurso dessa área e verificar o que as bancas têm cobrado. O mesmo raciocínio vale para as carreiras fiscais, tribunais, dentre outras.

Outrossim, o candidato deve se preocupar também com seu lado emocional. Para tanto, após estabelecer metas tangíveis, cumpra-as e se dê recompensas por isso. Sair com os amigos, ir ao cinema, curtir com a família são benefícios que irão renovar suas energias para o cumprimento das metas seguintes. Nada melhor que chegar ao fim de semana e saber que o que foi proposto foi cumprido. Lembre que o segredo é o equilíbrio.

Em resumo, é preciso ter em vista uma carreira para direcionar seus estudos aliado a uma estratégia bem definida e a metas a serem cumpridas; tenha certeza, com isso, de que um passo inicial foi dado em busca da tão almejada aprovação em um cargo público.  Não se esqueça de ser o gestor de seu tempo, seja organizado e disciplinado. Tenha fé na vitória e possua a consciência de que a vida é feita de dias bons e outros ruins, isso é normal!! Siga em frente, com cabeça erguida e confie em sua preparação.

Avante, guerreiro(a), 2019 será o ano da vitória, conte com a equipe Gran Cursos nessa caminhada. Estamos juntos até a posse, NADA MUDOU!!

Abraços e excelente ano!


Nelson Marangon

Atualmente como Escrivão de Polícia da PC-DF, foi aprovado em diversos concursos públicos antes dos vinte e cinco anos, entre eles: Polícia Rodoviária Federal; Polícia Militar do Distrito Federal (22º posição); Tribunal Superior do Trabalho; Escrivão de Polícia PCDF. É Advogado-Colaborador na Defensoria Pública do DF.


CONCURSOS ABERTOS: veja aqui os editais publicados e garanta a sua vaga!

CONCURSOS 2019: clique aqui e confira as oportunidades para este ano!

Estudando para concursos públicos? Prepare-se com quem mais entende do assunto! Cursos completos 2 em 1, professores especialistas e um banco com mais de 800.000 questões de prova! Garanta já a sua vaga! Mude de vida em 2019!

Estude onde, quando, como quiser e em até 12x sem juros! Teste agora por 30 dias!

[su_button url=”https://www.grancursosonline.com.br/assinatura-ilimitada/” target=”blank” style=”flat” background=”#ff0000″ size=”7″ icon=”icon: shopping-cart”]Matricule-se![/su_button]

Avatar


14 de janeiro3 min. de leitura

Tudo que sabemos sobre:

2019 coaching concursos