Comentando uma avaliação discursiva para o IPEA – Gestão Ágil de Projetos de SW.

Análise crítica da prova Cesgranrio para o cargo de Técnico de Planejamento e Pesquisa no IPEA. Confira tudo no artigo de hoje!

Avatar


14 de Maio3 min. de leitura

Faaaaaala seus lindos!!! Tudo bem com vocês?

Voltamos à nossa missão, tão importante, de treinar para discursivas, e dessa vez vamos falar sobre uma prova de altíssimo nível aplicada pela banca Cesgranrio, para o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada – IPEA, para o cargo de Técnico de Planejamento e Pesquisa, especialidade de Desenvolvimento de Sistemas. Prova de alto nível, cargo do ciclo de gestão do executivo federal!!

Esse artigo traz a análise da primeira questão da prova, cujo tema é Gerenciamento ágil de projetos de desenvolvimento de sistemas. Vejamos:

Questão no 1

Os produtos de software feitos por uma equipe de desenvolvimento demonstraram baixa qualidade no ambiente de produção. Devido a reclamações, foi feita uma auditoria que levantou os seguintes fatos:

A) a especificação das funcionalidades era muito informal;

B) durante os testes de integração, os componentes integrados não funcionavam como especificado, causando retrabalho pelos desenvolvedores de componentes;

C) todos os testes eram feitos à mão e, como isso demorava, nem sempre eram feitos todos os testes necessários;

D) não havia uma homologação das funcionalidades com o usuário antes do produto entrar em operação;

E) não havia uma reflexão da equipe de modo a entender como melhorar o seu processo de desenvolvimento.

Para melhorar o desempenho da equipe, foram feitas algumas recomendações:

1 – adotar o processo ágil Scrum;

2 – criar uma especificação na forma de caso de uso para cada item de backlog, durante cada Sprint;

3 – adotar testes de unidade;

4 – adotar testes automatizados.

Considere esse contexto e redija um texto dissertativo contínuo de 35 a 45 linhas explicando, de forma fundamentada, o que são as quatro recomendações e justificando como cada uma delas pode resolver fatos específicos entre os levantados pela auditoria.

Veja que importante o comando da quantidade de linhas que deveria ser escritas!! Prestem atenção!

A questão começa descrevendo um problema, e já menciona possíveis soluções. O nosso papel seria dizer se a recomendação se mostraria adequada ou não, fundamentando com o que estudamos o tempo todo!!

A primeira recomendação mencionava a adoção de processo ágil SCRUM. Para essa recomendação, era importante que o candidato estivesse atento que o Scrum é um processo ágil composto de 4 reuniões (Reunião de Planejamento, Scrum Diário, Reunião de Revisão e Reunião de Retrospectiva). 

Assim, a Reunião de Planejamento seria importante para abordar o problema relacionado à especificação das funcionalidades, a Reunião de Revisão seria ação para melhorar o problema relacionado à homologação das funcionalidades pelo cliente, e a retrospectiva seria importante para atacar o problema relacionado à reflexão da equipe de modo a entender como melhorar o seu processo de desenvolvimento.

Nesse sentido, seria importante que o candidato tivesse a habilidade em definir essas duas importantes reuniões:

  • Reunião de revisão: Reunião na qual os usuários podem aceitar, ou não, o incremento entregue, o que está relacionando com o problema de falta de homologação pelo usuário. 
  • Reunião de retrospectiva: reunião que permite à equipe refletir sobre o seu desempenho e melhorar o seu processo de desenvolvimento. 

Em relação à adoção de Casos de Uso para dar maior formalidade aos requisitos, eu poderia ver dois posicionamentos corretos a serem usados pelos candidatos. O primeiro é concordar com a banca e dizer que os Casos de Uso são um método de eficácia comprovada para a elicitação de requisitos, cuja principal função é descrever os cenários de uso de um sistema quando o usuário deseja realizar alguma ação. 

Já o outro ponto de vista seria mencionar que, considerando a adoção de métodos ágeis, o uso das Histórias de Usuário seria mais adequado e daria maior agilidade aos requisitos.

Em relação aos testes de unidade, esses estariam associados à garantir que cada componente funcione corretamente antes da integração, abordando o problema mencionado no item B. 

Ao mencionar que os testes poderiam ser realizados por ferramentas automatizadas, abordaria o problema mencionado no item C, proporcionando uma maneira mais eficiente e confiável de realizar testes, com maior cobertura e possibilidade de realização com maior frequencia, já que os testes automatizados podem ser executados rápida e repetidamente, reduzindo a probabilidade de falhas. 

Mandamos mais uma discursiva pra conta, e a cada dia de estudo, vamos ficando mais qualificados a fazermos uma ótima prova!!

E antes que eu me esqueça!! Temos um curso completo de Gestão Ágil, Scrum, XP e outros métodos ágeis, bem detalhado com muitas questões! 

Bora estudar!!

Um grande abraço!!

Professor Darlan Venturelli

Quer ficar por dentro dos concursos públicos abertos e previstos pelo Brasil?
clique nos links abaixo:

Concursos Abertos

Concursos 2024

Receba gratuitamente no seu celular as principais notícias do mundo dos concursos!
clique no link abaixo e inscreva-se gratuitamente:

Telegram

Avatar


14 de Maio3 min. de leitura