Comentário de questões: concurso para Procurador do Estado de Pernambuco

Questões da prova aplicada abrangem conhecimentos sobre distrato, sucessão trabalhista e grupo econômico

Avatar


15 de fevereiro3 min. de leitura

    Desta vez estudaremos questões cobradas na prova de 2018 no concurso para Procurador do Estado de Pernambuco. Na prova objetiva aplicada pelo CESPE/CEBRASPE, constava a seguinte afirmação sobre distrato:

“Joana trabalha em uma padaria e, há algum tempo, o seu empregador vem demonstrando insatisfação com o serviço prestado por ela. Por sua vez, Joana também está insatisfeita com as medidas que vêm sendo adotadas pelo seu empregador. Por tais razões, o empregador e Joana decidiram, por mútuo acordo, extinguir o contrato de trabalho. Nessa situação hipotética, Joana terá direito
a) à integralidade de todas as verbas trabalhistas.
b) a metade do aviso prévio, se indenizado, além da habilitação no programa de seguro-desemprego.
c) a metade da indenização sobre o saldo do FGTS, além da movimentação da conta vinculada desse fundo, limitada a 50% do valor dos depósitos.
d) a metade de todas as verbas trabalhistas, mas não terá direito a habilitação no programa de seguro-desemprego.
e) a metade da indenização sobre o saldo do FGTS, cuja conta vinculada poderá ser movimentada até o limite de 80%, e metade do aviso prévio, se indenizado, bem como à integralidade das demais verbas trabalhistas, mas não terá direito a habilitação no programa de seguro-desemprego.”

    Como se trata de extinção por mútuo acordo, estamos diante do distrato, previsto no art. 484-A da CLT. Dessa forma, o aviso prévio indenizado e a multa do FGTS (indenização sobre o saldo) são devidos pela metade, ao passo que o restante das verbas trabalhistas é devido em sua integralidade:

“Art. 484-A. O contrato de trabalho poderá ser extinto por acordo entre empregado e empregador, caso em que serão devidas as seguintes verbas trabalhistas:
I – por metade:
a) o aviso prévio, se indenizado; e
b) a indenização sobre o saldo do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço, prevista no § 1º do art. 18 da Lei no 8.036, de 11 de maio de 1990;
II – na integralidade, as demais verbas trabalhistas.”

    Isso evidencia que as letras “a” e “d” estão erradas.

    O distrato, justamente por também envolver vontade do trabalhador de se desligar do contrato, não permite a habilitação no seguro-desemprego. No entanto, autoriza o saque do FGTS até 80% do valor dos depósitos. Leia o art. 484-A, §§ 1º e 2º da CLT:

“Art. 484-A (…)
§ 1º A extinção do contrato prevista no caput deste artigo permite a movimentação da conta vinculada do trabalhador no Fundo de Garantia do Tempo de Serviço na forma do inciso I-A do art. 20 da Lei no 8.036, de 11 de maio de 1990, limitada até 80% (oitenta por cento) do valor dos depósitos.
§ 2º A extinção do contrato por acordo prevista no caput deste artigo não autoriza o ingresso no Programa de Seguro-Desemprego.”

    Dessa maneira, constata-se que as letras “b” e “c” estão erradas. Portanto, a letra “e” está correta.

    Outro questionamento tratava sobre grupo econômico:

“Acerca dos grupos econômicos e da sucessão de empregadores, julgue os itens a seguir, considerando a reforma trabalhista de 2017.
I Uma vez caracterizada a sucessão trabalhista, apenas a empresa sucessora responderá pelos débitos de natureza trabalhista, podendo-se acionar a empresa sucedida somente se comprovada fraude na operação societária que transferiu as atividades e os contratos de trabalho.
II Para a justiça do trabalho, a mera identidade de sócios é suficiente para configurar a existência de um grupo econômico.
III Configurado o grupo econômico, as empresas responderão subsidiariamente pelas obrigações decorrentes das relações de emprego.
Assinale a opção correta.
a) Apenas o item I está certo.
b) Apenas o item III está certo.
c) Apenas os itens I e II estão certos.
d) Apenas os itens II e III estão certos.
e) Todos os itens estão certos.”

    De plano, note que a questão pedia para ser considerada a reforma trabalhista (Lei 13.467/17), o que demonstra a intenção de cobrar a literalidade da lei.

    Dessa maneira, o item I está correto, porquanto a responsabilidade, no caso de sucessão, pertence exclusivamente à empresa sucessora, como regra. Contudo, se houver fraude, a empresa sucedida pode ser responsabilizada de forma solidária. Tal lógica pode ser vista no art. 448-A da CLT:

“Art. 448-A. Caracterizada a sucessão empresarial ou de empregadores prevista nos arts. 10 e 448 desta Consolidação, as obrigações trabalhistas, inclusive as contraídas à época em que os empregados trabalhavam para a empresa sucedida, são de responsabilidade do sucessor.
Parágrafo único. A empresa sucedida responderá solidariamente com a sucessora quando ficar comprovada fraude na transferência.”

    O item II está errado. Não basta simples identidade de sócios para se caracterizar um grupo econômico. A caracterização depende de demonstração do interesse integrado, atuação conjunta das empresas e efetiva comunhão de interesses, conforme art. 2º, § 3º, da CLT:

“Art. 2º (…)
§ 3º Não caracteriza grupo econômico a mera identidade de sócios, sendo necessárias, para a configuração do grupo, a demonstração do interesse integrado, a efetiva comunhão de interesses e a atuação conjunta das empresas dele integrantes.”

    O item III está errado. Reconhecida a existência de grupo econômico, as empresas devem responder de forma solidária pelas dívidas trabalhistas, consoante se infere do art. 2º, § 2º, da CLT:

“Art. 2º (…)
§ 2º Sempre que uma ou mais empresas, tendo, embora, cada uma delas, personalidade jurídica própria, estiverem sob a direção, controle ou administração de outra, ou ainda quando, mesmo guardando cada uma sua autonomia, integrem grupo econômico, serão responsáveis solidariamente pelas obrigações decorrentes da relação de emprego.”

    Logo, a letra “a” está certa. Somente o item I está correto.

Avatar


15 de fevereiro3 min. de leitura