Comentário de questões: concurso para Procurador do Estado de Pernambuco

Questões da prova aplicada em 2018 abrangem conhecimentos sobre execução e recurso de revista

Avatar


23 de dezembro2 min. de leitura

    Vamos examinar duas questões cobradas na prova de 2018 no concurso para Procurador do Estado de Pernambuco. Na prova objetiva aplicada pelo CESPE/CEBRASPE, constava um questionamento sobre execução:

“De acordo com o disposto na CLT e com a jurisprudência do TST a respeito da execução trabalhista, a parte executada será citada para pagar a quantia devida ou indicar bens à penhora no prazo de
a) vinte e quatro horas.
b) trinta e seis horas.
c) quarenta e oito horas.
d) sessenta horas.
e) setenta e duas horas.”

    No Processo do Trabalho, existe uma regra específica sobre o início da execução. O executado, quando condenado ao pagamento de valores em dinheiro, será citado pagar ou nomear bens à penhora em 48 horas, na forma do art. 880, caput, da CLT:

“Art. 880.  Requerida a execução, o juiz ou presidente  do tribunal mandará expedir mandado de citação do  executado, a fim de que cumpra a decisão ou o acordo no prazo, pelo modo e sob as cominações  estabelecidas ou, quando se tratar de pagamento em  dinheiro, inclusive de contribuições sociais devidas à  União, para que o faça em 48 (quarenta e oito) horas  ou garanta a execução, sob pena de penhora.”

    Portanto, a correta é a letra “c”.

    Outra questão do concurso tratava do recurso de revista no rito sumaríssimo:

“Nas causas sujeitas ao rito sumaríssimo, somente será admitido recurso de revista na hipótese de
a) violação à CLT ou contrariedade a súmula de jurisprudência uniforme do TST.
b) divergência estabelecida entre as turmas do TST.
c) violação às normas estabelecidas em convenção coletiva do trabalho da categoria ou contrariedade a súmula de jurisprudência uniforme do TST.
d) divergência estabelecida entre os TRTs.
e) contrariedade a súmula de jurisprudência uniforme do TST ou a súmula vinculante do STF, bem como por violação direta à CF.”

    As hipóteses de cabimento do recurso de revista no procedimento sumaríssimo estão previstas no art. 896, § 9º, da CLT:

“Art. 896 (…)
§ 9o Nas causas sujeitas ao procedimento sumaríssimo, somente será admitido recurso de revista por contrariedade a súmula de jurisprudência uniforme do Tribunal Superior do Trabalho ou a súmula vinculante do Supremo Tribunal Federal e por violação direta da Constituição Federal.”

    Logo, a resposta adequada é a letra “e”. Vejamos a razão pela qual as demais opções estão erradas.

    A letra “a” indica violação da CLT e a letra “d” menciona divergência entre Tribunais Regionais. Esses casos somente autorizam o recurso de revista no rito ordinário, por se tratar de divergência jurisprudencial e violação de lei, conforme art. 896, “a”, “b” e “c”, da CLT. Não são alternativas no procedimento sumaríssimo.

    A letra “c” do exercício refere-se à violação de normas contidas em convenção coletiva. Não cabe recurso de revista por esse motivo. Existe, no rito ordinário, a possibilidade de recurso de revista quando há uma interpretação divergente sobre uma norma coletiva em diferentes Tribunais Regionais e, ainda assim, a abrangência da norma coletiva deve ultrapassar a jurisdição do Tribunal Regional recorrido:

“Art. 896 – Cabe Recurso de Revista para Turma do Tribunal Superior do Trabalho das decisões proferidas em grau de recurso ordinário, em dissídio individual, pelos Tribunais Regionais do Trabalho, quando:
b) derem ao mesmo dispositivo de lei estadual, Convenção Coletiva de Trabalho, Acordo Coletivo, sentença normativa ou regulamento empresarial de observância obrigatória em área territorial que exceda a jurisdição do Tribunal Regional prolator da decisão recorrida, interpretação divergente, na forma da alínea a;”

    A letra “b” fala em divergência entre Turmas do TST. O recurso de revista não é cabível contra decisão do TST, mas contra decisão do TRT. Se as Turmas do TST divergem, o caso é de recurso de embargos de divergência. Veja o art. 894, II, da CLT:

“Art. 894.  No Tribunal Superior do Trabalho cabem embargos, no prazo de 8 (oito) dias:
II – das decisões das Turmas que divergirem entre si ou das decisões proferidas pela Seção de Dissídios Individuais, ou contrárias a súmula ou orientação jurisprudencial do Tribunal Superior do Trabalho ou súmula vinculante do Supremo Tribunal Federal.”

Avatar


23 de dezembro2 min. de leitura