Como começar a estudar para concursos públicos

Avatar


14 de maio2 min. de leitura

Para a maioria das pessoas, estudar não é uma tarefa simples. Existem aqueles que gostam de estudar, aqueles que sempre estudaram para passar em determinada prova e aqueles que têm pavor de sentar na frente de um livro. E estudar para concurso é uma tarefa ainda mais complicada, e particularmente mais difícil, pois não se trata de uma única prova para passar de ano, semestre, unidade.

Vários fatores estão em jogo em um concurso público. Sonho, carreira, vocação, dinheiro, cargo, projeto de vida. E se isso não for o bastante para avaliar a pressão que é colocada sobre os ombros de um concurseiro, deve-se ter em mente que VOCÊ NÃO VAI PASSAR EM UM CONCURSO SE ENCARÁ-LO COMO UMA PROVA DE ESCOLA!

Em uma prova de colégio, como todos nós já fizemos, há um prazo razoável para estudo (mesmo que algumas vezes deixemos para última hora). Além disso, já existe um leque de matérias que vão ser cobradas. E agora você pode se perguntar: “Mas o concurso não segue essa lógica?” Verdade. Em um concurso público, existe um prazo entre o edital e a prova, além da previsão de um leque de matérias que vão cair. Porém, as semelhanças são apenas de ordem lógica, porque, no caso concreto, tudo se torna muito diferente.

O prazo entre o edital e a prova está longe de ser razoável. O leque de matérias que vão cair em sua prova costuma serem gigantesco, além de englobar várias disciplinas, entre elas, algumas das quais você não aprendeu ou sequer teve na época da faculdade.

“Então, o certo agora é me assustar e me fazer desistir do meu sonho de seguir uma carreira em um serviço público?” Não. A sua primeira tarefa é entender que, sim, o caminho que irá seguir daqui para frente será árduo e envolverá uma série de sacrifícios e frustrações. Porém – e aqui levanto a caixa alta novamente –, NÃO É IMPOSSÍVEL PASSAR EM UM CONCURSO PÚBLICO. Falo por experiência própria.

Já me frustrei, desiludi, passei por épocas em que quis desistir, mas foi seguindo o meu objetivo, ganhando cada etapa, aprovação por aprovação, que consegui encontrar meu êxito. E hoje posso dizer para vocês com toda a franqueza que aceitar a possibilidade de derrota é o seu primeiro passo.

O segundo é encarar o concurso como uma maratona. Um treino cotidiano para um projeto a longo prazo. A pergunta “quanto tempo você demorou para passar?” não é válida neste espaço. Cada um tem o seu tempo, o seu ritmo. Qualquer comparação vai apenas te levar a uma maior ansiedade, e esta, por sua vez, servirá apenas para alimentar a sua frustração.

Concurso público é um projeto a longo prazo, e é bom que você encare assim. Definir metas do tipo “este ano eu tenho que passar em um concurso público” não é plausível e nem saudável. Porém, definir metas do tipo “este ano irei aumentar o meu percentual de acertos na prova” ou “este ano irei me projetar para estudar em torno de seis horas por dia” são aceitáveis e mais do que justas.

Outra coisa é ter cuidado com a carga de estudos. Assim como todo mundo tem seu próprio ritmo para aprovação, o mesmo pode ser dito para o tempo que aguenta estudar. Se você possui um colega que estuda de oito a doze horas por dia, isso não significa que ele vai passar antes de você e muito menos que você é inferior a ele. Lembre-se: falamos aqui de um projeto a longo prazo.

Seu cérebro é um músculo, e como tal reage a cada estímulo que recebe. Não adianta nada você fadigá-lo de uma só vez. Tem que ganhar resistência aos poucos. Se nunca estudou para concurso, comece com ciclos de três horas e meia, com períodos de uma hora, tendo descanso de quinze minutos entre eles. Assim você consegue estudar três matérias por dia, e o mais importante, ganha ritmo.

Outra coisa, nem todos vivemos a mesma realidade. Seu colega que estuda de oito a doze horas diárias às vezes não está trabalhando ou não possui qualquer outra obrigação. A vida não é a mesma para todos.

Por isso que as comparações não vão adiantar em nada. Seu foco agora é treinar, ganhar força para competir nessa maratona que tem pela frente. Portanto, fique firme, meu amigo. Mantenha o foco, e saiba que, se confiar em seus objetivos, irá alcançar os seus resultados.

Avatar


14 de maio2 min. de leitura